sexta-feira, 27 de maio de 2011

SALVADOR/BA: PAPO DE ESCRITOR NA BIBLIOTECA THALES DE AZEVEDO




Miriam de Sales e Roberto Leal participam do projeto que tem o objetivo de colocar o autor no centro das atenções

A União Brasileira de Escritores – UBE, núcleo Bahia realizará no dia 4 de junho (sábado), às 9h30, na Biblioteca Púbica Thales de Azevedo, no Costa Azul, a primeira edição do projeto Papo de Escritor, com Miriam de Sales Oliveira e Roberto Leal. Durante o evento, que terá a mediação do jornalista Carlos Souza, haverá exposição de livros dos escritores convidados e sessão de autógrafos. O objetivo do encontro é promover o trabalho que os escritores desenvolvem e que na maioria das vezes, ainda é pouco conhecido do público leitor. Na ocasião, os convidados falarão sobre os livros publicados, os projetos que realizam e quais são suas pretensões futuras como escritores.

Os autores adiantam um pouco do que levarão para a manhã literária.“Acho oportuno falar sobre todo processo de criação, editoração, divulgação e comercialização do livro sobre a ótica do autor independente. Pretendo sugerir editoras sérias a custo baixo”, diz Miriam de Sales. “Tratando-se de um Papo de Escritor, o bom é falar sobre a trajetória difícil que tem o escritor até chegar ao livro impresso e a satisfação pessoal ao publicar e ao produzir trabalhos literários”, pondera Roberto Leal.

“O Papo de Escritor inicia a atuação da UBE na Bahia, de forma mais incisiva. Até então tínhamos realizado apenas duas reuniões aberta ao público, para falar quais seriam os objetivos da criação do núcleo; agora começamos as atividades para valer”, adianta o coordenador da UBE - Bahia, Carlos Souza.

O coordenador também justifica os nomes dos convidados a iniciarem o Papo de Escritor. “Roberto Leal tem quase 30 anos atuando com literatura, conta com a publicação de cerca de 40 obras, entre coletâneas e livros solos e revistas. Além do mais, Roberto Leal é um dos parceiros na criação do núcleo da UBE e tem uma atuação importante no jornalismo independente, com participação ativa nos principais jornais da Bahia e do Brasil”.

Carlos Souza destaca que Miriam de Sales Oliveira, é uma das escritoras baianas, com uma atuação significativa no mundo virtual. “Quem imagina que blogs, twitters, facebooks, orkuts e as redes sociais em geral são coisas da geração Y, ainda não conhece, a autora de "Contos Apimentados", que mesmo tendo 68 anos, administra oito blogs, tem perfis na maioria das redes sociais e uma média de 1 milhão de leitores espalhados pelo mundo. Dados dos sites: Portal Literal, Usina de Letras, Recanto das Letras, Artigonal, O Meklhor da Web, Portal Luis Nassif, etc. Nos blogs, mais de 100.000 nos oito. Como ela consegue essa façanha? A mesma contará durante o Papo de Escritor”, antecipa Carlos.

Convidados: Miriam de Sales Oliveira é professora formada pela Faculdade de Filosofia da Bahia, escritora por vocação, estudiosa de Historia e Literatura, seus trabalhos literários são ecléticos, um passeio por vários temas, porém, todos com uma boa dose de humor. É membro da Academia Poçoense de Letras e Artes, ocupando a cadeira 55 e da União Brasileira de Escritores – UBE. Roberto Leal é editor, articulista e escritor, edita a revista Òmnira de Literatura, é vice coordenador do núcleo da UBE - BA e presidente da Fundação Òmnira, autor de "Cárcere de Poemas" Ed. Òmnira-BA/2000, é membro da IWA-International Writers And Artists Association/USA e curador do Enebi - Encontro de Escritores Baianos Independentes.

Próximos convidados - A cada edição do Papo de Escritor, estarão em destaque dois autores, em uma roda de diálogo com o seu público, abrindo assim um elo de interação entre o leitor e o autor, visando à popularização da cultura literária, através de encontros que incentive a leitura de obras desses escritores. Durante o evento haverá exposição de livros dos escritores convidados e sessão de autógrafos. A segunda edição ocorrerá em agosto e contará com as participações das escritoras Maria Cristina Pires Silva Ramos e Morgana Gazel.

Novos associados – Quem escreve romance, conto, poesia, crônica, crítica, ensaio e teatro, ou publica regularmente artigos ou qualquer outra peça de natureza literária, em jornais ou revistas, poderá ser membro da mais antiga associação de escritores do Brasil: União Brasileira de Escritores - UBE. Agora com um núcleo na Bahia. Os novos sócios recebem a carteira de escritor; tem sua biografia incluída no sítio da UBE – www.ube.org.br, onde também poderá publicar artigos, contos, crônicas e poemas. E além do mais fortalece o movimento de escritores, na Bahia e no Brasil.

Seminário – No dia 23 de julho (sábado), das 18h às 21h, a UBE- Bahia realizará no TEATRO EVA HERZ da Livraria Cultura, do Salvador Shopping, o seminário Literatura baiana: rumos e perspectivas, em homenagem ao Dia Nacional do Escritor, data comemorada em 25 de julho. As palestras serão ministradas por nomes como Ruy Espinheira Filho, Valdomiro Santana, Aramis Ribeiro Costa, Germano Machado, Adelice Souza, Araken Vaz Galvão, Valéria Pergentino, entre outros. O evento deverá contar ainda, com presença do presidente da UBE de São Paulo, Joaquim Maria Botelho, que virá à Bahia para falar do V Congresso Brasileiro de Escritores, que será realizado em novembro próximo, em Ribeirão Preto – SP.



Serviço:
O que: Papo de Escritor, com Miriam de Sales e Roberto Leal
Onde: Na Biblioteca Pública Thales de Azevedo-Costa Azul,Salvador/Ba
Quando: Dia 04 de junho (sábado), das 9h30 às 12h
Entrada: Franca
Informações: 71 8146-0940 / 8122-7231
ube.bahia@gmail.com
http://www.ube.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário