segunda-feira, 23 de maio de 2011

IRMÃ DULCE BEATIFICADA


Falta só mais um milagre

Depois a beatificação, ontem, em Salvador, religiosa pode virar santa após mais uma graça

Milhares de católicos celebraram ontem, em Salvador, na Bahia, a beatificação da freira baiana irmã Dulce. A solidariedade aos carentes e o reconhecimento de um milagre levaram a freira a ser proclamada beata, o que a deixa mais próxima de se tornar santa.

Acerimônia foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas, a presidente Dilma Rousseff. O rito foi conduzido pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, representante do papa Bento XVI. Com a beatificação, a religiosa passa a ser chamada de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Um grande quadro com o retrato da religiosa foi mostrado ao público, que agitou lenços e cantou em homenagem à freira, que morreu há 19 anos.

O processo de canonização começou em 2000. Em 2003, a Santa Sé emitiu validação jurídica do milagre atribuído à freira. Irmã Dulce intercedeu por uma mulher, que sofreu grave hemorragia após o parto, em 2001. Em 2009, o papa Bento XVI concedeu o título de venerável à freira – reconhecimento de que viveu as virtudes da fé cristã, caridade e esperança. O feito foi investigado por peritos médicos e teólogos.

No ano passado, foi certificada a autenticidade do milagre atribuído a irmã Dulce. Para ser considerada santa, o Vaticano precisa reconhecer mais uma graça que tenha ocorrido a partir de 11 de dezembro.

No Vaticano, o papa Bento XVI fez saudação especial aos católicos do Brasil. O papa falou em português:

– Desejo também associar-me à alegria dos pastores e fiéis congregados em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rasto de caridade a serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela “a mãe dos desamparados” – disse o pontífice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário