quinta-feira, 26 de maio de 2011

IGUALDADE RACIAL

Paiva Netto



Em 20 de julho de 2010, o Brasil deu expressivo passo na área dos direitos dos cidadãos negros. O Estatuto da Igualdade Racial foi sancionado pela Presidência da República.
Na semana passada, com muita satisfação, recebi um exemplar do Estatuto com a seguinte dedicatória do ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e atual presidente da Fundação Cultural Palmares – FCP, dr. Eloi Ferreira de Araujo: “Ilustre dr. Paiva Netto, um texto que vai ao encontro das causas da LBV e de todos os brasileiros. Um afetuoso abraço, Eloi Ferreira. 19/5/2011”.
Só existe uma raça, a raça universal dos filhos de Deus.

HOMENAGEM À IRMÃ DULCE
No domingo, Irmã Dulce (1914-1992), uma grande amiga, já elevada à condição de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres pelo papa Bento XVI, foi beatificada pela Igreja Católica em Salvador/BA. A bela cerimônia, presidida pelo representante do papa, o arcebispo emérito de Salvador, cardeal dom Geraldo Majella, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Em 1997, tivemos ensejo de homenagear a querida Irmã Dulce, concedendo à Associação Obras Sociais, que leva seu nome, a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, do ParlaMundi da LBV, na categoria Solidariedade. A distinção foi entregue nas mãos da também muito saudosa dona Dulcinha (1915-2006), a amável irmã daquela que é o Anjo Bom da Bahia. Na ocasião, dona Dulcinha foi muito gentil em suas palavras: “A LBV fez uma coisa muito bonita. Não se esqueceu da Irmã Dulce. As obras dela estão sendo lembradas. E a LBV sempre foi uma grande amiga nossa, nas horas mais difíceis. Quando a Irmã Dulce estava doente, eu contei com vocês, sempre nos dando uma palavra de conforto e alegria. Parabéns! A noite foi linda! Foi uma beleza esta comemoração”.
Onde elas estiverem, pois os mortos não morrem, recebam a saudação de Paz da LBV.

SOLIDARIEDADE
O Templo da Boa Vontade, nas suas orações de hora em hora, solidariza-se com os familiares daqueles que faleceram no trágico naufrágio ocorrido no domingo, 22/5, no Lago Paranoá, em Brasília. Noventa e quatro pessoas foram resgatadas com vida.
Os dramas por todo o mundo prosseguem batendo à porta dos corações. Elevemos agora mesmo nosso pensamento ao Criador em busca de renovadas forças. Orar funciona. Não desprezemos esse poder.
Ó Deus, sois a misericórdia dos que padecem, providência dos sofredores e aflitos!
Ó Sublime Educador, Mestre da Serenidade Infinita, Prodigalizador da generosidade, Potência Divina de nossa Fé!
Pai clemente! Para todo o sempre, depositamos em Vossas mãos a certeza de uma existência melhor.
Em Vós confiamos!




José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário