segunda-feira, 30 de maio de 2011

CACHOEIRA/BAHIA


COLUNA

CINEMA É CACHOEIRA

Por Lucas Reis*

Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro, em certa entrevista fez uma célebre definição para a sétima arte: “Cinema é Cachoeira”. Mauro percebeu que as águas em queda mostram a natureza viva pulsando em movimento, e comparou o cinema à cachoeira, por sua beleza, força e dinamismo. Ele acreditou no poder do cinema para pensar, discutir e mostrar o Brasil aos brasileiros, e com base em seu legado, pensamos, discutimos e aqui apresentamos a coluna CINEMA É CACHOEIRA.

O recôncavo baiano, em especial as cidades de São Félix e Cachoeira, entregaram-se à magia das imagens em movimento a partir de 1923 com a chegada de um dos primeiros cinemas do país, o Cine-teatro Glória, que foi construído em Cachoeira, e há quase 90 anos compõe a plausível paisagem arquitetônica desta cidade que já foi cenário de importantes filmes da cinematografia nacional. Desde 2005, a cidade também abriga o Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cinema e Audiovisual é um dos cursos que constitui o CAHL, pensar e fortalecer a produção cinematográfica na região foi justamente um dos objetivos de sua implantação em Cachoeira.

Ao contrário do que muitos pensam, a universidade não está limitada aos quatro pilares da sala de aula. O diálogo da comunidade acadêmica com a população do recôncavo, além de promover uma interação social, é fundamental para uma formação qualificada. Por isso surgiu a idéia de abrirmos esse espaço, para que juntos, possamos pensar e discutir o cinema brasileiro, em especial as produções baianas.

Na coluna CINEMA É CACHOEIRA, além de notícias sobre o audiovisual na Bahia, o leitor encontrará críticas, comentários e sugestões de filmes nacionais, e ficará informado sobre os eventos que vem acontecendo na região, com esta temática. A coluna estará disponível no jornal O Guarany, semanalmente no blog e mensalmente no impresso.

FIQUE POR DENTRO!

Cachoeira terá o Memorial Roque Araújo

No dia 21 de maio, Cachoeira foi sede do primeiro encontro da ação “Diálogos Brasil Audiovisual”, promovida pela SAV, que encerrou o evento de lançamento do programa “Quartas Baianas no Interior”, da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). Os “Diálogos Brasil Audiovisual” visa estreitar o diálogo do MinC com realizadores de todas as regiões do país, discutindo as políticas públicas para fomento da produção audiovisual e colhendo contribuições para o aprimoramento destas políticas.

Durante o evento, a secretária nacional do Audiovisual, Ana Paula Santana, anunciou a criação do Memorial Roque Araújo, técnico e diretor de cinema que trabalhou em diversos filmes de Glauber Rocha nas décadas de 1960 e 1970. O Memorial reunirá acervo de equipamentos cinematográficos – câmaras, projetores, moviolas para montagem de filmes, etc. – antigos, reunidos por Roque Araújo, e será instalado ainda este ano em um dos casarões de Cachoeira.



UFRB faz parceria com o MinC e com a Escola de Cinema de Cuba, em projeto Audiovisual.

O Projeto de Animação Brasil-Cuba, da SAV, foi criado no âmbito de cooperação entre os governos cubano e brasileiro, com o objetivo de promover a qualificação e especialização na produção de animação para crianças e a troca de experiências entre artistas e especialistas de infância dos dois países. O convênio envolve o Ministério da Cultura, a Escola de Cinema de Cuba e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e visa o desenvolvimento de projetos de filmes de animação. A primeira fase está sendo realizada em Cuba e a segunda parte ocorrerá em Cachoeira.

Viva o Curta-metragem. Curta Antônio Pitanga!

O Cineclube Mário Gusmão retoma suas atividades discutindo o curta-metragem. É uma oportunidade imperdível de assistir, em conjunto, uma ótima safra de curtas nacionais realizados nos últimos dois anos e um panorama da produção desse formato na Bahia.

A mostra Antônio Pitanga e o Ciclo Baiano presta homenagem a um dos grandes atores negros brasileiros, em conjunto com a revista eletrônica CineCachoeira e a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE/UFRB.

Confira a Programação:

Mostra Curtas Baianos – um panorama

04/05 a 08/06 | Quartas-feiras

01/06

Programa V – Cinema de Artista (42min)

Auditório da Fundação Hansen-Bahia | 19h30

>> Gato (Capoeira), de Mário Cravo Neto (1979, 13min, S8, exp)

>> Ododô, ano 2000, de Marcondes Dourado (1996, 12min, vídeo, exp)

>> Capitália, de Danillo Barata (2003, 09min, vídeo, exp)

>> Barrueco, de Ayrson Heráclito e Danillo Barata (2004, 04min, vídeo, exp)

>> O Mundo de Janiele, de Caetano Dias (2007, vídeo, 04min)

Sessão comentada com os diretores Profs. Ayrson Heráclito e Danillo Barata.

08/06

Programa VI – Geração Super-8: Edgar Navarro (67min)

Auditório da Fundação Hansen-Bahia | 19h30

Alice no País das Mil Novilhas, de Edgard Navarro (1976, 18min, S8, exp)

Exposed, de Edgard Navarro (1977, 10min, S8, exp)

Rei do Cagaço, de Edgard Navarro (1978, S8, 09min)

Lin e Catazan, de Edgard Navarro (1979, 08min, S8, ficção)

Na Bahia Ninguém fica em Pé, de Edgard Navarro, José Araripe Jr. E Pola Ribeiro (1978, 09min, S8, exp)

Sessão comentada com o diretor Edgard Navarro

Mostra Antônio Pitanga e o Ciclo Baiano

15/06 a 06/07 | Quartas-feiras

15/06

Auditório da Fundação Hansen-Bahia | 19h30

>> Bahia de Todos os Santos, de Trigueirinho Neto (1960, ficção, 35mm, 102 min)

+ Festa de lançamento da segunda edição da revista eletrônica CineCachoeira com forró, licor e amendoim.

29/06

Praça da Aclamação de Cachoeira | 19h30

A Grande Feira, de Roberto Pires (1961, ficção, 35mm, 92min)

06/07

Auditório da Fundação Hansen-Bahia | 19h30

Barravento, de Glauber Rocha (1961, ficção, 35mm, 81min)


*Lucas Reis é graduando em Cinema e Audiovisual pela UFRB e pesquisador no Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes/UFRB. E-mail: lucasreis.ufrb@gmail.com

Um comentário: