quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CACHOEIRA/BAHIA: Loja Maçônica incentiva cultura da poesia, música e pintura.

Música

Arte

LOJA MAÇÔNICA CARIDADE E SEGREDO LANÇA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO ALMA BRASILEIRA
de música, poesia e artes
Buscando identificar e destacar valores da música, da poesia e das artes na comunidade da Cachoeira, para contemplá-los com premiação, reconhecimento e divulgação das expressões da criatividade artística de cada um, a Loja Maçônica Caridade elaborou o Projeto Alma Brasileira com programação prevista a partir do dia 4 de março de 2011, em sucessivas cerimônias, tendo como ponto alto a solenidade de apresentação e premiação dos autores, a realizar-se em setembro próximo.

Eis a Estrutura Introdutória do Projeto:

Loja Maçônica Caridade e Segredo

133 anos trabalhando em prol da humanidade


Cachoeira/BA

2011

APRESENTAÇÃO

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, por métodos ou meios racionais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para a construção da sociedade humana, fundada no amor fraternal, na esperança de que com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância, virtude e sabedoria, com a constante livre investigação da verdade, com o progresso do conhecimento humano, das ciências e das artes, sob a tríade – Liberdade, Igualdade e Fraternidade –, dentro dos princípios da razão e da justiça, o mundo alcance a felicidade e a paz universal.

Imbuída nesta missão é que a Loja Maçônica Caridade e Segredo, que no próximo dia 30 de agosto, completa 133 anos de serviços prestados à humanidade, pretende iniciar a partir deste ano de 2011 o Projeto Alma Brasileira, a fim de reverenciar a cultura de nosso país e de nossa terra, valorizando movimentos artístico-culturais, tradicionais e contemporâneos, e, ainda, favorecendo o surgimento de novos valores, novos talentos. Enobrecendo a contribuição da alma do artista brasileiro para a cultura da humanidade.

O Projeto Alma Brasileira destina-se a toda comunidade cachoeirana. Propõe, a partir da sua primeira edição a valorizar e reconhecer os talentos de nossa terra nas modalidades de Poesia, Pintura e Música em solenidade programada para o mês de setembro deste ano, no Auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB.

JUSTIFICATIVA

A cidade da Cachoeira hoje é um baluarte cultural dentro da Bahia, demonstrado nos seus inúmeros museus e movimentos populares, o que a torna marcante dentro de uma perspectiva histórica brasileira. Muitos de nossos filhos ilustres ou não, acabam por ter seu reconhecimento fora daqui, principalmente os que se destacam no campo da cultura. O Projeto Alma Brasileira surge da vontade que a Caridade e Segredo tem de incentivar e fomentar o surgimento de novos talentos e o respectivo reconhecimento destes no seio de sua terra. É uma iniciativa pioneira, que pretende inovar sem perder de vista a tradição, promovendo o desenvolvimento da cultura e dos artistas de nossa terra.

OBJETIVOS
O objetivo geral do Projeto Alma Brasileira é valorizar e reconhecer os talentos de nossa terra nas modalidades de Poesia, Pintura e Música. Bem como fomentar o surgimento de novos talentos.

Objetivos Específicos

· Promover a aproximação da comunidade com as artes;

· Proporcionar aos artistas anônimos locais a oportunidade de exibirem suas obras;

· Demonstrar à comunidade o papel da Maçonaria enquanto instituição de promoção humana e

benemérita.

PÚBLICO ALVO

O público alvo que se espera atingir é o cidadão comum cachoeirano, pessoas portadoras de talentos e vivem no anonimato. Não haverá qualquer tipo de distinção. A faixa etária será a partir dos 16 anos. As linguagens artísticas a serem consideradas nesta primeira edição do Projeto e que servirão de motivação para estas pessoas são: a Música, a Pintura e a Poesia.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

1 – Serão contempladas 03 áreas artísticas, assim definidas:

- Pintura

- Poesia

- Música

2 – Serão formadas 02 (duas) Comissões para avaliação e julgamento dos trabalhos:

- Comissão de Seleção dos Trabalhos

- Comissão Julgadora

3 – Será elaborada uma Cartilha contendo as regras e procedimentos que irão reger o projeto.

Esta Cartilha estará pronta (digitada e encadernada) até o dia de lançamento previsto para 01/04/2011.

4 - Para a classificação das obras selecionadas, serão atribuídas notas de 1 a 10, enquadrando-se em uma das 03 faixas, assim estabelecidas:

Regular - 1 a 6

Bom - 7 a 8

Excelente - 9 a 10

5 - Será formada uma sub-comissão, formada por participantes da Comissão de Coordenação para enumerar trabalho versus autor para cada obra específica, com a finalidade de se evitar cunho pessoal durante a avaliação das obras.

6 – A entrega dos trabalhos será realizada conforme a seguir:

Local – Polycenter: Rua Benjamin Constant, 15 - Centro Histórico 44.300-000 CACHOEIRA/BA

Data – 02/04/2011 até 07/07/2011.

Horário – De 2ª a 6ª feiras (dias úteis) das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 h

7 – Valor dos Prêmios ficam estipulados os seguintes valores para os vencedores :

- 1º Classificado - R$ 1.000,00 (3x)

- 2º Classificado - R$ 700,00 (3x)

- 3º Classificado - R$ 500,00 (3x)

Total dos Prêmios – R$ 6.600,00


CAPTAÇÃO DE RECURSOS

As instituições parceiras e patrocinadoras serão informadas e poderão acompanhar todas as etapas de desenvolvimento do projeto.
Divulgar resultados é uma importante ferramenta de comunicação que agrega valor para a instituição apoiadora. Os principais instrumentos de divulgação do projeto serão a internet (sites, redes sociais, blogs, etc), rádios, folders, jornais de circulação, cartazes, etc.

Com certeza, um dos benefícios que as instituições apoiadoras e patrocinadoras terão é o retorno da imagem, ou seja, a associação de seu nome à causa apoiada. Para tanto será divulgada a marca da instituição apoiadora de diversas maneiras:
  • Inserção da logomarca: no site e em materiais impressos.
  • Discursos e na apresentação do evento.
  • Citação dos apoios nas eventuais aparições do projeto na mídia (jornal, rádio, internet, etc).
  • Menção à instituição em publicações ou relatórios.
  • Banner com logomarca dos parceiros no evento.
  • Entrega de folders/material publicitário da instituição apoiadora no evento.

Um comentário:

  1. Como Gestor Cultural, gostaria de parabenizar a Loja Maçonica Caridade e Segredo da cidade de Cachoeira, por esta iniciativa da promoção deste projeto que contempla os produtores da arte em nossa cidade. Solicitando que na próxima edição venham a incluir a área de audiovisual com a fotografia.

    ResponderExcluir