domingo, 23 de janeiro de 2011

MUMBAI/ÍNDIA

Índia, tem primeiro banco sem fechaduras, eles confiam em divindade indiana para não ser assaltado


Abriu o primeiro banco sem fechaduras nem trancas.





Em Mumbai, na Índia, uma agência do United Commercial (UCO) Bank não terá cofre trancado a sete chaves nem nenhuma outra medida de segurança.
De acordo com um artigo do «The Times of Índia», o balcão destina-se a servir aos devotos de uma divindade chamada Lord Shani, e fica situado numa pequena aldeia chamada Shani Shinganapur.
«Nós tomámos nota da crença e generalizada das pessoas. Desde que o templo mais reverenciado foi criado, há vários anos, a aldeia não testemunhou um único crime. Na verdade, nenhuma das casas em toda a aldeia tem portas. Nós corremos o risco e lançámos o banco sem fechaduras há uma semana», explicou um sénior do banco ao jornal.
«As pessoas acreditam que, se houver um roubo ou assalto, então o culpado e a sua família terão de enfrentar a fúria de Lord Shani», explica.
Mais de 5 mil devotos visitam diariamente o templo de Lord Shani. As autoridades locais tinham contactado alguns bancos numa tentativa de ver abrir ali um balcão para servir aos devotos, mas a maioria dos bancos recusou a proposta por razões de segurança. «Então, dirigimo-nos ao UCO bank, que concordou. É certamente um risco mas o banco instalou o balcão em respeito às crenças da população», disse fonte do NCP (o legislador que é a autoridade local) ao jornal.
O legislador explicou ainda que os responsáveis do banco observaram bem os hábitos locais antes de avançarem com a ideia. «Nenhuma das casas tem portas, nós estamos a seguir mais ou menos uma ideia semelhante. O nosso balcão tem portas, mas elas nunca serão fechadas. Precauções adequadas estão a ser tomadas para a segurança de documentos e outros bens», afirmou, acrescentando que o banco pretende instalar, nos próximos meses, uma caixa multibanco nas imediações do templo.

AgenciaFinanceira / www.padom.com.br

Postado por: padom Website do autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário