quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CACHOEIRA/BAHIA

Evento traz à cidade formados em 1960 pelo antigo Curso Pedagógico do Colégio Estadual da Cachoeira para comemorarem 50 anos da 3a. turma de professores normalistas e promoverem o lançamento do livro "Poesias com Amor, de autoria da Profa. Zenaide Gonçalves, integrante da mencionada turma

Por Palloma Braga
Jornalista/Colunista do Jornal O Guarany
:
No dia 10 de dezembro/2010, alunos do antigo Curso Pedagógico do Colégio Estadual da Cachoeira - CEC, formados em 1960, comemoraram “bodas de ouro” de formatura. O evento comemorativo contou com as presenças de alunos e professores da época, além de convidados, e foi iniciado com uma missa celebrada pelo Pe. Hélio Cezar Vilas-Boas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte.
Após a missa, os presentes se dirigiram ao Colégio Estadual da Cachoeira onde aconteceram as homenagens, entregas de certificados e as recordações do tempo em que se exigiam cadernetas para sair e entrar na escola e em que meninas usavam uniformes com gravatas. Depois houve a confraternização e almoço no Restaurante Beira Rio, às margens do Paraguaçu. Ainda no CEC, a cachoeirana e professora Zenaide Gonçalves, aluna da turma de 1960 e uma das organizadoras do evento, lançou o seu 1º livro de poesias intitulado “Poesias com Amor”.
A professora Iolanda Pereira Gomes foi a homenageada da turma, sendo considerada por Zenáide Gonçalves a “mestra maior” por ter sido “a professora de várias gerações”, como salienta ela. Profa.Iolanda Gomes assumiu a diretoria geral do Colégio Estadual da Cachoeira, na época “Ginásio da Cachoeira”, em 1967 e permaneceu no cargo até o ano de 1972. Também estiveram presentes o professor de Desenho Francisco Ernesto da Silva Oliveira, hoje com 92 anos e conhecido entre os alunos como "Chico do Desenho", também a professora de Português Luiza Lima. Ex-funcionárias, professores e a atual diretora , Profa. Rejane Amoedo, também participaram do evento.
Estudantes da turma de 1960 como, Iracema Fonseca Ferreira, Aidê de Assis Amorim, Célia Maria Calvacante de Souza, Edna Ornelas, Helena Suzart, Cloves Cerqueira e Luzia Carmem Pacheco também marcaram presença na solenidade e tiveram a oportunidade de relembrar os anos felizes que passaram no “Ginásio”.

HISTÓRIA - O Colégio Estadual da Cachoeira - CEC, originou-se da “Escola Industrial de Cachoeira” no final da década de 30. Idealizada e fundada pelo Professor Salvador da Rocha Passos, permaneceu como Escola Industrial até os anos iniciais da década de 40 quando passou a se chamar “Sociedade Cooperativa Ginásio da Cachoeira”. Em 19 de setembro de 1954, o prédio atual situado na Praça Ariston Mascarenhas é inaugurado sob o nome de “Ginásio da Cachoeira” com os cursos Ginasial e Pedagógico. O Colégio Estadual da Cachoeira, como é atualmente denominado, ao longo de suas atividades já ofereceu cursos como Patologia, década de 70, Administração, funcionou até 1990, Contabilidade, até 1998, Magistério, de 1977 a 2005 e Formação Geral, que começou em 1997 e permanece até os dias atuais.
Flashes da solenidade:
Profª Zenáide Gonçalves abre evento fazendo chamada das colegas
Profa. Iolanda Pereira Gomes usando da palavra

Prof. Francisco Ernesto de Oliveira discursando no evento

Profa. Zenaide Gonçalves autografando exemplares do seu livro de poesia

Parte das Normalistas do CEC da turma de 1960

entoando o Hino Nacional Brasileiro


O cerimonial foi conduzido pelo Prof. Edivaldo Carneiro do Rosário e pelo Prof. Adilsom Gomes da Silva, ex-alunos do rferido Colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário