Curso referência em restauro na América Latina escolhe Salvador para encerrar atividades
O único curso de capacitação de gestores para obras de restauração da América Latina escolhe evento internacional no Centro Histórico de Salvador, dia 24.11, para encerrar atividades
Reconhecido como único curso da América Latina voltado exclusivamente para a capacitação de gestores em obras de restauração, a turma 2010 do Curso de Gestão de Restauro do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci-PE), sediado em Recife, Pernambuco, encerra suas atividades no Centro Histórico de Salvador (CHS), próxima quarta-feira, dia 24 (novembro, 2010).
“Escolhemos Salvador porque o seminário internacional e o fórum, que começa dia 24, reunirão expertises em restauração no Brasil, excelente oportunidade para finalizarmos o programa”, explica o coordenador do curso e membro do Conselho Científico do Ceci-PE, Jorge Eduardo Tinoco. O especialista refere-se aos dois eventos que acontecem, simultaneamente, de 24 (quarta-feira) a 26 de novembro, o Seminário Internacional de Restauro de Bens Móveis e Integrados na Bahia e o Fórum de Políticas Culturais em Conservação e Restauro de Bens Móveis e Integrados.
Os dois encontros são iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), através da Escola de Belas Artes (EBA). Como palestrantes e debatedores convidados estrangeiros, professores da Faculdade de Arquitetura e EBA/Ufba e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (MinC), entre outras universidades e entidades brasileiras.
O curso do Ceci-PE é composto por profissionais de Arquitetura e Engenharia interessados em gerir obras de restauração, a maioria, pós-graduada com mestrado e doutorado em áreas de conhecimento correlatas. “São técnicos de várias regiões do país, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba, entre outros estados”, relata Tinoco. Os grupos aproveitam a estadia em Salvador para fazer visitas orientadas pelo IPAC e Iphan em obras de restauração. No CHS visitarão as obras do Prodetur que investe mais de R$ 20 milhões com recursos do Ministério do Turismo e governo baiano, sob coordenação do IPAC, restaurando as igrejas do Rosário dos Pretos e Pilar, e as obras já finalizadas da Casa das Sete Mortes, Palácio Rio Branco e igreja do Boqueirão.
Os arquitetos, engenheiros e restauradores visitarão também as obras do Monumenta/MinC/Iphan em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano, que também estão sob responsabilidade do IPAC. “Em Cachoeira e São Félix, além de Lençóis na Chapada Diamantina, com o Monumenta o IPAC vem gerenciando nesses anos cerca de R$ 49,2 milhões em obras que recuperam ruas, avenidas, praças, igrejas, construções públicas e privadas, originárias dos séculos 18, 19 e 20”, informa o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, que recepcionará os especialistas.
O seminário e fórum têm vagas limitadas a 150 lugares. Palestras e debates acontecerão na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, com participação de representantes da França, Itália e restauradores de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, entre outros estados. Dentre os temas, a Conservação e restauro no Museu Rodin Paris, Técnicas em metal e gesso, Técnicas em cantaria, Novas Tecnologias, Panorama do Restauro na Bahia, Formação e técnicas de restauro de azulejos, Experiências brasileiras na estruturação de centros de restauro e Formação de profissionais de restauro. Já o Fórum de Políticas Culturais constará de mesas e debates sobre Políticas e programas institucionais e Formação e perfil profissional. O evento acontece de 24 a 26 deste mês, sempre das 9 às 19 horas. Inscrições através do endereço eletrônico seminario.ipac@gmail.com e telefone (71) 3117-6492.
Assessoria de Comunicação – IPAC – em 18.11.2010 - Jornalista responsável Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8731-2641
Texto: Lucas Franco e Geraldo Moniz – Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490, ascom,ipac@ipac.ba.gov.br.
Acesse: www.ipac.ba.gov.br Facebook: Ipacba Patrimônio Twitter: @ipac_ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário