Irã deve matar condenada a apedrejamento nesta quarta, diz ONG
Caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani gerou mobilização da comunidade internacional
A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, cuja condenação ao apedrejamento por adultério provocou uma onda de manifestações na comunidade internacional, será executada nesta quarta-feira (3), afirma o Comitê Internacional contra o Apedrejamento (Icas, na sigla em inglês).
Você acha que ainda há tempo para salvar iraniana condenada à morte? Comente
Em comunicado divulgado em seu site, o Icas afirma, sem citar suas fontes, que as autoridades iranianas ordenaram a execução de Sakineh na prisão de Tabriz, onde a iraniana está detida.
O comitê já tinha informado no último dia 11 que o filho de Sakineh tinha sido preso pela polícia iraniana junto ao advogado de sua mãe e a dois jornalistas alemães que pretendiam entrevistá-lo.
O governo da Alemanha confirmou posteriormente a detenção dos dois cidadãos, identificados pela imprensa como jornalistas do jornal Bild am Sonntag. Eles foram presos no dia 10 de outubro, em Tabriz, no noroeste do país.
O Icas convocou um protesto em Paris, na França, para esta terça-feira (2), às 14h locais (11h de Brasília) diante da Embaixada do Irã, bem como uma passeata em frente à sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.
Sakineh Ashtiani, de 43 anos, mãe de dois filhos, foi condenada à morte por apedrejamento em 2006 por supostamente ter mantido relações sexuais com dois homens após a morte de seu marido.
Confira também
Sakineh pode ser morta em breve
Crie seu e-mail @r7 e veja A Fazenda
Quer mais notícias? Clique aquiMais tarde, a iraniana também foi acusada de ser cúmplice no assassinato de seu marido e, desde então, permanece detida na prisão de Tabriz,. Por esse segundo suposto crime, ela foi condenada ao enforcamento.
A mobilização da comunidade internacional aumentou depois que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - que mantém boas relações com o governante iraniano, Mahmoud Ahmadinejad - ofereceu refúgio a Sakineh, reivindicação que foi rejeitada pelas autoridades do Irã.
Um governo de assassinos, ameaçadores da paz. Uma corte igualmente de homicidas. Cadê os governos do mundo, os que podem impedir esta e tantas outras tragédias? Por que o presidente Lula se calou e mais nada faz para impedir que este governo assassino mate uma mulher jovem que não representa o menor perigo para a nação? É a esse tipo de gente que Lula deu boas vindas e recebeu com flores em nosso país? Aí não presidente! Tenha paciência, estamos com o senhor, apoioamos o senhor, mas não nos conformamos com o seu silêncio. Cadê Dilma Rousseff que não diz nada sobre o assunto.Você teria que bulir com outros governos e exigir de Ahmadinejad a suspensão desta pena a qual não faz o meonor sentido no século em que vivemos. Ainda há tempo. Ou faz ou vocês todos irão pagar também com a vida, todos vocês os que deixarem o infame Ahmadinejad fazer com esta mulher.
ResponderExcluirWhere are the good men of the world? Where are the governments that honor the human being life? Will you leave the assassin government of Mahmoud Ahmadinejad to kill this woman? Where are you President Barak Obama? If you do not prevent the Iranian government to suspend this execution, you all will pay dearly for that? Mahmoud Ahmadinejad will go to hell fire and all of you too.
ResponderExcluirکجا هستند مردان خوب از جهان است؟ دولت ها هستند که زندگی ساعته دوره؟ شما از دولت محمود احمدینژاد ارائه قاتل این زن ترک. کجا هستند شما باراک اوباما رئیس جمهور؟ اگر شما جلوگیری نمی کند دولت ایران این اعدام را به حالت تعلیق ، همه شما از صمیم قلب برای آن را پرداخت خواهید کرد؟ محمود احمدینژاد به آتش جهنم بروید و شما بیش از حد.
ResponderExcluir