Secretário de Justiça dos EUA diz que
queimar o Alcorão é "idiota e perigoso"
Pastor radical pretende queimar livro sagrado
dos muçulmanos em 11 de setembro
O reverendo Terry Jones posa em frente a em frente cartaz
propagando a queima do Alcorão em sua igreja, na Flórida;
iniciativa polêmica recebeu condenações de militares e do
governo americano
O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, qualificou nesta terça-feira (7) de "idiota e perigoso" o plano de uma igreja do Estado da Flórida de queimar o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, no aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001.
Holder fez a declaração durante encontro com líderes religiosos em Washington, organizado para estudar as pistas que permitam por um fim à violência contra pessoas ou instituições cometida por motivos religiosos.
A Dove World Outreach Center, igreja fundamentalista cristã com sede na Flórida, prevê queimar em público um exemplar do Corão no próximo sábado (11), na cidade de Gainesville, no nono aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001.
O projeto despertou firmes advertências em todo o mundo nesta terça-feira.
Nesta terça-feira, o pastor Terry Jones, da Dove World Outreach Center, reafirmou os planos de queimar um exemplar do Alcorão. Ele disse que leva em consideração as declarações do comandante das forças internacionais no Afeganistão, mas afirmou que está decidido a executar o plano.
O comandante das forças internacionais no Afeganistão, o general americano David Petraeus, disse estar preocupado com a repercussão que o fato pode dar.
- Isto pode colocar em perigo tanto as tropas como o esforço global no Afeganistão.
O pastor disse que leva a sério as palavras do general.
- Estamos na verdade muito, muito preocupados com as consequências mencionadas pelo general Petraeus.
Mas ao ser questionado sobre a intenção de queimar o livro sagrado dos muçulmanos, ele disse que está determinado a fazê-lo e que ao mesmo tempo reza por este assunto.
Otan e Casa Branca também condenam a iniciativa
O secretário-geral da Otan (a aliança militar do Ocidente), Anders Fogh Rasmussen, condenou a iniciativa.
Um ato deste tipo viola os valores da Otan e há um risco de que também possa ter um impacto negativo na segurança de nossas tropas no Afeganistão, declarou Rasmussen à imprensa em uma visita a Washington.
Para divulgar a iniciativa, a Igreja vende em sua página na internet camisetas com a inscrição "O Islã é do Demônio" e um livro com o mesmo título, cujo autor é o próprio Jones.
A Casa Branca expressou preocupação com os planos da igreja de queimar livros do Alcorão em 11 de setembro e declarou que o projeto colocará em risco as tropas americanas no Afeganistão.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, retomou as declarações do comandante em chefe americano da Otan no Afeganistão, general David Patraeus.
- O anúncio da queima do Alcorão coloca nossas tropas em um caminho perigoso, qualquer tipo de atividade como essa será uma preocupação para este governo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir