quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BAHIA: O DEBATE ENTRE ENTRE CANDIDATOS AO GOVERNO

ACM JR. AVALIA DEBATE COMO O MAIS FORTE


Foto: Max Haack/ BN


O senador ACM Jr. (DEM), diretor da Rede Bahia, avalia que o debate transmitido pela sua emissora foi o que apresentou nível mais elevado no quesito confronto de ideias entre os candidatos ao governo do Estado. Ele ponderou que, apesar das fortes trocas de acusações, os adversários tiveram bom desempenho no duelo. Na análise do herdeiro da família Magalhães, os direitos de respostas concedidos ao governador Jaques Wagner foram suficientes para que o gestor petista pudesse se defender dos ataques proferidos pelos postulantes nas bancadas. Sobre a sucessão do Palácio de Ondina, Jr. descartou vitória fácil de JW e disse que acredita que ainda há possibilidade de um segundo turno.






DEBATE MARCADO POR ACUSAÇÕES AO GOVERNO

Foto: Max Haak/BN

O último debate ao Governo do Estado, promovido pela TV Bahia, aconteceu na noite desta terça-feira (28) e contou com a presença dos cinco principais candidatos ao Palácio de Ondina, Geddel Vieira Lima (PMDB), Jaques Wagner (PT), Luiz Bassuma (PV), Marcos Mendes (PSOL) e Paulo Souto (DEM). O evento que foi mediado pelo jornalista William Waak, começou morno, mas foi esquentando a medida que Mendes disparava acusações de corrupção ao atual governo. O mesmo, que foi chamado de imaturo, irresponsável e incoerente, se justificou no final como um homem transparente e sincero, por isso às acusações. Souto disse que Wagner está longe de ser um republicano, pois não aceita críticas, já Bassuma, disse saber que uma área do Projeto Salitre foi cedida para produção tabagista entre outras acusações e descasos feitos ao atual governo petista. Mas os “louros” do debate são para a metralhadora de Mendes, que foi interrompido duas vezes pelo mediador, que alegou as acusações do psolista sérias, dando direito de resposta ao acusado.

(Maiana Marques)



Foto: Max Haack/ BN


O candidato do DEM ao Governo do Estado, Paulo Souto, não economizou nas palavras para direcionar suas fortes críticas ao governador Jaques Wagner sobre a forma em que o petista conduzia os julgamentos políticos recebidos pelos adversários. Souto esbravejou ao dizer que JW “está longe de ser republicano, porque é intolerante às críticas”. “O governador já chamou gente de abestalhado, encarou fatos como imbecilidade e chamou prefeitos de birutas de aeroportos e em outras ocasiões chegou a citar críticas a ele como besteirol.”

(Gusmão Neto)




MENDES É INTERROMPIDO PELO MEDIADOR

O jornalista William Waak, mediador do debate, interrompe fala de Mendes e diz que acusações são muito sérias e fortes. Mendes alega que as informações estão em jornais de circulação da cidade, mas o jornalista afirma que as acusações no momento estão sem provas e, portanto são sérias. Em seguida deu direito de resposta para o governador Jaques Wagner que insistiu que o psolista verifique tais dados que estão disponíveis no Ministério Público da Bahia.

(Maiana Marques)



Foto:Max Haak/BN

Jaques Wagner (PT) continua a ser acusado de corrupção. Primeiro foi o candidato Marcos Mendes (PSOL) que falou dos números incompatíveis com os do IBGE, do TOPA. Logo depois o postulante Luiz Bassuma (PV) que também acusou o petista de corrupção na saúde, afirma que um livro prova que existe desvio de verba. Já Wagner sugere que o candidato procure o Ministério Público para provar tais acusações. As insinuações continuam com Bassuma que afirma ter tido informações nesta terça-feira (28) que uma área do Projeto Salitre foi cedida por uma empresa multinacional, para produção de cigarro. Desta vez o governador não teve direito de resposta.

(Maiana Marques)



Jaques Wagner (PT) faz menção à inauguração dos viadutos da Rótula do abacaxi e da vinda do presidente Lula à Bahia, quando Marcos Mendes (PSOL) diz que crescimento do estado vem de planejamento, e sugere nas entrelinhas que o atual governo não o fez, também realiza duras criticas às construções de condomínios de luxo na Paralela que são rebatidas por Wagner que aproveita para falar de crescimento. Mendes afirma também que números do TOPA estão errados e dá ao Governador direito de resposta.“O telespectador quer assistir um debate de troca de ideias e não troca de acusações",conclui.

(Maiana Marques)




MARCOS MENDES ACIONA 'METRALHADORA'
Foto: Max Haack/ BN
O discurso inserido na campanha do candidato Marcos Mendes (PSOL) se repetiu no debate da TV Itapoan, realizado nesta terça-feira (28). O psolista reiterou a sua ira sobre as privatizações promovidas pelos governos municipal e estadual, especialmente os pedágios que serão cobrados nas estradas que cortam a Bahia. A metralhadora de Mendes esteve acionada e atingiu a maioria dos adversários. Geddel foi listado sobre um suposto esquema irregular que esteve envolvido na época em que dirigiu o extinto banco Baneb. Wagner foi apontado como principal contemplado pelos grandes empreendedores como OAS e Odebrecht. Paulo Souto foi criticado por nada ter feito quando governo o Estado. Ele conseguiu irritar alguns adversários e foi chamado de irresponsável por Geddel Vieira Lima, para delírio dos espectadores que acompanham o duelo nos bastidores.

Fonte:Bahia Notícias - Jornalista Samuel Celestino

Nenhum comentário:

Postar um comentário