A Torah é o presente mais precioso e sagrado para o povo judeu. Durante milhares de anos, os israelitas estudam e vivem de acordo com as leis que estão nesse livro. Cada livro da Torah ou rolo tem 304.805 letras que são escritas em uma folha de pergaminho com a ponta de uma pena e uma tinta especial por um escriba devoto. Leva muito tempo até ficar pronto pois cada letra deve ser escrita perfeitamente.
Um dos seiscentos e treze mandamentos da Torá é escrever um Sefer Torá ou tornar possível a publicação de um livro religioso de estudo. Assim, é comum encontrar nomes de pessoas ou famílias que contribuíram com a edição de um livro na primeira ou última página deste. Certas comunidades se cotizam para escrever um livro da Torá, comprando uma letra, um capítulo ou uma porção inteira.
No útlimo domingo. a comunidade judaica se reuniu no auditório da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, onde puderam acompanhar o processo de escritura e do recebimento de uma nova Torah. Durante cerca de duas horas pessoas puderam colocar sua letra no livro sagrado através da mão do Rabino Daniel Presman, acompanhados de muita música e alegria. O grupo musical Zamarim de São Paulo, veio à capital gaúcha especialmente para animar o evento com canções tradicionais judaicas.
Cerca do final da tarde o público levou a Torah da sede da FIRS até a sinagoga Linat Hatzedek, dançando e cantando pelas ruas do bairro Bom Fim. A animação e alegria contagiaram todos aqueles que presenciaram o evento.
Ao chegar na sinagoga foram realizadas algumas orações e foi servido um coquetel de confraternização.
Fonte: FIRS:
אֲנִי לְפָנֶיךָ אֵלֵךְ, וַהֲדוּרִים
ResponderExcluirאֲיַשֵּׁר; דַּלְתוֹת נְחוּשָׁה אֲשַׁבֵּר, וּבְרִיחֵי בַרְזֶל אֲגַדֵּעַ.
ג וְנָתַתִּי לְךָ אוֹצְרוֹת חֹשֶׁךְ, וּמַטְמֻנֵי מִסְתָּרִים: לְמַעַן תֵּדַע, כִּי-אֲנִי יְהוָה הַקּוֹרֵא בְשִׁמְךָ--אֱלֹהֵי יִשְׂרָאֵל.