sábado, 26 de junho de 2010

O Mau Humor!





* Heraldo Cachoeira

Você, por certo, deve conhecer pelo menos, uma pessoa mal humorada e, portanto, antipática! O mau humor não chega a ser uma doença, mas, conviver com uma pessoa mal humorada, carrancuda, não deve ser nada fácil, principalmente para a família, que sofre com esse tipo de gente. A pessoa mal humorada, enfezada, é na realidade, uma pessoa antipática. Ela quando não está resmungando, está sempre reclamando de alguma coisa, nada para ela está bem! A expressão fisionômica da pessoa mal humorada é sempre fechada. Não é chegada a cumprimentar ninguém. Apertar a mão ou abraçar nem pensar! A pessoa mal humorada não tem o mínimo de estabilidade emocional. Muda de personalidade em fração de segundo e por qualquer bobagem deságua sua fúria com grosseiros palavrões.
É muito difícil a pessoa mal humorada pedir desculpas quando comete um erro. Por formação interior, é pedante e egoísta. Só gosta dela.
A pessoa mal humorada, além de não pedir nada, por favor, não gosta de agradecer nem de se desculpar. É tão idiota, que raramente esboça um sorriso e, quando o faz, é aquele sorriso amarelo, sem graça, com os lábios serrados.
Pior ainda, é quando essa pessoa tem um pouco de instrução e situação financeira estável. Acha-se a dona do mundo, a rainha ou rei da R APADURA!
A pessoa mal humorada não tolera programas humorísticos. Não é chegada a rir, não gosta de piadas, apimentadas ou não!
Lamentavelmente, a pessoa mal humorada é muito rancorosa. Não sabe desculpar ou perdoar. É o tipo de pessoa que quando se aborrece em casa com a família, descarrega a sua fúria contra os companheiros de trabalho e quando se aborrece na rua ou mesmo no trabalho, a família é quem sofre mais com suas grosserias! As palavras: amor, beijo, bem, querido e outras afetuosas palavras, não são do agrado da pessoa mal humorada. Talvez, por ignorância ou por falta de instrução, o mal-humorado não saiba que para manter a fisionomia enfezada, carrancuda, ocupa DEZENOVE músculos da face, enquanto que para manter a fisionomia alegre e por vezes sorrir, bastam apenas DOIS: o MASSETER e o RISORIO-DE-SANTORINE! Conlui-se então, que até por medida de economia muscular, é melhor a pessoa sorrir e dar boas gargalhadas do que ficar enfezada, carrancuda e mal humorada. O sistema nervoso da pessoa mal humorada é sempre alterado. Normalmente o mal-humorado sofre de prisão de ventre, já que a nossa flora intestinal é muito coberta pelo sistema nervoso, além do chamado “carma espiritual” ficar muito carregado! Você decide se é carma espiritual ou “ENCOSTO” (sarava mim-zim-fio!). Já observou que a pessoa mal humorada, quando conversa, não olha nos olhos do interlocutor?
Não olha porque a pessoa mal humorada, normalmente é falsa, traiçoeira e calculista. Para ela, o mundo deve se moldar a ela e não ela ao mundo, mais ainda, esquece de que não se deve humilhar o semelhante, principalmente quando estiver bem ou subindo, porque um dia, poderá encontrá-lo, quando estiver descendo! Viver bem com mordomias é uma coisa e viver com felicidade é outra coisa totalmente diferente. O mundo está cheio de milionários, que, de fato, vivem nadando em mordomias, mas, que lamentavelmente, às vezes, são infelizes no próprio lar.
Pela própria experiência de vida, chego à triste conclusão, que a pessoa mal humorada é uma infeliz complexada e recalcada, que vive, mas, ainda não aprendeu a VIVER. Isso porque, não colocou DEUS no seu interior!
Se você é uma pessoa que se acha enquadrada nessa CRÔNICA, trate logo de fazer as pazes com a VIDA, lendo o maravilhoso livro: “COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS”, isso para evitar um problema de saúde ou que se torne uma pessoa INTOLERÁVEL e INTRAGÁVEL.

*Heraldo Cachoeira é advogado e oficial reformado
da Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário