sábado, 26 de junho de 2010


Júri simulado da turma do 10ºsemestre do curso
de Direito da FAMEC


No dia 26 de maio de 2010, ocorreu o 1º júri simulado da Faculdade Metropolitana de Camaçari, com a presença dos acadêmicos do curso de Direito. A organização sob a orientação do Prof. Wellington Morais Santos, fez com que o julgamento simulado se revestisse de uma verdadeira aula sobre a Instituição do Tribunal do Júri, sua competência e os rituais que existem nos papéis do juiz, do promotor e dos advogados, além de descrever todas as fases do julgamento, desde a denúncia até a sentença.
O evento contou ainda com a participação dos alunos de Direito de outros semestres. Contou também a presença da Profa. Arlinda Paranhos, coordenadora do referido curso. Ao discursar, a Profa. Arlinda Paranhos expôs a importância do Tribunal do Júri, apresentando a prática jurídica simulada numa perspectiva próxima à realidade e concluíu parabenizando a iniciativa.
O objetivo principal do júri simulado é propiciar aos discentes a prática da argumentação, debater o tema, levando os participantes a tomar um posicionamento, exercitar a expressão e o raciocínio, amadurecer o senso crítico. O júri simulado se deu nas dependências da FAMEC. Simulou-se uma tentativa de homicidio, em que o réu, representado pelo colega Josué, foi pronunciado pelo Ministério Público com base no artigo 121, parágrafo 2º, II, c/c artigo 14, II, e artigo 129, parágrafo 1º, todos do Código Penal.
O júri foi composto pelo juiz presidente, representado pelo acadêmico Edvaldo Costa Silva, pelo promotor de Justiça, representado pelo acadêmico Rogério Costa, pelo advogado de defesa, representado pelo acadêmico Luiz Carlos das Virgens, pela vítima, representada pela acadêmica Maria do Socorro, pelas testemunhas de acusação e defesa representadas pelos alunos Valdentino e Priscila, e escrivã representada pela acadêmica Maria das Graças, oficial de Justiça, representado pela acadêmica Jucinéia e pelo acadêmico do 9º semestre Edson Queiroz, e ainda tendo a participação dos sete jurados e dos demais estudantes, que prestaram relevantes serviços para a realização do evento: Antonio Jorge, Jucinéia, Marileide, Cláudio, Hilmara, Jucélia, Luciara e Micaelly.
Tudo ocorreu como se fosse um julgamento de verdade, com júri, provas, debates e condenação. De acordo com as palavras do professor orientador Wellington Santos, a realização do júri simulado tem o escopo de estreitar as relações entre teoria e prática, de maneira articulada, sem perder de vista o exercício da ética profissional de forma que os acadêmicos do curso de Direito possam desenvolver o espírito de debate, o pensamento especulativo e crítico em torno dos problemas enfrentados pela sociedade, especialmente no julgamento dos crimes dolosos contra a vida e de exercer a prática de falar em público, buscando o desenvolvimento de habilidades e competências, dentre elas: a oratória, as técnicas de argumentação, a responsabilidade e o zelo profissional.
Ao final do júri os participantes foram recepcionados com um coquetel servido com deliciosos petiscos e refrigerantes oferecido pela acadêmica Marileide Morais.

CLÁUDIO ALMEIDA DOS ANJOS É ESTAGIÁRIO DE DIREITO / OAB Nº 23282-E ASSESSOR JURIDICO DO GABINETE DO VEREADOR ALAN CASTRO DAYUBE DA CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário