terça-feira, 18 de maio de 2010

BAHIA:ESCRITOR RUY ESPINHEIRA FILHO REPRESENTARÁ O ESTADO NA BIENAL DE MINAS

Escritor participará do Café Literário, dia 22, às 19h30

No próximo sábado, dia 22 de maio, às 19h30, a Bienal do Livro de Minas 2010 receberá um dos mais importantes representantes da literatura produzida na Bahia. O escritor Ruy Espinheira Filho fará parte do café-literário, na mesa que discutirá “Quais os limites entre o público e o privado na literatura”. Estarão presentes também os escritores Paulo César Araujo, Cristina Agostinho e Pedro Maciel.
A vinda de Ruy Espinheira Filho, bem como de outros cinco autores baianos, é fruto da parceria entre a Câmara Bahiana do Livro (CBaL) e o Governo do Estado, através das secretarias de Cultura (Secult) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). A iniciativa garantiu a participação inédita da Bahia na Bienal do Livro de Minas Gerais, com stand próprio e mais de três mil obras expostas, entre cordéis, contos, romances, quadrinhos, literatura infanto-juvenil, além de livros de arte, patrimônio, religião e cultura afro-baiana. Além de Ruy Espinheira Filho, a literatura da Bahia está representada pelos escritores Nilson Schommer, Miriam de Sales, Clara Maciel, Hugo Homem e Soll Dantas.
Biografia - Membro da Academia de Letras da Bahia, Ruy Espinheira Filho nasceu em Salvador, em 1942. É poeta, escritor, jornalista e professor de Literatura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Ele já publicou doze livros de poemas, oito de ficção e três volumes de ensaios literários. Em 2001, lançou um CD Poemas, com 48 textos extraídos de seus livros, além de alguns inéditos. Entre os prêmios recebidos pelo autor estão: Prêmio Nacional de Poesia Cruz e Souza, Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e Menção Especial do Prêmio Cassiano Ricardo, da UBE-RJ.
Ruy Espinheira Filho é colaborador do jornal A tarde, tendo escrito por muitos anos no extinto Pasquim (1976-1981), na Tribuna da Bahia (1969-1981) e no também extinto Jornal da Bahia (1983-1993). Em 2007 representou o Brasil na Feira do Livro de Frankfurt.
No stand Bahia da Bienal de Minas o visitante encontrará algumas das obras de Ruy Espinheira Filho, como: Poesia reunida e inéditos, Sob o céu de Samarcanda, Um rio corre na lua e Tumulto de amor e outros tumultos, sobre a obra de Mário de Andrade
Bienal do Rio - Esta não é a primeira vez que a Câmara Bahiana do Livro e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, participam de uma Bienal fora da Bahia. Em setembro de 2009, em parceria com editoras locais e livrarias, autores baianos estiveram na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Segundo a Câmara Bahiana do Livro, na ocasião foram comercializados cerca de 1000 exemplares, totalizando uma receita de aproximadamente R$ 16 mil.


SERVIÇO:
O quê: escritor Ruy Espinheira Filho na Bahia na Bienal do Livro de Minas 2010
Quando: Café-literário, dia 22 de maio, às 19h30
Onde: Expominas: Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira - Belo Horizonte, MG
Informações: Câmara Bahiana do Livro (71) 3117-6081 / 9192-8073
ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6919

Nenhum comentário:

Postar um comentário