PEQUIM (AFP) - O presidente chinês, Hu Jintao, fará uma visita em meados de abril ao Brasil, além de Venezuela e Chile, anunciou nesta quinta-feira o ministério das Relações Exteriores de Pequim.
Hu participará em uma reunião internacional sobre segurança nuclear nos dias 12 e 13 de abril em Washington, segundo o porta-voz da chancelaria, Qin Gang.
Em seguida viajará para uma visita oficial ao Brasil, onde participará da segunda reunião de cúpula dos grandes países emergentes (Bric: Brasil, Rússia, Índia e China), de 14 a 17 de abril.
Os chefes de Estado e Governo do Bric, um grupo informal, se reuniram pela primeira vez em junho 2009 em Ekaterinburgo (Rússia).
As quatro potências emergentes, que ambicionam ganhar influência no cenário mundial, alertaron na época contra a dominação do dólar e examinaram maneireas de reforçar suas moedas.
Hu Jintao prosseguirá a viagem com uma visita oficial a Venezuela nos dias 17 e 18 e uma visita de trabalho ao Chile, país que se recupera de um devastador terremoto.
"A visita do presidente Hu Jintao ao Brasil, Venezuela e Chile tem como objetivo aprofundar a amizade, aumentar a confiança mútua, ampliar a cooperação e buscar o desenvolvimento comum", disse Qin Gang.
"Esta visita é de grande importância na promoção da amizade entre a China e os três países. Acreditamos que será um grande êxito", destacou.
Desde a primeira visita do presidente chinês ao continente em 2004, que também passou pelo Brasil, a China aumentou a presença na região, onde tem projetos importantes, sobretudo nas áreas de petróleo, gás e derivados.
No Brasil, a China também tem negócios no setor agroindustrial.
No caso da Venezuela, a parceria é muito importante para o governo de Hugo Chávez, que fez da China um componente importante de sua estratégia diplomática.
- Envie a notícia
- Comente com amigos Discuta -->
Nenhum comentário:
Postar um comentário