sexta-feira, 2 de abril de 2010

O QUE ACONTECEU NA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

A sexta-feira de paixão ou sexta-feira santa é o dia cristão que marca o julgamento, condenação,  martírio, morte e sepultamento de Jesus Cristo. É na sexta-feira da paixão que Cristo percorre a Via Sacra que também é conhecida por muitos como Via Dolorosa. Ele carrega sua cruz até o Gólgota, onde é crucificado.
Depois de morto, seu corpo é descido da cruz e sepultado em uma gruta lacrada por uma grande pedra. Segundo a tradição cristã, a morte de Jesus é qualificada como Paixão, metaforicamente um ato de amor e de entrega. O silêncio, o jejum com base na abstinência de carne e a oração marcam este dia.
Desta forma segundo a tradição cristã na sexta-feira santa não se deve consumir carne vermelha. O tradicional é o consumo de peixe.

Páscoa judaica deu origem ao nome do feriado cristão

Festa cristã acontece no primeiro domingo de lua cheia do outono e determina quase todos os feriados que a Igreja celebra durante o ano.

Páscoa cristã surgiu da palavra "pessach" em hebraico
A Páscoa este ano será celebrada entre os dias 10 (Sexta-feira Santa) e 12 de abril (domingo de Páscoa). Apesar de a maioria dos cristãos saberem que o feriado acontece 47 dias depois do Carnaval, poucos sabem que é a Páscoa que determina o Carnaval e todos os demais feriados eclesiásticos do ano, com exceção do Natal, e não o contrário.

Para os cristãos, o feriado é comemorado no primeiro domingo de lua cheia depois do início do outono, para nós do hemisfério sul, e da primavera, no hemisfério norte. O começo da estação é marcado por um equinócio - a primeira vez no ano em que o sol cruza a linha celeste do Equador. Para os judeus, a festa começa no dia em que acontece a primeira lua cheia do mesmo equinócio, que também pode cair em um domingo e coincidir com a festa cristã.

Confira ovos de Páscoa para todos os bolsos

Apesar de acontecerem na mesma época, há diferenças entre as duas celebrações. A palavra páscoa (“Pessach” em hebraico) significa passagem. Para os cristãos, representa a ressurreição de Cristo no terceiro dia seguinte a sua crucificação, que aconteceu na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão.

Já para os judeus, “Pessach” representa a travessia dos hebreus pelo Mar Vemelho que, liderados por Moisés, fugiam da escravidão do Egito rumo à Terra Prometida. A festa cristã recebeu o nome da celebração judaica por ter acontecido no início de um “Pessach”. No judaísmo, a festa dura de sete a oito dias.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário