A implantação de um novo sistema de cobranças na Coelba é uma das questões levantadas pelo Ministério Público (MP-BA) para os casos de supostas cobranças abusivas nas recentes faturas dos consumidores baianos. “Precisamos saber da Coelba o real motivo do erro porque não temos mais dúvidas de que ele ocorreu. A mudança nesse sistema é uma das hipóteses em que trabalhamos na investigação”, afirmou o promotor Aurisvaldo Sampaio. A empresa nega que o sistema tenha interferido no valor das faturas. Em nota, a Coelba diz que o “sistema é mais moderno e amplamente utilizado por empresas dos mais diversos segmentos, não sendo atribuível à implantação do mesmo a recente elevação da conta registrada por alguns consumidores”. O sistema é o responsável por faturamento, arrecadação e cobrança. De acordo com o ouvidor municipal, Valdenor Cardoso, o novo sistema gerou problemas em outros estados. “Em São Paulo, por exemplo, essa mudança foi feita e os mesmos problemas ocorreram. E, para completar, a mudança sequer foi comunicada antecipadamente aos consumidores”, destacou. A Coelba informou que o sistema foi implantado há dois meses. Informações do Correio.
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