sábado, 20 de março de 2010

CACHOEIRA/BA: ALUNOS DO PRÓJOVEM APRENDEM A FALAR INGLÊS NO POLYCENTER



O ProJovem, programa de inclusão social do governo federal, administrado em Cachoeira pela Secretaria Municipal da Ação Social, entre as qualificações com que busca instruir jovens na faixa etária dos 12 a 17 anos, preparando-os  ao mercado de trabalho, em posições que requerem habilitações específicas e domínio de idiomas,  a secretária Adriana Silva instruiu a inclusão de 10 jovens procedentes de pais beneficiários do Bolsa Família, para aprenderem a falar Inglês no Instituto de Idiomas Polycenter.
A parceria foi devidamente estabelecida e os jovens já estão em plena atividade de aquisição da nova língua cujo domínio lhes abrirá portas para ocupar cargos de reconhecida importância e operacionalidade no campo empresarial, especialmente na área do turismo.

No Polycenter
Em ambiente confortável, climatizado, devidamente aparelhado com equipamentos didáticos e eletrônicos de precisão, tem-se a seguir visual resumido da atmosfera de aulas ministradas pelo jovem professor Leandro Aragão dos Anjos, formado em Inglês pelo Polycenter, universitário do curso superior de Gestão Pública da UFRB



Leia mais sobre o Programa PróJovem

Apresentação

Investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil. Com essa perspectiva, em 2005, o governo federal lançou a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem. A iniciativa mostrou resultados importantes e promissores, indicando a propriedade de se ampliarem, reforçarem e integrarem ações voltadas para a juventude que se desenvolviam em diferentes ministérios. Para articular essa experiência acumulada em um programa integrado, constituiu-se, no início de 2007, o grupo de trabalho GT Juventude, que reuniu representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Casa Civil e dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social, do Trabalho e Emprego, da Cultura, do Esporte e do Planejamento. Os resultados do GT Juventude indicaram caminhos para a realização do propósito da Presidência da República de promover um programa amplo e diversificado de inclusão social dos jovens brasileiros, lançando-se o ProJovem Integrado, que se articula por duas noções básicas: a) OPORTUNIDADES para todos; b) DIREITOS universalmente assegurados.Em conjunto, essas noções propiciam que o jovem se torne protagonista de sua inclusão social, na perspectiva da cidadania. ProJovem Integrado O ProJovem Integrado compreende quatro modalidades: • ProJovem Adolescente, que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos. • ProJovem Urbano, que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Constitui uma reformulação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens. • ProJovem Campo, que busca fortalecer e ampliar o acesso e a permanência dos jovens agricultores familiares no sistema educacional, promovendo elevação da escolaridade - com a conclusão do ensino fundamental - qualificação e formação profissional, como via para o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. Valendo-se do regime de alternância dos ciclos agrícolas, reorganiza o programa Saberes da Terra.• ProJovem Trabalhador, que unifica os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica, visando à preparação dos jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.

 Prof. Pedro Borges explica que vai estender para além da sala de aula, num privacy que está sendo instalado na sede do Polycenter, a prática intensiva da língua Inglesa através de computadores em cabines individuais.

Um comentário:

  1. Este Programa tem mudado a vida de milhares de jovens no Brasil. Tem norteado uma geração de jovens responsáveis, comprometidos com a honra e a conquista de conhecimentos. Parabéns, a Cachoeira pela iniciativa.

    ResponderExcluir