Com a leitura da mensagem do governador Jaques Wagner, um balanço de sua gestão em 2009 e o anúncio de metas para 2010, serão abertos, quinta-feira (18) pós-carnaval, os trabalhos da Assembleia Legislativa.
A cerimônia terá início na rampa de acesso ao edifício-sede da AL, por volta das 9h15, com a formação da Guarda de Honra e da banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.
Ainda na rampa, as autoridades serão recepcionadas pelo presidente da AL, deputado Marcelo Nilo. Por volta das 10h, o governador chega ao local, onde receberá saudação da banda e será conduzido pelo presidente até o Salão Nobre da Assembleia Legislativa.
Depois, o presidente dirige-se ao plenário para abrir a 4º sessão legislativa da 16º legislatura, quando anuncia a presença do governador e designa uma comissão de deputados para conduzi-lo ao plenário da Casa Parlamentar.
Após a execução do Hino Nacional pela banda Maestro Wanderley, o governador inicia a leitura da mensagem. Depois da mensagem do governador, o presidente da AL fará o discurso de encerramento da sessão solene.
Logo no início da legislatura, os deputados terão muito trabalho com projetos importantes para votar. Para o vice-líder da bancada de governo, deputado Álvaro Gomes (PC do B), as lideranças devem se reunir para discutir uma agenda de votação de forma que as eleições deste ano (muitos parlamentares serão candidatos à reeleição) não atrapalhem o funcionamento da Casa Legislativa.
O líder da oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM), observou que, em 2010, a AL tem projetos de grande importância para discutir. Entre eles, destacou o projeto de privatização dos cartórios e os reajustes dos policiais militares e de juízes.

Alberto Freitas

Coord. Redação/Jornalismo
Agecom