SALVADOR/BA:
Prof. Pedro Borges é cidadão soteropolitano
Prof. Pedro Borges discursando na Câmara Municipal da Cidade do Salvador ao receber o Título de Cidadão Soteropolitano
Por Palloma Braga: No dia 27/11/09, Prof. Pedro Borges dos Anjos foi homenageado com o Título de Cidadão Soteropolitano. A solenidade aconteceu no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza, com a presença de familiares, inúmeros amigos, companheiros cachoeiranos do Rotary e da Maçonaria e vereadores.
Com a palavra, o vereador Dr. Alan Castro Dayube, autor da Resolução, iniciou a cerimônia fazendo um breve histórico dos trabalhos realizados pelo Prof. Pedro Borges na Prefeitura de Salvador quando era prefeito o ex senador Antônio Carlos Magalhães e também relatou a importância de Pedro Borges enquanto professor de línguas estrangeiras, destacando personalidades soteropolitanas que já estudaram com ele dentre as quais estão Arlete Maron de Magalhães, esposa de ACM.
Logo após, também franqueou a palavra o ex-vice-prefeito de Cachoeira, Antônio Carlos Gomes, que complementou com informações sobre a vida do professor e falou sobre a sua relação com o mesmo. Carlos Gomes ainda diz ter aprendido muito com o estilo de vida e caráter de Pedro Borges, que para ele é um paradigma a ser seguido. “Por isso eu felicito o vereador Alan Castro Dayube porque ele foi muito feliz em escolher o Prof. Pedro Borges para receber a maior honraria que uma cidade pode dar a uma pessoa, a de reconhecê-lo como cidadão honorário”, acrescentando Carlos Gomes ainda mais que quando exerceu o mandato de vereador em sua terra natal, a Cidade Histórica e monumento Nacional, foi o autor da resolução que concedeu ao homenageado o Titulo de Cidadão Cachoeirano.
Em seu discurso, o Prof. Pedro Borges fez questão de agradecer a familiares, amigos e principalmente a Deus expressando a sua fé e gratidão orando o Salmo 23 na língua Hebraica. “Esse discurso é o discurso da gratidão”, enfatizou.
HISTÓRICO - Nascido na zona rural do município de Antonio Cardoso/BA, o professor Pedro Borges aprendeu as primeiras letras com a sua mãe, dona Ovídia Borges dos Anjos, que era professora leiga naquela região. Para dar continuidade aos seus estudos mudou-se para a cidade de Conceição da Feira onde fez as séries seguintes do curso primário. Em seguida, foi encaminhado para a cidade de Cachoeira, com apenas nove anos de idade. Nesta cidade concluiu seus estudos e construiu família.
Habilitado na língua Inglesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Federal de Alagoas, Prof. Pedro Borges continuou estudando e começou a escrever uma história que o levaria a ser conhecido como um dos mais renomados professores em línguas estrangeiras. Prosseguiu seus estudos nos Estados Unidos, em nível de mestrado em língua Inglesa , onde foi também professor de língua Portuguesa nos Projetos do Corpo da Paz para o Brasil, integrando o corpo docente da Escola de Treinamento Internacional, no Estado de Vermont. Ao retornar dos Estados Unidos, foi contratado pelo Instituto de Idiomas Yazigi, unidade do Largo da Graça No. 08, onde conquistou fama como um dos mais qualificados professores da Instituição.
Neste período trabalhou no gabinete do então prefeito Antonio Carlos Magalhães que o contratou para ministrar-lhe aulas de Inglês em seu gabinete e colocou o seu cargo de professor da Rede Estadual de Ensino à disposição da Casa Civil do Prefeito. Em 1971 voltou a trabalhar com ACM quando este assumiu o governo da Bahia. O professor ficou à disposição do Gabinete do Governador e teve atuação destacada no cerimonial da Casa Civil em diversas solenidades em que foi intérprete oficial, falando em Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, em audiências de autoridades estrangeiras com o Chefe do Executivo Baiano. Em 1974, o Prof. Pedro Borges dos Anjos instalou o centro de ensino de línguas, em Salvador – o Instituto de Idiomas Polycenter. A partir de 1980, ingressou e concluiu o curso superior de Teologia, no grau de Bacharel, em seguida, estudou por 7 anos para produzir e defender a tese cuja aprovação conferiu-lhe o grau de Doutor em Hermenêutica e Línguas Originais das Escrituras Sagradas. Durante 3 anos, o Prof. Pedro Borges estudou árabe corânico no Centro Islâmico da Bahia, incorporando o idioma ao domínio que tem de outras da línguas como Latim, Grego e Hebraico, que na sua visão contribuem fortemente com o entendimento mais perfeito de textos originais da Bíblia.
Atualmente, mantém suas atividades empresariais com o seu Instituto de Idiomas Polycenter e como editor do Jornal O Guarany. Além de ser titular de cadeiras de línguas e disciplinas relacionadas com a comunicação na Faculdade de Ciências Educacionais, FACE, nos pólos de Muritiba, São Felipe, e professor do Seminário Batista Betel de Cruz das Almas, no curso de formação de bacharéis em Teologia.
*Palloma Braga, jornalista, graduada pelo Centro de Artes Humanidades e Letras da UFRB, campus da Cachoeira/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário