Governador do Estado pode disputar uma das duas vagas com José Alencar e Itamar Franco
Wanderley Preite Sobrinho, do R7
Foto por Agência Brasil - 29.09.2009Pré-candidatura em imagensAécio deve enfrentar dois mineiros de peso: Itamar e Alencar
- Se tem alguma vaga garantida, para mim é a do José Alencar. O Aécio não sai como favorito porque terá de disputar com um vice-presidente e com um ex-presidente. Em Minas, a dimensão não é local, é nacional.
A entrada desses caciques na briga deve desestimular a candidatura ao Senado do ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), que pode optar por disputar o governo do Estado, onde a briga também promete.
Antes de encampar essa candidatura, o PMDB vai ter de decidir se o apoia ou dá suporte ao PT mineiro, que também está longe de um consenso. É que o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, quer ser governador tanto quando seu rival no PT, o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
Eucimara aposta no ex-prefeito porque “ele controla o diretório municipal, enquanto o Patrus é mais forte no interior”:
- O Patrus é favorito, mas nenhum dos dois apoiaria uma aliança com o PMDB.
O cientista político Malco Braga Camargos – da PUC de Minas – defende prévias no PT porque a falta delas rachou o partido nas eleições municipais do ano passado: - Acho uma loucura o partido não fazer uma prévia.
Eles avaliam que unidade é a única palavra que não será pronunciada na campanha mineira em 2010, e que nem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tentar interferir porque sabe que nem ele pode unificar o discurso, segundo Eucimara.
- O PMDB sai apoiando Dilma [Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil] nacionalmente, mas será difícil controlá-lo no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário