Um analista de tecnologia de informação reparou no óbvio e simples: as pessoas se interessam em saber quem morreu. A partir daí, ele montou um site e – acredite – ganha dinheiro com isso
Fernando Tucori, do R7
Foto por Acervo pessoal - Alex Moreira Lima
É preciso ser vivo para sacar que a morte é fonte de lucro, como fez Alex Moreira Lima
***. Alex Moreira Lima usa o exemplo da morte de Michael Jackson para resumir o que o inspirou a montar um site chamado “QuemMorreu”. Logo no primeiro dia em que foi ao ar, o site trouxe uma matéria especial lembrando a morte de Ayrton Senna, com vídeos e fotos.O QuemMorreu já está há um ano no ar e recebe um número surpreendente de visitantes diários, que vão em busca de notícias não apenas sobre famosos que morreram. Se a morte é democrática, o QuemMorreu também é. Pra fazer parte do acervo de 2.409 mortos do site, basta morrer.A idéia de Alex veio de uma motivação comercial. Não tem mau gosto e nem nada doentio. Ele trata os mortos com respeito e faz homenagens a mortos conhecidos. O que ele reparou é que havia um filão não explorado.- Eu observei que, quando uma pessoa morre, isso gera uma audiência na internet. Foi o tipo de coisa que ninguém teve idéia de criar e eu criei foi pensando em ganhar dinheiro, diz Alex. O “QuemMorreu” não é a única empreitada de Alex na internet. Tampouco é a mais lucrativa. Ele começou a fazer sites na época em que trabalhava como analista em uma empresa de telecomunicações. Aos poucos, ele foi percebendo que seus projetos pessoais davam mais dinheiro que seu trabalho convencional. Alex criou sites com fotos de mulheres, com notícias de celebridade e, com eles, gasta a maior parte do seu tempo e ganha a maior parte da sua grana. Na atualização do QuemMorreu, Alex gasta pouco mais que uma hora diária. - Tem mês que é tão bom que eu consigo tirar coisa de uns 15 mil reais, às vezes 10 mil. Isso no geral, com todos os sites. Com o QuemMorreu, as coisas ainda estão mais devagar, mas dá pra tirar mil reais por mês. Tem todo tipo de anunciante, desde eletrônicos até coroas de flores e artefatos pra enterros e velórios. A intenção do QuemMorreu é, sobretudo, informar. Pra isso, Alex pensa até em fazer um curso de jornalismo. Segundo ele, este é o caminho que todos os grandes jornalistas estão seguindo, justamente por terem percebido que dá pra viver da receita que os anúncios geram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário