domingo, 8 de novembro de 2009

MAÇONARIA FEMININA: ESTAMOS NA CONTRAMÃO A HISTÓRIA?


Símbolos da Maçonaria: Esquadro e Compasso"Quando formardes os dois um,
e o interno como o externo,
e o alto como o baixo,
a fim de fazer o macho
e a fêmea em um só,
para que o macho não se faça macho,
e a fêmea não se faça fêmea,
ingressareis então no reino".
(dito 23 do Evangelho segundo São Tomás)



Esta senhora se chamava Elizabeth Aldworth. Observe que ela usa trajes maçônicos. Note a postura e o que há sobre o livro que ela aponta. Sua iniciação se deu em 1712 na Lodge No44 em Doneraile Court (Inglaterra).
Gravura retratando a primeira mulher na maçonariaAbaixo vemos um retrato de Maria Deraismes, uma feminista francesa, co-fundadora da Respeitável Loja Le Droit Humain, (Maçonaria Mista), em Paris - 1893.As mulheres maçons da imagem seguinte estão prontas para a Consagração de Templo exclusivamente feminino St. Ermins (Westminster, EUA). A foto é do dia 26 de Setembro de 1933. A Grão Mestre Elizabeth Boswell-Reid é a quarta mulher da direita para a esquerda.
Consagraçao de Templo Maçônico para MulheresMulheres não participam da Maçonaria?

A participação das mulheres na maçonaria é muito pouco conhecida por historiadores de nossa época, tendo em vista as dificuldades interpostas, dentre as quais a destruição de uma grande parte dos documentos que comprovavam tais fatos; os próprios maçons de lojas exclusivamente masculinas, resistiam e ainda resistem a idéia de que as mulheres possam fazer parte da sociedade maçônica. Agora, responda: será que as mulheres da fotografia abaixo estão reunidas para um desfile de moda? (Clique sobre a imagem e ela se ampliará muito, abrindo em uma nova janela).A senhora na “cadeira” de Salomão da foto seguinte é Brenda Taylor a Grão Mestre da Order of Women Freemasons ou Ordem das Mulheres Maçons. (Imagem de 2007).
Grão Mestre da Maçonaria de MulheresPara os interessados no tema, recomenda-se a leitura de "A Mulher na Maçonaria: Desde O Século Xvii Até Nossos Dias", de autoria de Esteva Maria Krinski.

4 comentários:

  1. Professor Pedro Borges:
    Há muitos anos venho pesquisando a participação da Mulher na Maçonaria. Ela está presente desde 4000 anos a.C. nos Antigos Misterios, depois nas Guildas e posteriormente na Maçonaria. A Mulher foi retirada da Ordem pelo presbitero James Anderson , em 1717 e até hoje, num Pais que se diz democrático alguns maçons preconceituosos e discriminadores não conseguem conviver com a ideia de participar lado a lado com a mulher, nos trabalhos Maçonicos. Mas as Lojas Femininas e Mistas estão em todo o mundo, principalmente no Brasil.
    Fraternalmente,
    Nely Morato Ferreira - Loja Maçonica Lírio do Vale - Ipatinga - MG

    ResponderExcluir
  2. André Santiago Barreto, MM/Porto Alegre/RS:
    É preciso que a Maçonaria brasileira aprenda a ser democrática e verdadeiramente fraterna. A exclusão da mulher da Ordem Maçônica é uma discriminação que desfigura a Carta Magna da Nação Brasileira. Li, há pouco tempo, na Internet, brilhante artigo do Prof. Pedro Borges, com o título "Minha visão da Maçonaria no século XXI inclui a iniciação de mulheres". Ele chama a atençao de maçons resistentes e refratários, embora poucos, mas que impedem a determinação de medidas para operar a adpatação do Landmark, ou até mesmo extingui-lo da estrutura da Ordem Maçônica, aquele que impede a iniciação de mulheres. Concordo com o professor Pedro Borges e com Nely Morato Ferreira, estudioso do assunto, há muito tempo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o professor Pedro Borges, A mulher poderá e tem condições de ingressar na maçonaria. E por falar nisso estou muito enteressada. Poderá me dizer se em Brasilia tem Maçonaria Feminina? Aguardo endereços no meu e-mail. ciceramqueiroz@hotmail.com. Desde já obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir