segunda-feira, 30 de novembro de 2009

HONDURAS JÁ TEM NOVO PRESIDENTE ELEITO: Resultados oficiais confirmam vitória de opositor em Honduras

Porfirio Sosa é do Partido Nacional, rival do Partido Liberal, de Zelaya e Micheletti
do R7, com agências
EFEFoto por EFE
Acompanhado de militantes, Porfirio Lobo Sosa (azul) saúda eleitores em Honduras; candidato é o virtual presidente eleito

O candidato conservador Porfirio Lobo Sosa é o novo presidente eleito de Honduras, de acordo com os primeiros resultados oficiais. Com cerca de dois terços das urnas apuradas, Sosa conquistou 52% do total de votos, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) hondurenho.
Em segundo lugar ficou o candidato do Partido Liberal, Elvin Ernesto Santos, com 36% do total de votos apurados. Santos reconheceu a derrota na noite de domingo, em Honduras (madrugada desta segunda-feira, no Brasil).
As pesquisas de boca-de-urna apontavam Lobo Sosa com 55,46% dos votos, contra 39,19% de Elvin Ernesto Santos.
O Partido Nacional, de Sosa, é o tradicional rival do Partido Liberal, de Zelaya e também do líder golpista Micheletti.
Enquanto deposto e golpista brigavam pelo poder, Porfirio Lobo Sosa ficou quieto. Não apoiou Micheletti, mas também não saiu em defesa de Zelaya.
O virtual presidente eleito é um dos maiores fazendeiros do país, cuja economia é essencialmente agrícola e tem como principal produto de exportação a banana, junto com o café. Sosa estudou administração nos Estados Unidos e ciência política na Rússia. Ex-presidente do Congresso, teve em sua campanha um slogan parecido com o que levou Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos: "Mudança já".

Nenhum comentário:

Postar um comentário