sábado, 31 de outubro de 2009

INTERNACIONAL: DEMOCRATA PRESSIONA PARA LIBERAR LOGO EMBAIXADOR PARA O BRASIL

Parlamentar Eliot Engel é presidente do comitê do Congresso americano para América Latina
Dayanne Mikevis, do R7
Edgard Garrido/ReutersFoto por Edgard Garrido/Reuters
Thommas Shannon cumprimenta um dos partidários de Manuel Zelaya na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. Diplomata deve se tornar próximo embaixador dos EUA no Brasil se DeMint ceder no Senado americano.
***. O representante democrata Eliot Engel (equivalente a um deputado aqui), que é presidente do comitê parlamentar americano para a América Latina, pediu a seus colegas que destravem o nome de Thomas Shannon para se tornar embaixador do Brasil. Engel fez seu apelo citando o senador republicano John De Mint, que “segura” a aprovação do nome, enquanto os EUA ficam, em entremo, sem o representante máximo de sua diplomacia no Brasil. Shannon foi mediador do acordo anunciado na noite desta quinta-feira (sexta-feira no horário de Brasília) entre o governo de fato conduzido por Roberto Micheletti em Honduras e o presidente deposto do país, Manuel Zelaya. O diplomata foi indicado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para assumir o cargo de embaixador no Brasil no final de maio deste ano, mas o tema está “emperrado” no Congresso americano desde então. O senador republicano Jim DeMint colocou que a aprovação de Shannon estaria condicionada ao reconhecimento das eleições hondurenhas, que se realizam em 29 de novembro, mesmo se fossem conduzidas pelo governo de fato.
Agora, com um movimento diplomático preciso do diplomata, que é atualmente subsecretário dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Engel começou a engrossar o coro da bancada democrata pedindo a aprovação do diplomata: - Com a comunidade interamericana agora olhando para as eleições de 29 de novembro, eu peço que o senador Jim DeMint libere as excelentes indicações do presidente Obama para Arturo Valenzuela e para Tom Shannon como assistente da Secretaria de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental e como embaixador do Brasil, respectivamente. Não podemos adiar mais. Agora mais do que nunca o hemisfério precisa destes dois indivíduos notáveis em seus lugares. Engel também pediu a que a Organização dos Estados Americanos (OEA) coloque um time de observadores internacionais para acompanhar as eleições hondurenhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário