quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O padre Sebastião Heber nas faixas da Irmandade da Boa Morte

Comentário de José Carlos Mota:
Prossegue repercutindo nos sucessivos comentários na cidade da Cachoeira, as faixas com que a alta direção da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte busca denegrir a imagem moral do padre Sebastião Heber, com expressões grosseiras, em faixas fixadas na fachada principal da capela e do palacete sede da Confraria.
O padre Sebastião Heber Vieira Costa é professor adjunto de Antropologia da UNEB, da Faculdade 2 de Julho e da Cairu. É membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, da Academia Mater Salvatoris. É sócio da Associação Nacional de Interpretação do Patrimônio e efetivo do Instituto Genealógico. É especialista renomado em religiões de raízes africanas. Autor de vasta obra, com diversos livros publicados, o nome do padre Sebastião Heber consta da relação dos mais destacados intelectuais brasileiros. Cidadão honorário da Cachoeira e de inúmeros outros municípios baianos, inclusive da cidade do Salvador. A grosseria exposta nas faixas da Irmandade da Boa Morte contra a honra do padre Sebastião gerou desconforto e ampla reprovação da comunidade e de quantos a leram. O comentário de reprovação ao infame gesto é unânime.

Dizeres que constam nas faixas - Primeira faixa: Sebastião Héber, a diocese da Bahia nos disse: você não é padre, não o queremos nesta Capela, vá celebrar nos Quintos do Inferno, seu Satanás. Segunda faixa: Sebastião Heber escreveu 3 edições do livro fuleiro com o nome da Irmandade da Boa Morte. Vende ediz que é para nos ajudar. Mentiroso, ludibriador. Vamos à Justiça. Aguarde! Terceira faixa:A Justiça de Cachoeira vai mandar um catecismo para você. Aprenda a rezar! Axé.



Um comentário:

  1. Samira Serra comenta: Li as mensagens mal-educadas contra a honra do Padre Sebastião Heber expostas na fachada do prédio da Irmandade.Aliás, todas as faixas o insultam.Na minha visão, é também um gesto que desfigura a imagem que se tem das irmãs da Boa Morte.Da cidade também! A comunidade deve estar se sentido ofendida com tamanha agressão. Afinal de contas, Cachoeira é tida como uma cidade de gente civilizada.

    ResponderExcluir