sábado, 22 de agosto de 2009

Moradores da Opalma querem títulos de suas terras

Ocupantes das terras pertencentes à fábrica de azeite de dendê, desativada há anos, em reunião pública com o prefeito Tato Pereira, pediram que o chefe do Executivo da Cachoeira interceda junto aos proprietários para que regularizem a ocupação, com a emissão de títulos, tornando-os seus legítimos proprietários. Moradores que vivem do que plantam, do que produzem e colhem nas terras da Opalma, reivindicaram assistência técnica moderna e máquinas para a preparação, capinagem e aragem do solo com que se possa assegurar êxito ao plantio que fazem na região, até agora feito de forma muito primária, reconhecidamente rudimentar.
Entre as prioridades, a comunidade incluiu a implantação de uma fábrica de polpas de frutas com a finalidade aproveitar a mão de obra local, gerando ocupação, emprego e renda na região. Os moradores querem também que o prefeito contemple a comunidade estudantil da Opalma com a instalação do Ensino Fundamental II e a urbanização da praça do Posto de Saúde da Família. O prefeito assegurou que as reivindicações serão incorporadas ao seu plano de ações de desenvolvimento sustentável do município, garantindo a sua materialização, adiantando que o projeto inclui a recuperação da estrada que liga o Povoado da Opalma ao Alto do Camelo, cujas obras já estão em plena execução. O prefeito disse também a comunidade receberá uma ambulância integralmente nova dentro de pouco tempo.
Além de sede, o prefeito está se deslocando com integrantes do 1º. escalão de sua administração para ouvir moradores da comunidade rural, nos Povoados que integram a municipalidade, com a finalidade de receber as reivindicações de acordo com a vontade dos próprios habitantes. O plano do prefeito Tato Pereira inclui a formação do Conselho Popular Comunitário da Cachoeira para acompanhar a execução do projeto de desenvolvimento acima mencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário