quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Festa da Nossa Senhora da Boa Morte agita Cachoeira

Foto:googleimagens

Por Taísa Silveira

Começa no dia 12/08/2009, umas das festas religiosas mais esperadas na Bahia: A Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Tradição milenar, a Irmandade da Boa Morte, é composta por uma confraria de irmãs adeptas do culto religioso Candomblé, mas que também cultua a santa católica Nossa Senhora da Boa Morte.
A festa atrai inúmeros turistas do mundo inteiro, que fascinam-se com a exuberância e a magia do axé das irmãs baianas. Vestidas com indumentárias exóticas, ora ornamentadas de jóias, e muito ouro, ora de branco demonstrando seu luto – o luto no Candomblé é simbolizado pela cor branca, e não pelo negro, como na fé católica- pela irmã falecida, as irmãs da Irmandade da Boa Morte inspiram magia e mistério.
A programação apesar de ter cunho fortemente católico, também conta com a parte profana, onde o samba de roda toma conta das ruas principais de Cachoeira, embalando estrangeiros a nativos.
Para quem nunca foi, vale muito à pena, não só pela demonstração abnegada e fervorosa de fé das irmãs – todas idosas, com 60, 70, algumas com mais de 90 anos, como a yalorishah Maria Cândida, a Mãe Filhinha, que já completou 105, e permance com integral lucidez participando de todo o cerimonial da Festa,mas ainda pela energia contagiante de espiritualidade que Cachoeira emana nesses 5 dias da festa.


Para ler a matéria completa e mais sobre o assunto, acesse www.peloviesdajanela.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário