domingo, 21 de junho de 2009

Carta aberta ao Governador Jacques Wagner

Ilustre Governador,
Antes de qualquer coisa receba meus cumprimentos pelas iniciativas que contemplam aos meus irmãos cachoeiranos e a minha amada terra com que V.Exa. gera possibilidades de desenvolvimento para esta histórica comunidade. Poderia neste dia especial, nossa Data Magna, exaltá-lo governador, entretanto em meu perfil não cabe a prática do puxa-saquismo. Tenho princípios. Sou independente e acredito nos meus ideais. Sendo assim, esta carta nada mais é que a expressão do reconhecimento do que o governo de V.Exa tem feito, reconhecimento que vai acompanhado de uma enorme lista de cobranças e minha visão sobre posturas que comprometem a materialização de ações que correspondam à inteligência administrativa do governo no século em que vivemos. Encabeça minha lista de cobranças, uma maior disposição por parte do governo em relação à Segurança Publica em nosso município. Urge que a Cidade Histórica e Monumento Nacional, berço de ilustres figuras de outrora e de importantes valores da atualidade, tendo em vista o crescimento populacional com a vinda de inúmeros universitários para estudar no campus da UFRB, tenha uma Segurança Publica mais forte, mais equipada, mais operante.
Cachoeira é digna de uma Segurança Publica exemplar, eficiente. Completa e bem estruturada. Foi-se o tempo de delegacias com formato padrão nas cidades do interior baiano. Foi-se o tempo de viaturas quebradas, sem pneus ou sem combustível. Foi-se o tempo de policias dentro das delegacias ou dos pelotões.
Cachoeira merece e tem que ter a melhor e a mais bem estruturada Segurança Pública do nosso Estado, com que o governo de V.Exa. possa contemplar a segurança dos cidadãos, assim como os inestimáveis valores que integram o seu patrimônio. É desta forma que políticos honrados, como V.Exa., quebram tabus. Acredito que não preciso enumerar para o ilustre governador os motivos pelo quais ora faço estas reivindicações, mesmo porque tenho absoluta certeza que V.Exa. tem conhecimento de todos eles.
Certamente os aliados de V.Exa. da minha terra esnobarão estas justas reivindicações. Alguns afirmarão que o seu governo já fez algo nesse sentido, entretanto em se tratando da minha terra, o que foi feito é muito pouco. Cachoeira é muito mais do que Porto Seguro. Muito mais do que Vera Cruz. É a sua história e seus permanentes valores que revelam isto. É o seu povo que comprova isto.
Contemple, ilustre governador, a beleza do nosso Rio Paraguaçu. A grandiosidade da arquitetura da nossa Estação Ferroviária, da Ponte Dom Pedro II, das nossas igrejas, das nossas praças e ruas. Urge ampliar, governador, a diversidade da nossa cultura, embora reconheça os valores e a reparação que o Estado deve à cultura afro-brasileira. Reflita, sinta, entenda a perseverança do nosso comércio. Sinta a importância dos nossos profissionais e dos nossos artistas anônimos e conhecidos. Reconheça-se a força da tradição do candomblé, mas urge não ignorar os valores culturais e da fé de irmãos católicos e dos segmentos evangélicos que cultuam Cristo, conforme a capacidade de raciocínio de cada um. Não é justo que se concentrem planos e investimentos destinados apenas a um único segmento.Viva as razões e emoções de nossa vida, da vida dos nossos irmãos cachoeiranos e sinta nossa diferença. Verá, ilustre governador, que ainda somos um povo guerreiro, batalhador e que permanece crendo no olhar do governante sério e de ampla visão.
O segundo item da minha lista de cobranças, não menos importante que o primeiro, é a promoção permanente do nosso turismo. É evidente que não preciso mostrar através de gráficos, porque creio que V.Exa. os tem.
Quando falo promoção permanente do turismo, não me refiro às ajudas financeiras ou contribuições para nossas festas populares. O que penso vai muito além. No meu entender, tem que haver princípio, meio, mas não o fim. É algo que devemos trocar - o fim pela permanência.
Cachoeira carece de iniciativas, ações, investimentos permanentes, mais democráticos, destituídos de burocracias para que possam alcançar a todos os investidores, do mais simples ao médio, ao mais opulento. O título de Cidade Histórica e Monumento Nacional só brilha com especial destaque nas comemorações da Data Magna – ainda mais agora, com a transferência da capital do Estado, todos os anos no dia 25 de Junho. Este brilhantismo deveria ser permanente.
Para finalizar, sei de onde V.Exa vem, sei de quanto o senhor é capaz, caso contrario, não perderia tempo para fazer-lhe uma Carta Aberta pleiteando ações e investimentos que muito contribuirão para o desenvolvimento da Cachoeira e de poderosa importância para a carreira política de um cidadão do seu mérito e caráter.

V.Exa. sabe que a burocracia sempre anda na contra mão do desenvolvimento, que a soberba, espírito de vingança e insensatez de alguns assessores do alto escalão, secretários, procuradores jurídicos, emissores de pareceres recheados de argumentos injustos, também aliados inescrupulosos, impedem que o governo se desenvolva, e o Chefe do Executivo corrija injustiças, dirija investimentos para onde devem ser destinados. Por conta dessa postura infame, Cachoeira sofreu evidente declínio econômico, educacional, forçando muitos de seus filhos a saírem da terra máter para ganhar a vida em outras paragens. Por conta disso, reconhecidos valores da comunidade da Cachoeira e em inúmeros municípios que integram o Estado foram massacrados com punições máximas, demissões injustas, etc. e o governo de V.Exa. vem ignorando pleitos justos e de reconhecidos direitos dos cidadãos, sequer permite proceder a uma revisão em processos com que possa fazer concessões, deferir aposentadorias, expedir simples certidões de tempo de serviço, proceder a reintegrações de ex-servidores demitidos por razões obscuras, para satisfazer o espírito da vingança política.

Anseio, diante da visão que tenho do caráter de V.Exa., que o senhor rompa com os impostores, com a impostura, que exclua a burocracia e os soberbos, e que pessoalmente reconheça os nossos valores, reconheça a nossa importância e a importância que nossa TERRA tem para a Bahia e o Brasil.

Com a expressão do meu apreço, concluo.

Atenciosamente,


Luciano Borges
Bonatec Indústria e Comércio Ltda.
Diretor Financeiro do Jornal O GUARANY
Tel.: (011)2705-0922 Fax:(011) 2704-5515

Nenhum comentário:

Postar um comentário