A Irmandade hoje celebra o dia da Glória, o dia da assunção de Nossa Senhora, e sai às ruas de Cachoeira em procissão.
Foto: Joseane Vitena |
O dia da assunção de Nossa Senhora ao céu é o mais aguardado pelo público que acompanha as festividades em homenagem a Boa Morte, que acontece desde a última segunda-feira (13) em Cachoeira, no Recôncavo baiano.
Na manhã desta quarta-feira (15) na Igreja da Irmandade da Boa Morte foi celebrada uma missa e em seguida as irmãs da Boa Morte conduziram a procissão acompanhada de uma multidão.
Visitantes de várias partes do Brasil e de outros países assistem a essa manifestação, que coloca em evidência a cultura negra e o sincretismo religioso.
A confraria é uma organização religiosa secular com um forte significado étnico. Composta por mulheres negras, a Boa Morte é uma manifestação de cunho católico, que incorpora em seus rituais elementos profanos do candomblé.
Foto: Joseane Vitena |
Mudança da Programação - Após a morte da irmã Estelita, a Juiza Perpetua da Irmandade da Boa Morte, no último dia 05 de agosto, a programação da festa foi alterada e não haverá o tradicional samba de roda que acontece todos os anos após a Irmandade oferecer um farto banquete com feijoada, assados e saladas.
As festividades seguem até o dia 17 de agosto. Confira a programação:
16/08 (quinta-feira)
18h - A Irmandade oferece à população o tradicional escaldado, com diversos tipos de carnes, verduras, legumes, pirão.
17/08 (sexta-feira)
18h – Distribuição de caruru e mungunzá.
Por Joseane Vitena
A Festa que tem tradição, não é para ter só turistas e sim o povo da Cachoeira valorizando está bela festa. Parabenizo todas as irmãs desta Irmandade tão conhecida no mundo todo.
ResponderExcluir