quarta-feira, 17 de abril de 2013

Presidenta do Brasil leva 18 horas até cumprimentar

 Maduro pela vitória na Venezuela

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff cumprimentou Maduro pela eleição na Venezuela

Nota do Palácio do Planalto, expedida após as 18h desta segunda-feira, confirma o telefonema da presidenta Dilma Rousseff ao presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro. Dilma levou 18 horas, desde a divulgação da vitória de Maduro, por uma estreita margem de votos, sobre o candidato da ultradireita venezuelana, Henrique Capriles, que se recusa ainda a aceitar a derrota nas urnas. Coube ao chanceler brasileiro, Antonio Patriota, em um um tom mais diplomático, reconhecer o resultado das urnas, no país vizinho e, mesmo assim por volta das 16h.
– A Venezuela é um país membro do Mercosul. É nosso parceiro e a expectativa não poderia deixar de ser outra, senão prosseguirmos com um caminho de relações cada vez mais estreitas e profundas. Felicito o presidente Maduro por sua vitória. Reafirmamos nossa posição de seguirmos trabalhando muito estreitamente – disse Patriota, no final da tarde, após encontro com o chanceler da Guatemala, Luis Fernando Carrera.
Patriota segue em linha com nota expedida pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a qual apela à oposição venezuelana que respeite o resultado das eleições. O candidato de ultradireita, Henrique Capriles, exige a recontagem dos votos, em face do percentual obtido na contagem final dos votos, de 49,07% contra 50,66% de Maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário