Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

NA BAHIA

 
Sessão cinematográfica para ficar na história
Primeira exibição do Cine Theatro Cachoeirano após 20 anos emociona público

Prefeitura Municipal da Cachoeira's photo.
Com a exibição do filme, o Mágico e o Delegado, foi aberto na noite desta sexta-feira, 27, o Festival de Filmes Gravados em Cachoeira, marcando também a retomada das atividades do Cine Theatro Cachoeirano, após duas décadas desativado. Com cenas gravadas em Cachoeira e com alguns moradores da cidade como figurantes, o Mágico e o Delegado, do baiano Geraldo Coni Campos, de 1983, emocionou pessoas da platéia composta por pessoas de todas as idades, entre elas, antigos frequentadores do mais importante espaço cultural de Cachoeira, a exemplo do pintor Dante Lamartine, o advogado Wellington Figueiredo, a funcionária pública Ivone Lima. 

Prefeitura Municipal da Cachoeira's photo.
O escultor Fory, emocionado, assistiu ao filme ao lado filho João Maurício, de 23 anos, que quando nasceu, o Cine Theatro Cachoeirano, enfrentava o auge da decadência. “É uma alegria muito grande, estar aqui, ao lado do meu filho, nesse lugar que foi tão importante para toda minha geração, revendo este filme (O Mágico e o Delegado) que vi sendo gravado”, disse Fory. A funcionária pública Ivone Lima não se conteve e chorou quando entrou no foyer do Cine Theatro totalmente restaurado. “Gente, eu não estou acreditando no que estou vendo. Parece que voltei ao passado. O cheiro da pipoca, as pessoas circulando na praça tudo isso me faz relembrar a minha infância e a minha adolescência, aqui neste cinema”, contou emocionada.

O secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo disse que os 185 ingressos que foram distribuídos gratuitamente para o público se esgotaram em poucos minutos. Às 18h30min, as portas da sala de exibição foram abertas. O filme começou logo após, as falas do secretário de Cultura e Turismo, José Luiz Bernardo e do diretor do Cine Theatro Cachoeirano Samir Suzart. Ambos destacaram, a importância do equipamento que a população recebeu para a vida cultural da cidade e de toda a região do Recôncavo. Eles explicaram ao público como irá funcionar o espaço que tem capacidade para a realização de shows, espetáculos de dança e teatro, além da exibição de filmes. José Luiz fez questão de frisar que o Cine Theatro é um bem do povo. 

“Este patrimônio pertence ao povo, foi restaurado pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com a finalidade de proporcionar entretenimento, , cultura e conhecimento, democraticamente para todas as pessoas de todas classes sociais ”. A prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo é a responsável pelo do Cine Theatro Cachoeirano, graças ao convênio firmado com o IPHAN. O Cine Theatro Cachoeirano foi inaugurado em 1923, pelo empresário, dentista e político Cândido Elpídio Vaccarezza. Foi um dos primeiros cinemas do Bahia e do interior.

O Festival de Filmes Gravados em Cachoeira segue até domingo, com entrada franca. Confira a programação:

Sábado, dia 28, às 18h - O Diário de Naná,
do diretor Pascoal Samora; e às 20h o longa Besouro e no domingo, dia 29, às 10h da manhã, Festival de Animações para Crianças
( com produções nacionais)

16h - A exibição do filme Coronel Delmiro Gouveia,
do diretor Geraldo Sarno e às 18h - Cidade Baixa, de
João Daniel Tikhomiroffg.

A entrada é franca.
Retire o seu ingresso, uma hora antes das sessões na bilheteria da Cine Theatro Cachoeirano.

Prefeitura de Cachoeira
  Cidade Heroica e Monumento Nacional
Nosso Trabalho é Cuidar de Você!
Secretaria de Cultura e Turismo
e IPHAN

 Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário