Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EM SALVADOR/BAHIA: EXPOSIÇÃO





Últimos dias para conferir "Cores e Sabores" no Pelourinho

Para quem ainda não teve a oportunidade visitar, a exposição educativa de mosaico Cores e Sabores fica aberta somente até este domingo (13), no Museu de Cerâmica Udo Knoff, número 13 da Rua Frei Vicente, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS). A exposição é resultado do projeto de mesmo nome contemplado com R$ 34,7 mil do Fundo de Cultura através dos Editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria de Cultura do Estado (Secult).

O Cores e Sabores é um dos 72 projetos que promovem bens culturais baianos via editais do IPAC. Com os editais são produzidas iniciativas de educação patrimonial, livros, sites, CDs, DVDs, projetos arquitetônicos e obras de restauração. O Cores e Sabores promoveu oficinas estéticas a partir de técnicas de sensibilização sensorial.

A mostra no Pelourinho evidencia o processo das atividades com alunos, adolescentes e adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), exibindo arte em mosaico, feita pelos próprios alunos. As atividades ocorreram por cerca de seis meses no Centro de Formação e Acompanhamento Profissional da Apae, localizado ao lado da Casa Pia e Órfãos de São Joaquim – prédio originário do início do século 18, na Cidade Baixa da capital baiana.

Amanhã (10) às 14h30 os coordenadores da exposição realizam confraternização no Museu Udo com professores, museólogos, artistas e educadores. O encontro finaliza a participação dos alunos que durante três meses, receberam o público às sextas-feiras. Acontecem ainda visita guiada, apresentação de slides sobre o processo, memórias e depoimentos de alunos e professores. “Exibiremos imagens do processo educativo para relembrar todas as etapas do trabalho”, diz a arte-educadora Adelina Rebouças, proponente do projeto juntamente com o museólogo Afrânio Simões. A partir da próxima semana, a exposição irá para o setor educativo do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador.

As visitas ao Museu Udo acontecem até este domingo. Na sexta-feira, a visita é das 10h às 18h. Já no sábado e domingos será das 13h às 17h. A exposição conta com cerca de 90 peças feitas em mosaico, típicas da Feira de São Joaquim, como base nas atividades realizadas pelos alunos da Apae, localizada em frente à feira.

Ocorreram visitas guiadas à feira, contato com a diversidade cultural, oficinas, exibição de filmes e construção do blog http://feiradecoresesabores.blogspot.com. Mais informações sobre o projeto Cores e Sabores com a proponente Adelina Rebouças (9966-1635), ou no blog. Sobre os Editais do IPAC via telefones 3117-6491 e 3117-6492, ou endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com. Outros dados do IPAC no site www.ipac.ba.gov.br.

Fotos em ALTA DEFINIÇÃO no Flickr/SecultBA: http://www.flickr.com/photos/secultba/sets/72157628083814868/
Crédito Fotográfico obrigatório: Lei nº 9610/98

Assessoria de Comunicação IPAC – em 09.11.2011 – Jornalista responsável Geraldo Moniz (drt-ba 1498) – (71) 8731- 2641 Texto-base: estagiária Érica Teixeira – contatos: (71) 3117-6490, ascom.ipac@ipac.ba.gov.br – Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário