Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

CACHOEIRA/BAHIA

Prof. Francisco Sena, orador oficial da solenidade de 174 anos de elevação da Cachoeira à categoria de cidade, na sessão da Câmara Municipal

A sessão solene com a qual a Câmara Municipal comemora a efeméride da elevação da Cachoeira à categoria de cidade, todos os anos, teve neste ano de 2011, como orador oficial o Prof. Francisco Sena, filho de tradicional família cachoeirana, sobrinho-neto do saudoso ex-deputado cachoeirano Augusto Públio Pereira e trineto do saudoso jornalista Augusto Ferreira Mota, fundador e editor-chefe da fase inicial do Jornal O Guarany, que teve sua primeira edição no dia 04 de abril de 1877 e a última no dia 09 de fevereiro de 1888, dedicada exclusivamente à sua memória.

O Jornal O Guarany ressurgiu um século depois, recriado pelo Prof. Pedro Borges dos Anjos, seu atual editor-chefe, em duas versões: a diária, virtual pela internet, e a impressa, uma vez por mês, com que em meio a observâncias e inobservâncias, retoma a sua finalidade, fiel ao mesmo discurso jornalísitico perlocutório de sua fase inicial.

O Prof. Francisco Sena traçou, com reconhecido domínio, o perfil de personalidades da história da Cachoeira que lideraram e sustentaram movimentos pela independência de Pátria, além de buscar a preservação de suas qualificações arquitetônicas e culturais, valores que integram o patrimônio cultural da nação.

Inspirado na evidência soberana da eternidade da vida, no reconhecimento da existência que não cessa, o Prof. Pedro Borges dos Anjos ao receber do Prof. Francisco Sena cópia de um exemplar da última edição do Jornal O Guarany, em homenagem à memória do seu trisavô Augusto Ferreira Motta, presenteou-lhe também com um exemplar da fase atual do mencionado Jornal, cuja edição circulou naquele mesmo dia 13 nos lares cachoeiranos integrando as solenidades de aniversário de 174 anos da elevação da Cachoeira à categoria de cidade.

Comente esta notícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário