domingo, 6 de dezembro de 2009

ENEM: Ética foi o tema cobrado na redação

Grande assunto na parte de português foi a arte; R7 vai trazer correção da prova
Ingrid Tavares, do R7
Julia Chequer/R7Foto por Julia Chequer/R7
Veja galeria de fotos da provaAluna aguarda para começar prova do Enem

 A ética foi o tema da redação cobrada dos alunos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (6). Candidatos deveriam escrever uma dissertação levando em conta, além do tema, questões como honestidade e corrupção. Três excertos serviam de apoio para o estudante na hora de fazer a redação. O primeiro era uma charge que mostrava um personagem que só convivia com pessoas honestas e, por isso, era solitário.
O segundo trazia trecho de uma reportagem sobre a inação da sociedade diante de problemas éticos, e como essa passividade causa um sentimento de culpa.
A corrupção na política era o assunto abordado no terceiro excerto. Os trechos ajudaram muito na hora de resolver a redação, afirma Henrique de Pinho, 16, que está prestando o Enem como treineiro:
- Quem não sabia o tema da ética não iria ficar tão perdido e saberia resolver, porque os textos ajudavam. O R7 vai trazer a correção da prova do Enem neste domingo (6), após o término do exame.
A estudante Julia Tacano, que tenta vaga no curso de Nutrição na USP (Universidade de São Paulo), desistiu de fazer a redação para não perder tempo na prova. O Enem não vale mais pontos para o vestibular da universidade:
- Pulei a redação porque estou mais preocupada com o Campeonato Brasileiro. Acredito que o Palmeiras vai ser campeão.
A jovem vestia uma camiseta do time do Palmeiras, do qual é torcedora.
Arte foi o tema
O grande tema das questões de linguagens, que incluem português e literatura, foi o universo das artes. Muitas questões traziam trechos de música e abordaram cenas de teatro. Também houve questões sobre as escolas literárias.
As perguntas de matemática exigiram muita leitura de gráficos e tabelas, mas havia várias que tratavam de temas do cotidiano, de acordo com Pinho:
- Um gráfico trazia o número de fumantes e relacionava o caso com problemas respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário