Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ANTÔNIO CARDOSO/BA: FALECIMENTO DE MANOEL BORGES DE SOUZA (NEZINHO)


Enfermo há 10 anos, vítima de sucessivos AVCs, faleceu aos 87 anos, na madrugada do dia 21/11, o Sr. Manoel Borges de Souza, (Nezinho) o qual residia em sua propriedade na ilha da Fazenda Campinhos, no município da Antônio Cardoso. O sepultamento ocorreu às 15h, do mesmo dia, no cemitério local. O extinto, pai de numerosa prole, deixou viúva Dona Alzira Rodrigues de Souza. Nezinho, como era mais conhecido, exercia ativa participação na vida do município, até quando suas forças lhe permitiram. Político, segmento em que exerceu reconhecida influência em sua região, sempre promovia e recepcionava em sua residência autoridades e lideranças da municipalidade para recomendar aos amigos apoio a seus nomes, nos períodos de campanha eleitoral. Sua casa sempre estava cheia de visitas de familiares, amigos de perto e de longe que vinham ao seu encontro. Seu nome será lembrado agora e na posteridade como uma referência nas lutas pelo desenvolvimento de município de Antônio Cardoso.

                                                O SEPULTAMENTO

O féretro saiu de sua residência, localizada na ilha da Fazenda Campinhos, em carro mortuário, acompanhado de grande cortejo formado por veículos, motocicletas e ônibus, até a praça principal da cidade, quando o esquife passou a ser conduzido por amigos da família até a sepultura. Entre as autoridades presentes ao cortejo e ao sepultamento,  a reportagem do Jornal O Guarany  destacou o ex-prefeito Roque Cardoso, a diretora-geral da Faculdade  Metropolitana de Camaçari, Profª Celene Maria de Oliveira Santos, prima do extinto, vereadores, lideranças diversas da comunidade, o sobrinho Prof. Pedro Borges dos Anjos e grande número de gente do povo.


                                                                 Referência
Conselheiro por excelência, muito familiarizado com plantações de diversos produtos da roça e criação de gado, Manoel Borges de Souza mantinha negócios e uma venda que sempre foi referência na comunidade da região. Enquanto pôde gerir seus negócios, comercializava produtos no local e carne do sol de primeira qualidade. Por muitos anos comercializou produtos na feira livre da cidade da Cachoeira para onde se deslocava com auxiliares todos sábados. A reportagem do Jornal O Guarany ouviu um dos seus antigos amigos da praça da Cachoeira, Armando Ricardo Sampaio, do alto do Camelo, que ao saber da notícia lamentou e fez elogiosas referências ao caráter do saudoso amigo Nezinho. Afirmando que “a palavra de Nezinho valia muito mais que um cheque ao portador”. Outro amigo desta praça, Orlando Baqueiro Amorim afirmou que por muitos anos,  todos os sábados,  o seu amigo Nezinho mandava entregar carne do sol de qualidade em sua residência, sem qualquer assinatura, o pagamento só era feito no último sábado de cada mês quando recebia seu salário da Leste Brasileira. “Tenho dele a melhor lembrança e do seu apreço por mim e por minha família,” concluiu.
Sua autoridade na comunidade da Fazenda Campinhos e adjacências, era, reconhecidamente, mais respeitada do que a autoridade policial, do que a autoridade de juiz. Recalcitrantes ao cumprimento do dever, inibiam-se de proceder de forma delinqüente no município muito mais em respeito à sua autoridade de cidadão do que da autoridade do delegado de polícia ou a do juiz da comarca. Também sabiam que reincidir em malandragem ou crime por ali, a punição era aplicada com rigor. Assim, como buscava punição para malandros, defendia com autoridade os inocentes. Nezinho era uma reconhecida referência de apoio a manutenção da ordem em seu município. Um dos últimos remanescentes de valores com este perfil, Manoel Borges de Souza deixa uma lacuna em Antônio Cardoso que dificilmente será preenchida por qualquer outro cidadão. O extinto deixou numerosa prole  cujos integrantes a Reportagem do Jornal O Guarany expõe nesta nota, para posteridade e memória de seus sucessores – Filhos: Nilton Rodrigues de Souza (falecido), Nivaldo Rodrigues de Souza, José Rodrigues de Souza, Nicolau Rodrigues de Souza, Dalva Rodrigues de Souza, Neuracy Souza de Jesus, Neide Rodrigues de Souza, Noelia Rodrigues de Souza e Santos, Elisa Rodrigues de Souza e Maria Aleluia Guerra de Souza. Netos: Alexnilton Oliveira de Souza, Azneth de Souza Moraes, Renata Silva de Souza, Fernanda Silva de Souza, Camila de Souza e Santos, Manoel Borges de Souza Neto, Mariana Souza Ramos, Leonardo Souza de Jesus, Giuliana Silva de Souza, Adriana dos Anjos Souza, Witan Rodrigues, Marcelo de Souza Ramos, Iana dos Anjos Souza e Leandro.
Filhos e netos, todos bem preparados, educados, já qualificados, sustentando sólido padrão de profissionalismo para prosseguir no campo de trabalho, a linhagem e o paradigma de independência revelado no perfil do pai e avô Manoel Borges de Souza. A sua figura permanecerá fortemente na memória e na saudade de seus filhos, netos, sobrinhos e sobrinhas, enfim de todos os seus familiares e conhecidos.



5 comentários:

  1. Renata Souza11 dezembro, 2009

    Um grande homem que deixa uma grande saudade, mas a certeza do dever cumprido.
    Renata Souza

    ResponderExcluir
  2. Conheci seu Nezinho. Era um cidadão educado e me inspirava muita confiança. Meu pai era freguês dele em Cachoeira. Toda semana espera comprar gêneros, principalmente a carne do sol que ele trazia da terra. Fiquei muito sentido com o seu passamento.Guardo saudades dele. Minha viu no blog e ficou muito sentida.

    ResponderExcluir
  3. Soube que Nezinho estava doente, mas não sabia que ele estava doente há dez anos. Parece que ele não se abateu tanto,se a foto é nova. Quem escreve este comentário é um amigo de mais 40 anos, de Feira de Santana - conhecido como Sapateiro. Meu nome é Geraldo Santos Souza - Sapateiro. Conheci Nezinho e ficamos amigos. Sinto muito a morte dele.

    ResponderExcluir
  4. Renata Souza19 dezembro, 2009

    Oi Sr. Geraldo, essa foto foi um pouco antes do primeiro AVC, mas apesar do tempo que ficou doente, ele continou com uma boa aparência, um pouco diferente desta foto, e totalmente lúcido. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Camila de Souza29 dezembro, 2009

    Meu vô era uma pessoa maravilhosa!!! Tá fazendo muita falta. Muitas saudades!

    ResponderExcluir