Páginas

domingo, 15 de novembro de 2009

MAÇONARIA: A ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE

A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica, fraternal onde fazem parte homens maçons e mulheres de bons princípios, com valores espirituais, mas não é uma religião, nem tão pouco uma sociedade feminista.
Tem como propósito através dos seus trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo.
Existem entre os seus membros um profundo elo fraternal, muito amor o que aproxima uns dos outros fazendo-os cada vez mais queridos entre si, sendo um privilégio poder servir seu próximo sempre que for preciso e possível.
Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte a Ordem de Raibow Girls (Meninas do Arco-íris), preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.
A Ordem foi fundada em 1850 por Robert Morris que nasceu em Massachusetts, EE.UU. em agosto de 1818. Foi advogado e professor em várias Universidades, Mestre Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentucky.
A sociedade cresceu muito e hoje existem em vários países como: Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, Alasca, Porto Rico, Havai, Australia, Canada e outros, com aproximadamente 1.200.000 membros.
Para ser uma Estrela do Oriente é preciso ser esposa ou viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra, ou cunhada de Maçcom regular.
É preciso ter no mínimo 18 anos de idade. Os principais requisitos para ser uma Estrela do Oriente são: acreditar em um ser supremo, ser pessoa de boa conduta moral, e ter consciência e irmandade para que a Ordem possa fluir com harmonia.
As reuniões são feitas em Templos Maçônicos ou salas capitulares. Para formar um Capítulo é preciso 18 membros sendo 16 senhoras e 2 Mestres Maçons, com patrocínio de uma ou mais Lojas Maçônicas regulares. 
A Estrela do Oriente tem como propósito: através dos seus trabalhos ritualísticas:
  • educar;
  • edificar caráter;
  • ressaltar valores morais e espirituais;
  • fazer caridade e servir ao próximo; e
  • dar suporte a "Ordem Internacional das Filhas de Jó;.  
As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica. No entanto o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações. Por se tratar de uma Ordem de adultos o Capítulo se manterá por conta própria. 
QUEM PODE SER INICIADO
Podem iniciar no Capítulo da Estrela do Oriente, esposas, filhas, noras, mães, irmãs, netas, bisnetas e viúvas de Mestre Maçom que esteja regular com sua Loja Maçônica e Maçom que esteja regular em uma Loja.
A idade mínima para poder ser iniciada é de 18 anos.
Os principais requisitos são:
  • acreditar em um ser superior;
  • ter boa conduta moral;
  • ter bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade.  
COMO INICIAR
A solicitação para iniciação deverá ser assinada pela candidata (o) e por mais dois membros do Capítulo, que a (o) recomendam, que terá, obrigatoriamente, que apresentar a regularidade. No caso de candidata, deverá ser apresentada a mesma documentação, incluindo a regularidade do Mestre Maçom cujo parentesco lhe permita a iniciação.
QUEM PODE ASSISTIR ÀS REUNIÕES DE UM CAPÍTULO
Só podem assistir às reuniões os membros iniciados no Capítulo e que estejam regulares nas suas Lojas Maçônicas. A perda do direito maçônico de qualquer Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste. A perda dos direitos do Maçom, não implicará na privação do direito do membro feminino, cujo parentesco exista. 
COMO FORMAR UM CAPÍTULO
Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do sexo feminino e 2 do sexo masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros. Cunhadas, Sobrinhas e Irmãos, venham fazer parte do Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    meu nome é Daniele, tenho 27 anos, moro em Salvador (BA) e tenho interesse em entrar na Ordem da Estrela do Oriente. Como devo proceder aqui em Salvador? Onde devo procurar?
    meu e-mail é danda.menezes@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniele,

    Já existe um capítulo da Ordem Estrela do Oriente em Salvador.
    Chama-se Luz do Ocidente.

    Enviarei contatos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Gostaria que voces esclarecem uma dúvida.
    Uma mulher solteira quer iniciar na ordem estrela do oriente, porém o seu tio que tmbém é seu padrinho, é mestre maçom regular, mas ele não é seu tio de sangue, ele é apenas casado com a sua tia que é irmã da sua mãe. Sendo assim, essa mulher pode iniciar na ordem estrela do oriente, já que sogra, nora, filha adotiva não tem parentesco sanguineos e podem iniciar ou há alguma restrição para que ocorra a iniciação?
    Aguardo resposta.
    Abraços da cunhada Acácia
    Abraços, Acácia.

    ResponderExcluir
  5. decartes1970@bol.com.br17 maio, 2010

    Boa tarde! Gostaria que voces esclarecem uma dúvida.
    Uma mulher solteira quer iniciar na ordem estrela do oriente, porém o seu tio que tmbém é seu padrinho, é mestre maçom regular, mas ele não é seu tio de sangue, ele é apenas casado com a sua tia que é irmã da sua mãe. Sendo assim, essa mulher pode iniciar na ordem estrela do oriente, já que sogra, nora, filha adotiva não tem parentesco sanguineos e podem iniciar ou há alguma restrição para que ocorra a iniciação?
    Aguardo resposta.
    Abraços da cunhada Acácia
    Abraços, Acácia.

    ResponderExcluir