sábado, 30 de abril de 2016

EM SANTO ESTÊVÃO/BAHIA

Secretário foi morto por se negar a dar dinheiro a gêmeo após relação sexual

Walter da Silva Magalhães, confessou o crime; o irmão gêmeo, Walace da Silva Magalhães, ajudou na fuga; os dois foram presos
A vítima, José Agnaldo Barreto de Almeida, 
estava com as mãos amarradas
 
 

O Secretário de Educação do Município de Santo Estêvão, José Agnaldo Barreto de Almeida, 42 anos, foi morto por se negar a dar dinheiro a Walter da Silva Magalhães, vulgo "Iai-Iai", após relação sexual. As informações são do delegado João Uzzum, titular da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana), que investigava o caso. 

De acordo com o delegado, Walter confessou ser o autor do crime. Ele e José Agnaldo mantinham um relacionamento desde dezembro de 2015. Ainda conforme o delegado, o secretário de educação pagava ao acusado para que os encontros ocorressem. No dia do crime, Walter foi até a casa de José Agnaldo, a quem pediu dinheiro. 

“Ele foi até a residência sob a promessa de ter relação e solicitou a quantia de R$ 2.000. A vítima disse que não tinha o dinheiro. Ele (Walter), é usuário de cocaína. Ele alegou estar nervoso e revoltado. Botou um pano na boca da vítima, amarrou braços e pernas com uma extensão. Depois que a vítima informou onde estava o dinheiro ele deu uma facada no pescoço e esperou a vítima morrer”, relatou o delegado.  

Após matar o secretário, Walter chamou o seu irmão gêmeo, identificado como Walace da Silva Magalhães, vulgo "Febrônio", que colaborou na fuga. Além do dinheiro, eles levaram o carro da vítima, um Ford Ka, dois notebooks e aparelhos celulares.  

“Depois da fuga eles abandonaram o carro atrás do cemitério da cidade e fugiram. Recebemos várias ligações através do Disk Denúncia de que eles poderiam estar em Lauro de Feiras, onde o pai mora, Esplanada ou Santo Antônio. Fomos em todos os locais e encontramos eles em Lauro de Freitas, em um endereço que não era a casa do pai deles”, disse Uzzum.  

Walter e Walace foram presos na noite de quarta-feira (28) em Lauro de Freitas.  Eles se preparavam para fugir no momento em que foram localizados e presos pela polícia. Ainda conforme o delegado, os acusados não possuíam passagem pela polícia. Eles foram encaminhados para o Presídio de Feira de Santana, onde ficarão presos temporariamente. O delegado informou que solicitará a prisão preventiva dos acusados. Walter responderá por latrocínio. 

O Crime
José Agnaldo foi encontrado morto com as mãos amarradas dentro de sua própria casa na manhã do dia 4 de abril. Conforme a polícia, ele foi estrangulado e ferido com golpes de faca. Horas depois, o carro da vítima foi localizado pela polícia atrás de um cemitério do município. Os autores do crime haviam levado o carro do secretário e mais dois celulares. 
 
José Agnaldo era formado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Na ocasião, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs lamentou a morte do professor.


Após reclamar ao vivo da Record, Geraldo Luís é suspenso pela emissora
 
A direção da Record suspendeu Geraldo Luís do Domingo Show depois do apresentador ter reclamado da emissora no ar. A informação é do Uol. Ao vivo, Geraldo Luís disse que estava "muito triste" com uma mudança feita em uma reportagem sua. Ele insinuou que os colegas da Record são covardes. "Tem gente aqui que não briga, cospe no prato que come", acusou ainda. 

Geraldo Luís ficou fora do Domingo Show pelo menos uma edição, a seguinte foi apresentada por Luiz Bacci. A decisão foi comunicada à produção do programa na terça-feira (19).
PUBLICIDADE

A reportagem à qual o apresentador parece ter se referido foi a principal da edição, sobre José Mário Teixeira do Nascimento, o cantor Zezo, ex-catador de lixo. Atualmente, Zezo é milionário. A reportagem teve quase uma hora de duração, mas o programa foi encurtado por conta da cobertura da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

Leia a íntegra do que falou o apresentador, conforme divulgado pelo Uol:
"Deixa eu falar uma coisa importante. O Domingo Show tem todo esse sucesso porque, graças a Deus, a Record me permite ser quem eu sou. E tudo aquilo que eu sinto eu falo. Eu sou muito feliz nesta casa, mas eu quero dizer que eu fiquei muito triste hoje. Como um contador de histórias, é muito difícil eu ver uma matéria, como eu vi a minha agora ser... [gesticula com o braço sugerindo cortes, enquanto faz breve pausa], não pelos editores, que eu tenho uma equipe maravilhosa. Mas não façam mais isso, porque eu faço com tanto amor, eu brigo pela Record. Tem gente que tá aqui e não briga, cospe no prato que come. Eu não, brigo. Não sou covarde. Então quando vejo uma matéria minha que poderia ter rendido mais, eu brigo mesmo e, que pena! Não façam mais isso que vocês fizeram comigo. Pelo amor que eu tenho por essa emissora, por tudo, por favor, não façam mais isso com a minha matéria, em respeito profissional a mim também". 



Depois de suspensão, Geraldo Luís é demitido da Record, diz colunista


Depois de ser suspenso por reclamar da Record durante seu programa ao vivo, o apresentador Geraldo Luís foi demitido da emissora paulista. A decisão foi divulgada na noite de segunda-feira (25) pelo site iG. 

Já o jornalista Daniel Castro, do site 'Uol', o apresentador não foi demitido, de fato, mas saiu definitivamente do comando do 'Domingo Show', que passa a ser apresentado por Luiz Bacci.

(Foto: Reprodução/Rede Record)

Edir Macedo não gostou do desabafo feito antes da votação do impeachment e tirou o apresentador do comando do programa. Agora, Geraldo Luís tem duas opções dentro da emissora: rescindir o contrato, que vai até 2017, ou permanecer na geladeira do canal, como aconteceu com Britto Junior. 

Relembre o caso
Ao vivo, Geraldo Luís disse que estava "muito triste" com uma mudança feita em uma reportagem sua e também insinuou que os colegas da Record são covardes. "Tem gente aqui que não briga, cospe no prato que come", acusou. 

A reportagem à qual o apresentador parece ter se referido foi a principal da edição, sobre José Mário Teixeira do Nascimento, o cantor Zezo, ex-catador de lixo. Atualmente, Zezo é milionário. A reportagem teve quase uma hora de duração, mas o programa foi encurtado por conta da cobertura da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

TRAGÉDIA PERPETRADA POR UM PASTOR ARBITRÁRIO E DITADOR

Tanto a obediência quanto a omissão dos cidadãos de bem, do MINISTÉRIO PÚBLICO e  da JUSTIÇA com que ignoram ações de dirigentes arbitrários, ditadores, maus caráteres,  concorrem para que tragédias dessa natureza ocorram. 
Pedro Borges dos Anjos
MM

Jim Jones: O pastor do demônio 

Jim Jones sempre foi uma pessoa religiosa e amante de estudos sociais, foi um guerreiro contra a segregação racial e lutou muito para os negros e brancos viverem em paz, mas em algum momento seus propósitos se desvirtuaram e ele acabou se tornando um dos maiores monstros da história moderna:

Jim Jones/Infância 

dd_movies29_jonestown

Jim nasceu no interior dos E.U.A, filho de um veterano da Primeira Guerra, e teve o azar de viver na época da grande depressão de 29, porém sempre foi um menino religioso e interessado em livros políticos e sociais. Sua visão sempre foi de um mundo onde os negros e brancos fossem tratados de maneira igual. Jones tentou entrar para Igreja, mas acabou sendo expulsou por defender os negros, assim ele resolveu criar sua própria seita e esse foi o primeiro passo que fez para se tornar um misterioso e macabro líder.
  

Templo dos Povos

Templo dos Povos, esse foi o nome que Jim Jones deu a sua igreja e como era um bom pregador, ela acabou crescendo bastante. Além disso, ele apoiava a união das raças e era bem visto por incentivar a adoção de crianças negras por pais brancos, e vice-versa. Assim seu templo cresceu e foi movido para Califórnia. Nessa época surgiram as primeiras denúncias contra sua religião. Alguns membros que saíram disseram que ele fazia todos treinarem suicídio em grupo, além de dar duras punições físicas aos membros.

Jonestown

jones
Vendo as coisas ficarem feias para seu lado, Jones resolveu pegar seus seguidores e ir para jim-jones-avatar-270Guiana, onde comprou uma fazenda gigantesca e se mudou, levando com ele mais de 900 crentes, assim surgiu a comunidade de Jonestown, um lugar que entraria para história.
Mesmo longe dos E.U.A, as denúncias contra Jim só aumentavam, que iam desde sequestro de crianças de membros que abandonavam a Igreja até obrigar as pessoas a viverem em sua fazenda, que ele chamava de “A Terra Prometida”.
Sendo assim o governo americano resolveu enviar o Senador Leo Ryan, junto com repórteres e mais algumas pessoas para irem ao lugar e ver se as denuncia eram reais ou não.

Ataque aos inimigos

Leo_Ryan
O Senador e sua comitiva foram muito bem recebidos por todos que lá viviam, parecia que todo mundo era feliz, negros e brancos juntos, vivendo em uma alegria jamais vista antes. No seu f37b3f4a679208e377aeffeba8b85db8primeiro dia Leo Ryan deu um discurso dizendo que estava surpreso e feliz por ver que tudo estava bem.
Porém no dia seguinte começaram a chegar até o Senador cartas e bilhetes com pedidos de ajuda, dizendo que muitos que estavam lá eram forçados a ficarem. Assim o representante do governo foi ao encontro de Jim Jones, que alegou ser tudo mentira e que aquelas pessoas "queriam aparecer". Mas mesmo assim ele permitiu que os revoltados fossem embora com o Senador, algo que parecia estranho, mas foi aceito.
Leo Ryan recém havia acordado e ainda estava se arrumando quando, pelas suas costas, um homem o atacou, tendo lhe enfiar uma faca na nuca, por sorte ele conseguiu desviar e lutou com o maluco, até que os outros lhe ajudaram a deter o atacante. Ninguém sabe o motivo desse homem ter atacado o Senador, mas muito acreditam que foi por ordem de Jim.
Já assustados, a comitiva resolveu partir logo, assim que arrumaram suas coisas todos foram para a pista. Enquanto os aviões eram carregados, diversos jipes vinham em sua direção cheios de homens fortemente armado. Antes que qualquer um notasse, os guerrilheiros começaram a atirar em qualquer coisa que se mexesse.
large_Airplane-Leo-J-Ryan-30_Years_After_Jonest_Meye
No primeiro minutos de ataque, os três repórteres morreram baleados, um dos aviões conseguiu chegar à pista e decolou, mesmo sobre tiros, contudo a aeronave que deveria levar o Senador estava ainda no chão, assim como ele, que foi encontrado e fuzilado pelos mandados de Jim. Assim Leo Ryan tornou-se o primeiro e único congressista americano a ser assassinado no cumprimento do dever.

A última “noite branca”

tumblr_lmdzuwQzU51ql1g6po1_500
Há muito tempo Jones fazia todos seus seguidores participarem de encenações de suicídio em massa, essas ocasiões ele chamava de "noite branca".
Naquele dia, depois de ter matado o Senador, ele reuniu todos os seguidores e preparou todos para morte. Depois de um discurso, foi distribuído para eles um copo com líquido venenoso. Para os bebes foram trazidos seringas e mamadeiras com o veneno mortal.
1101781204_400
Tudo foi preparado, todos tinham que beber o conteúdo do copo ao mesmo tempo, pois isso seria sua redenção e salvação de suas almas. E na hora que a ordem foi dada todos realmente beberam, mais de 900 pessoas se mataram seguindo sua crença e o que dizia Jim Jones, dentre elas estavam 270 crianças, algumas que ainda eram de colo.
Apenas cinco pessoas conseguiram fugir e se esconder na floresta. Elas viram aquela cena de morte macabra.
Jim Jones não se matou com seus seguidores, seu corpo foi encontrado em um pavilhão com um tiro na cabeça. Muitos dizem que na verdade era um sósia e que o verdadeiro Jim tinha fugido e pego os mais de dez milhões que a seita havia juntado em todo esse tempo.
JonestownArielBodies
Assim dia 18 de novembro de 1978 se tornou um dos mais negros da história da humanidade, mostrando que nenhum fanatismo é bom e que a maldade ou loucura humana pode fazer coisas jamais pensadas, sendo capaz de matar os outros apenas com palavras…

Ex-prefeito de Itaberaba sofre grave acidente ao tentar fugir de assalto

Veículo em que o político estava capotou em um trecho da BR-242, no município de Rafael Jambeiro (BA)

Foto: Reprodução/Calila Notícias
Foto: Reprodução/Calila Notícias

O ex-prefeito da cidade de Itaberaba (BA), Jadiel Almeida Mascarenhas, foi internado em estado grave depois de sofrer um acidente de carro nesta sexta-feira (29). O veículo em que o político estava capotou em um trecho da BR-242, no município de Rafael Jambeiro (BA).

Segundo informações preliminares, Jadiel perdeu o controle do carro ao tentar escapar de uma tentativa de assalto. Jadiel Mascarenhas é irmão do atual prefeito de Itaberaba, João Mascarenhas Filho (PP). Ainda não se sabe se havia ou não outra pessoa dentro do veículo no momento do acidente.

De acordo com a prefeitura, o Hospital Geral de Itaberaba fez os primeiros atendimentos, a estabilização e a solicitação de regulação para a transferência do ex-prefeito para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana (BA).

Fonte: Redação VN e agências
redacao@varelanoticias.com.br

‘Ela me vê e diz: que linda’, conta mãe de menina que deixou de ser cega

Catarinense Nicolly, de 2 anos, tem glaucoma e fez cirurgia nos EUA.

Reprodução
Reprodução

“Ela me vê e diz: ‘que linda'”, conta a catarinense Daiana Pereira, mãe de Nicolly – a menina que era cega e começou a enxergar aos 2 anos, após passar por uma cirurgia nos Estados Unidos. O procedimento ocorreu no dia 17 de março, em um hospital de Miami, graças à ajuda de pessoas que souberam do caso pelas redes sociais.

“Ela chorava um pouco na hora de tirar os tampões dos olhos, mas assim que tirou foi visível que ela estava enxergando”, conta a mãe. “Ela olhou tudo ao redor, na sala do hospital. A gente colocou um brinquedo e ela pegou, depois um pacote de lenços”, lembra Daiana, emocionada.

A mãe recorda das primeiras palavras da médica: “My god”. “Quando ela viu Nicolly, assim que chegamos do Brasil, achou que tinha cometido um erro de levá-la para os Estados Unidos, o caso de Nicolly era muito grave. Mas não contou pra gente na hora”.

Nicolly nasceu com uma forma agressiva de glaucoma congênito. Por causa da elevada pressão intraocular, corria o risco, além da cegueira, de precisar ter os olhos retirados. “O glaucoma dela não tinha controle.” Além disso, descobriu-se depois que Nicolly também não ouvia. Ela também enfrentava problemas renais.

Sem coragem para dizer às pessoas a sentença dos médicos, de que era quase impossível Nicolly enxergar, aos três meses de vida da menina a mãe postou uma foto em uma página criada para ajudar outra criança doente, que tinha muitos seguidores. “Uma menina do Rio de Janeiro, Luciana, viu a foto e sugeriu criar também uma página de ajuda”.

A mobilização na internet cresceu e despertou o interesse de uma internauta que vive nos Estados Unidos, fala português e cuja mãe também tem glaucoma. A jovem decidiu pesquisar hospitais que pudessem fazer a cirurgia para tentar salvar a visão de Nicolly.

Fonte: Redação VN 
redacao@varelanoticias.com.br


Carta de vendas 7 3

quinta-feira, 28 de abril de 2016

COMO VENCER O INIMIGO NO JOGO DE XADREZ E NA VIDA REAL
A reputação é a chave do poder. Você pode vencer batalhas e guerras simplesmente através dela. Quando o oponente, uma vez perdida a reputação, estará vulnerável e será atacado de todos os lados. Para enfrentar inimigos, questione a reputação deles e, depois, ausente-se, deixando que a opinião pública o julgue e o execre. Não existe trégua. Todos os grandes líderes sabem disso: todos os poderes e valores de inimigos devem ser destruídos completamente. Se você bate, mas o deixa recuperar, ele vai buscar vingança. A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar. Exponha, por escrito ou verbalmente, um roteiro falso, e, deixe o inimigo seguir por ele, pensando estar no caminho certo.

Na política, são incontáveis os truques, renovados a cada dia. Conta-se que o falecido presidente Tancredo Neves, considerado um dos gênios da manipulação política, encontrou no aeroporto de Brasília com o ex-governador e ex-chanceler Magalhães Pinto, seu rival durante o regime ditatorial militar, - ambos tinham interesses divergentes em Minas Gerais. Extremamente polidos, eles se cumprimentaram, elogiaram-se mutuamente. Tancredo perguntou: “Para onde você vai?”. Magalhães Pinto, sem titubear, respondeu: “Vou ao Rio de Janeiro.”

Eles se despediram. Tancredo, sorrindo, comentou com o jornalista João Emílio Falcão, que o acompanhara ao aeroporto: “O Magalhães disse que iria para o Rio para eu pensar que ele vai para Belo Horizonte. Mas tenho certeza que vai mesmo é para o Rio de Janeiro.”

Surpreenda o adversário, ganhe expressão e espaço, onde ele sequer imagine. Nunca deixe o oponente saber o que você realmente quer. Assim, ele, o inimigo, sem a menor força para sustentar ou dar apoio às suas pretensões, morre no deserto do esquecimento.

NA BAHIA


Facção diz que vai “ajeita” a vida do povo de Salvador
 
O absurdo dos absurdos! Nova facção diz que vai “ajeita” a vida do povo de Salvador. Escute!

Tia de Milena 'Tudo pelo Esporte' ganhou emprego em agência do governo

Tia de Milena 'Tudo pelo Esporte' ganhou emprego em agência do governo
Foto: Divulgação
 
A tia de Milena Santos, ex-candidata a vereadora em Salvador e esposa do atual ministro do Turismo, ganhou o cargo de secretária na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O órgão vinculado ao governo federal foi presidido até a semana passada por Alessandro Teixeira, marido da sua sobrinha. Segundo o jornal O Globo, Delfina Alzira da Silva Gutierrez ocupou função de confiança e ganhava um salário de R$ 19.488,60. Ainda de acordo com O Globo, a ABDI informou nesta quarta-feira que Delfina foi demitida ontem. "Em função da mudança de direção da ABDI, e consequente reestruturação do gabinete da Presidência, informamos que a senhora Delfina Silva Gutierrez foi desligada desta agência", diz o órgão, em nota. Milena, conhecida pelo slogan 'tudo pelo esporte ' usado na sua campanha para vereadora, fez o nome de Alessandro Teixeira ganhar repercussão depois que ela publicou no Facebook fotos de dentro do gabinete do ministro, poucos dias depois que ele assumiu a pasta (veja mais). "Ao lado de um grande homem, existe sempre uma linda e poderosa mulher", escreveu em uma das legendas. 

Fonte: Bahia Notícias.

Vereador é flagrado vendo site pornô durante sessão da Câmara em Florianópolis

Vereador é flagrado vendo site pornô durante sessão da Câmara em Florianópolis
Foto: Reprodução / Facebook
 
Um vereador de Florianópolis foi flagrado acessando um site com conteúdo pornográfico durante a sessão da Câmara na manhã desta quarta-feira (27). A imagem que mostra a tela do computador de Lino Peres (PT) foi divulgada nas redes sociais e os autores garantiram apenas que a foto é verdadeira – sem informar quem registrou o momento. Após a repercussão, o vereador garantiu que não acessou a página. Em nota, ele defende que “uma imagem estranha, de conteúdo sexual” apareceu em sua tela enquanto ele acessava um site do Legislativo e que registrou um Boletim de Ocorrência para tomar as providências legais cabíveis. Peres criticou ainda a divulgação da imagem, afirmando que ela “foi tirada oportunisticamente e seu mandato repudia a tentativa de espetacularização”. “O vereador não sabe como o site pornográfico apareceu em seu computador. Antieticamente, a foto divulgada não tem fonte e este tipo de atitude compromete a imagem institucional da Câmara Municipal de Florianópolis”, diz o texto. Na publicação, o vereador ainda anexou um vídeo que mostra o momento em que questiona ao presidente da Câmara, Ricardo Camargo Vieira (PMDB), se alguém mais identificou algum tipo de vírus nos computadores da Casa. Cerca de meia hora após a foto ser feita, Lino pede uma questão de ordem e diz que foi “informado por membros da imprensa” sobre a página estranha em seu computador. 
 

NA BAHIA

Prefeito de Itapebi é afastado pela Justiça por tentar obstruir investigações contra ele

Prefeito de Itapebi é afastado pela Justiça por tentar obstruir investigações contra ele
Prefeito Francisco Antônio de Brito Filho | Foto: Itapebi Acontece
 
A Justiça decretou o afastamento por tempo indeterminado do prefeito de Itapebi, Francisco Antônio de Brito Filho (PSC), por suspeita de crime de improbidade administrativa. A decisão atendeu a pedido formulado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em ação que investiga o gestor pela suposta prática criminosa. De acordo com a determinação do juiz Roberto Costa de Freitas Júnior, da comarca de Itapebi, a saída temporária do prefeito é necessária para “garantir que a coleta de prova oral na ação de improbidade não seja comprometida e seja alcançada a verdade real dos fatos”. Segundo o pedido de afastamento feito pelo promotor Bruno Gontijo Araújo Teixeira, o gestor tentava obstruir as investigações com ameaças a servidores e “diversas vezes interferindo nos atos de alguns vereadores de oposição, sempre buscando meios de impedir que os Edis da comuna de Itapebi continuassem a exercer o seu papel”. De acordo com o site Itapebi Acontece, a Justiça ainda ordenou que o vice-prefeito Adelgundes Ferreira Santos (PRB) assuma o cargo em até 72 horas, em sessão conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Leonardo Ribeiro dos Santos.
 
Fonte: Bahia Notícias/por Bruno Luiz.

NA BAHIA

Águia de Haia: MPF denuncia prefeito de Ribeira do Pombal por fraude em licitações

Águia de Haia: MPF denuncia prefeito de Ribeira do Pombal por fraude em licitações
Foto: Google Street View
 
Mais um prefeito foi denunciado devido à Operação Águia de Haia, iniciada em julho de 2015, que apura desvio de recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Desta vez, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito do município de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia Chaves de Souza, a secretária de educação, Marla Viana Cruz, e mais seis pessoas por fraude em licitações. Entre os denunciados está também o empresário Kells Belarmino Mendes, supostamente envolvido em fraudes em cerca de 20 municípios. Mendes e seu grupo são acusados de aliciar prefeitos e servidores públicos em troca de dinheiro. A quadrilha forjava os processos de licitação, utilizando empresas vinculadas à organização para manter uma aparência de legalidade, e superfaturavam os valores dos contratos. De acordo com a denúncia da procuradora regional da República Raquel Branquinho, basta uma simples leitura do texto da solicitação de demanda de pregão presencial “para que se verifique tratar de uma contratação direcionada às supostas funcionalidades dos produtos/serviços comercializados pelas empresas vinculadas a Kells Bellarmino Mendes”. Apontado como chefe da quadrilha, Mendes possuiria um esquema bem montado de desvio de verbas públicas e de corrupção de agentes políticos e servidores públicos. O grupo utilizava recursos do Fundeb para a contratação ilegal de produtos e serviços de tecnologia da informação para escolas. De acordo com o MPF, os serviços quase não eram prestados, porque a maioria das escolas não possuíam internet e as que possuíam sofriam com a ausência de pessoal para utilizar o sistema. Mesmo sem a execução dos serviços, a maioria dos contratos foi paga integralmente. No caso do município de Ribeira do Pombal não houve concorrência. Uma única empresa do grupo participou da licitação e foi contratada. Por falta de aumento no repasse dos recursos ao município de Ribeira do Pombal, o próprio prefeito Ricardo Maia não autorizou a execução do serviço, configurando apenas o crime de fraude de licitação, sem o desvio de verbas. Oferecida perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a denúncia pede perda do cargo de prefeito e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública. 
 
Fonte: Bahia Notícias.

quarta-feira, 27 de abril de 2016


Do gosto popular


Paiva Netto


Gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões que venho registrando em meus livros ao longo das décadas: Os Simples são os que lutam por tornarem-se puros de coração. E desse modo devem ser, porque estes verão Deus face a face, como revela Jesus nas “Bem-Aventuranças do Sermão da Montanha”, uma das mais importantes páginas da literatura espiritual planetária, assim considerada pelo Gandhi. [As Profecias sem Mistério, 1998.] Minha confiança nas Profecias de Deus: Tudo o que foi anunciado pelo Pai Celestial será cumprido. Tudo! Disse o Cristo: “Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas; não os vim destruir, mas fazê-los cumprir. Porque em verdade, em verdade vos digo que, enquanto o céu e a terra não passarem, nem um só ‘i’ e nem um só til da Lei passará, sem que tudo se cumpra" (Evangelho de Jesus, de acordo com os relatos de Mateus, 5:17 e 18). Entretanto, unicamente aqueles que se esforçam por ter “olhos de ver e ouvidos de ouvir" percebem essa perfeita atuação do Planejamento Celeste em plena marcha, que independe das decisões humanas favoráveis a ele ou não. Se semearmos, colheremos, portanto, o que houvermos plantado de bom ou de ruim: “A cada um de acordo com as suas obras”, Profeta , 34:11, Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. [Jesus, o Profeta Divino, Editora Elevação, 2011.] 
 As Boas Obras e o capital
 Em fevereiro de 2000, ao me dirigir aos educadores da rede de ensino da LBV, declarei: O Buda (563-483 a.C.) afirmava serem as criaturas, bem como todas as coisas neste orbe, constituídas de uma única essência, diferindo-se apenas umas das outras segundo as formas que adquirem, em virtude das influências exercidas sobre elas. Consequentemente, no caso dos seres humanos, seus atos os caracterizam. Por isso, em sua longa jornada, o fundador do Budismo não se cansava de apontar as boas ações como um dos elevados caminhos para a iluminação: "Não façais pouco caso do mal, dizendo: ‘Ele não recairá sobre mim’. A água, embora caindo gota a gota, acaba por encher o vaso; o mal, embora praticado pouco a pouco, acaba por encher a Alma do transgressor". 
E aqui uma máxima a que gosto de recorrer: Mahatma Gandhi (1869-1948), numa frase lapidar, retratou a realidade: "O capital em si não é mau; o uso incorreto dele é que é ruim".
  
Exato! Por isso, é preciso compreender a amplitude da lição de Paulo Apóstolo, em sua Primeira Epístola a Timóteo, 6:10, ao considerar que "o dinheiro é a raiz de todos os males". Realmente, mas quando dele não fazemos bom emprego. Um marcante exemplo de como aplicar bem as riquezas por Deus em nós depositadas, encontramos na Parábola do Bom Samaritano (Boa Nova de Jesus, consoante Lucas, 10:25 a 37). Exercer a Caridade material e espiritual é o melhor dos fundos de investimento. É o altruísmo iluminado pela generosidade e pela justiça, capaz de promover o progresso geral. Eis um dos temas que desenvolvo em O Capital de Deus.

 

Internauta do Benin 
Recebemos e-mail (em francês) da leitora Dele Gladys, de Cotonou, Benin, que grande alegria nos trouxe ao coração. Nossos modestos escritos, que correm o mundo pela internet, levam conforto à Alma de muita gente."Bom dia! (…) Quero apenas agradecer por tudo o que nos disse a respeito da Síndrome de Down. Isso nos dá coragem para seguir em frente. Eu tenho uma filha adorável com Síndrome de Down, de 30 meses (2 anos e 6 meses), muito vivaz, apesar de sua deficiência. Ela operou o coração com 24 meses e nós, seus pais, temos confiança plena no futuro dela. Uma vez mais, muito obrigada pelo interesse que vocês têm neles." 
Prezada Dele Gladys, que Deus a abençoe e ampare sempre sua querida filhinha!

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com


ARTIGO DE OPINIÃO


A universidade contemporânea e o desenvolvimento 
da práxis interdisciplinar como possibilidade de 
formar cidadãos cosmopolitas

Flavius Almeida dos Anjos
Professor de língua inglesa da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O ano de 2006 representou marco para a educação superior. É quando ocorre o processo de expansão das universidades públicas e, assim, o acesso ao ensino superior é aquecido com a oferta de cursos diversos em diferentes regiões brasileiras. Como consolidação dessa política de expansão das IF, a Universidade Federal da Bahia, na cidade de Cruz das Almas, com o curso de agronomia, cuja origem histórica data de 1943, passa a ser sede da reitoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. A isso, antecederam encontros, discussões, grupos de trabalhos e solicitações a políticos e ministros, para então, a 3 de julho de 2006,  a UFRB ter como seu primeiro Reitor o prof. Paulo Gabriel  Soledade Nacif.  Surge, então, uma universidade nova, mas com experiência advinda de algumas décadas.Tal política possibilitou o desmembramento da universidade em centros nas diversas regiões do recôncavo baiano, como o CCAA e o CETEC, em Cruz das Almas, o CAHL, em Cachoeira, o CCS em Santo Antônio de Jesus, o CFP em Amargosa, o CETENS, em Feira de Santana e mais recentemente o CECULT, em Santo Amaro.

Nesse cenário, o número de pessoas que ingressou nas universidades públicas aumentou significativamente, possibilitado justamente por políticas de expansão das instituições federais, sobretudo, pessoas das classes minoritárias, as marginalizadas, muitas advindas das escolas públicas.

Como parte desse projeto de desenvolvimento da educação superior, na região do recôncavo baiano, destacam-se os cursos de bacharelado interdisciplinar, os BI´s. Apesar de resistências, por parte de setores da própria universidade, para o desenvolvimento de cursos de graduação numa perspectiva interdisciplinar e a consequente criação de núcleos para consolidar essa modalidade de curso, tem sido cada vez mais comum a elaboração de planos de cursos que contemplem a formação de indivíduos para lidar com a dinâmica contemporânea, a qual delineia-se embricadamente em vieses múltiplos. Daí a necessidade de fortalecer cursos interdisciplinares em consonância com as diversas áreas do conhecimento, visando à inserção de indivíduos que possam atuar na sociedade com conhecimentos que os empoderem para que, desse modo, possam engajar-se em buscas coletivas para o desenvolvimento social.

A respeito disso, os Bacharelados Interdisciplinares têm ganhado fôlego nas universidades, justamente por trazerem em seu bojo componentes curriculares capazes que promover um percurso formativo que possibilite uma formação humanista. Nesse sentido é que com base nos itinerários formativos dos Bacharelados Interdisciplinares poderemos esperar bacharéis, médicos, enfermeiros, artistas, tecnólogos, dentre outros profissionais, bem preparados para atuar em cenários contemporâneos que cada vez mais exigem atuação humanista. O projeto dos Bacharelados ancora-se nas ideias de Anísio Teixeira, quando na década de 1960 apresenta proposta para cursos da Universidade de Brasília. Alinhados com o pensamento de Anísio Teixeira, os Bacharelados Interdisciplinares trazem consigo a proposta de um espaço para formação universitária centrada no desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências transversais às competências técnicas. Além disso, propõem, assentados em fortes bases teóricas, uma formação de cunho geral, com vistas a possibilitar o enfrentamento de desafios, as demandas contemporâneas e os interesses da civilização global.

Destaca-se nesse plano, na região do recôncavo baiano, o Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com sede em Santo Amaro, quando há pouco mais de dois anos ergue-se com o propósito de, também, promover a formação de cidadãos críticos, reflexivos, capazes de valorizar a vida, a inclusão, as diversidades, de maneira solidária, participativa, tudo possibilitado a partir de interfaces entre disciplinas, com o seu curso de Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, no primeiro clico e, buscando formação específica, oferta terminalidades em Tecnologias do Espetáculo, Música Popular Brasileira, Produção Musical, Design Digital, Política e Gestão Cultural, em seu segundo ciclo. No bojo desse projeto emerge o Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral-NUVEM-, oficialmente instituído em 2014, que atua junto aos centros, com professores das mais diferentes áreas, cuja proposta busca o diálogo entre saberes, visando uma formação múltipla, para um novo indivíduo que atuará orientado por saberes que atravessam as disciplinas. O surgimento do NUVEM representa um divisor de águas para a educação superior no recôncavo, já que emerge como alternativa para formação sólida, visando assegurar uma pluralidade de tendências teóricas, que transpõem as barreiras entre conhecimentos, nos bacharelados ofertados nos diferentes centros da UFRB.

O surgimento do NUVEM representa um divisor de águas para a educação superior no recôncavo, já que emerge como alternativa para formação sólida, visando assegurar uma pluralidade de tendências teóricas, que transpõem as barreiras entre conhecimentos, nos bacharelados ofertados nos diferentes centros da UFRB.

Logo, o NUVEM é condição sine qua non para que os Bacharelados Interdisciplinares possam consolidar-se, sobretudo, como cursos respaldados pela sua proposta de formação humanista, muito requisitada na contemporaneidade. Tal fato coincide com o processo de reestruturação da educação superior, numa era notadamente marcada por demandas capitalistas, que exigem uma mudança de rumo, a formação de novos indivíduos, aptos para atuar numa perspectiva humanista, diversa, capaz de reconhecer e respeitar as diversidades culturais, as formas de ser, agir e pensar. O que realmente só pode ser alcançado a partir de itinerários formativos ancorados em propostas em que as disciplinas possam dialogar, em que os discentes possam ter acesso a conhecimentos diversos, básico, geral e específicos.

Isso fez-me lembrar que o educador francês, Edgar Morin, em entrevista concedida no Brasil, há algum tempo, alertava acerca da necessidade de repensar a educação nacional, a começar pela reformação do professor, chamando a atenção para o fato de que os professores precisam ultrapassar os limites de suas disciplinas e trafegar por outras áreas do conhecimento, o que, segundo ele, ainda não aconteceu no Brasil. Morin defende o rompimento das barreiras disciplinares, alegando que embora aparentemente o conhecimento organizado em disciplinas dê a (falsa) sensação de arrumação, tal rompimento é o que pode possibilitar o estabelecimento de correlação entre os saberes. Quando questionado sobre a possibilidade de o professor trabalhar numa perspectiva interdisciplinar, Morin sinalizou a necessidade de o professor perceber a sua disciplina com a iluminação de outros olhares, sugerindo um educador com uma cultura menos especializada, centrada em uma única área, e, assim, buscando desconstruir o abismo entre as humanidades e as ciências, esse educador defendeu a possibilidade de o professor de Literatura precisar conhecer um pouco de história e de psicologia, bem como o de Matemática e o de Física de necessitarem de uma formação literária. Só assim Morin disse ser possível o nascimento de uma nova cultura.

Inegavelmente, uma nova cultura tem se estabelecido com a instalação dos centros nas cidades da região do recôncavo baiano, com estudantes e professores vindos das mais diferentes regiões. Apesar de críticas que apontam para aumento do consumo de drogas, violência etc, a universidade deve seguir orientada pelo cumprimento da sua missão. Por que assim, produzirá impacto, a médio e longo prazo, de ordem política, econômica e cultural, sobretudo, quando propõe a disseminação do conhecimento através de diálogos interdisciplinares.

O passo está dado para que o recôncavo sobressaía-se enquanto região responsável pela formação de indivíduos humanisticamente preparados para atuar de maneira crítica, solidária, justa e interdisciplinar, sobretudo, em tempos de globalização e reconhecimento das diversidades, do melting pot. Cenário notadamente delineado por crises econômicas, políticas, morais e estreitamento de barreiras. Um momento de descontrole, em que a monetarização sobrepõe valores humanistas. Consequentemente, espera-se êxito frente aos desafios da realidade global emergente, já que essa mesma realidade tem mudado o cenário mundial, a vida das pessoas, seus trabalhos, rendas, saúde, o mercado, as tecnologias, bem como tem afetado as fronteiras, rompendo-as, acelerando o ritmo com que as informações, ideias, normas e valores circulam e a comunicação entre povos. Por isso, a universidade contemporânea deve primar por práticas interdisciplinares, as quais possibilitem a formação de indivíduos que possam atuar em cenários diversos, cosmopolita, como verdadeiros cidadãos do mundo.