segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Bahia tem população estimada em mais de 15 milhões de habitantes


A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia detalhou os dados populacionais para o estado divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia já conta com uma população estimada em 15,1 milhões de habitantes, ocupando o 4º no ranking dos estados brasileiros. Já a população estimada para o Brasil, em 2015, é de 204,5 milhões de habitantes distribuído pelos 5.570 municípios que compõem as Unidades da Federação. As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Entre 2014 e 2015 a Bahia apresentou uma taxa de crescimento populacional de 0,51%. Salvador é o município mais populoso do estado da Bahia, com 2,921 milhões de habitantes, concentrando 19,2% da população total do estado, seguida pelos municípios de Feira de Santana (617,5 mil), Vitória da Conquista (343,2 mil), Camaçari (286,9 mil), Itabuna (219,7 mil) e Juazeiro (218,3 mil). O estado de São Paulo é o mais populoso do País, com 44,1 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais (20,7 milhões) e Rio de Janeiro (16,5 milhões). As estimativas das populações residentes nos municípios brasileiros foram apresentadas com data de referência de em 1º de julho de 2015.

domingo, 30 de agosto de 2015

Assassinato em Cachoeira/Bahia
Márcio, o popular Xoris, foi vítima de homicídio, ocorrido atrás do prédio da Estação Ferroviária da Cachoeira. Socorrido pelo SAMU para uma unidade hospitalar, a vítima veio a óbito, devido a gravidade que as balas causaram ao seu corpo. Casado, Marcos deixou a esposa grávida de três meses, e um filho de um ano.

NA BAHIA

SÃO FÉLIX: POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL 
frustra chacina e prende quatro elementos armados
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) prendeu, na manhã de sábado (29), quatro pessoas que planejavam, segundo a polícia, cometer uma chacina na cidade de São Felix (BA), a 38 km de Feira de Santana. De acordo com a polícia, Joaneson Gonçalves da Cruz, 24 anos, Oteoni da Silva Cabral, de 31 anos, o irmão dele Irailton da Silva Cabral, 22 anos, um adolescente de 12 anos, fretaram por R$ 120, 00, um veículo Corsa Sedan, de propriedade de Paulo Henrique Costa Lima, 19 anos, que faz transporte irregular de passageiro mais conhecido como “Ligeirinho”. Eles saíram da Praça do Tomba, em Feira de Santana, e ao passar pelo Posto 3.1/1, em São Gonçalo dos Campos, foram abordados pela PRE que encontrou no interior do veículo uma pistola 380, um revólver calibre 38, uma faca e dois revólveres calibres 32, além de um machado, luvas e cerca de 50 munições. Todos foram levados para o Complexo de Delegacias em Feira de Santana. O proprietário do veículo prestou depoimento acompanhado pela advogada Luana Dourado e em seguida foi liberado. O jovem, segundo a advogada, não tinha envolvimento com o grupo, não sabia a intenção dos quatro homens, e foi ouvido pelo delegado Laércio Santos como testemunha. O adolescente também foi liberado porque não houve violência, nem crime de ameaça. Os demais foram autuados em flagrante.

Entenda o caso:
O planejamento da chacina foi motivado por uma vingança. De acordo com a mãe de Joaneson, havia uma disputa por ponto de drogas na cidade de São Felix e por volta das 20h30 do dia 26 de abril deste ano dois homens invadiram a residência dela a procura de Joaneson. Como não o encontraram atiraram no sobrinho dele, uma criança de 3 anos que foi alvejada debaixo do queixo. A bala ficou alojada no crânio e o garotinho perdeu a visão do olho direito. A mãe da criança, de 20 anos, também foi baleada no seio e na cabeça. A família foi obrigada a deixar a cidade e morar em Salvador. Neste sábado o grupo iria se vingar, mas teve o plano frustrado pela PRE. “Eles iriam cometer essa loucura por causa da impunidade da polícia de São Félix. Os meliantes que invadiram minha casa ficam na praça, no campo, tomando cerveja, faço denúncias e eles não fazem nada. Tive que sair da minha casa com minha família, recomeçando do zero, e sofrendo quando olho para meu neto que nasceu perfeito e agora está deficiente de um dos olhos. Meu neto e minha filha não tinham nada a ver com essa disputa de droga e ele só não executou o menino e minha filha porque eu lutei com ele dentro de casa”, disse. O adolescente que foi apreendido e liberado disse que a intenção era matar quem encontrasse. “A arma que eu estava usando? Um 32, um litrão, uma faca e um machado. A gente ia cortar o corpo todo, arrancar cabeça, braço, perna, depois de derrubar. Eles querem ser mais que todo mundo e isso não existe. A gente ia matar quem estivesse lá. Só bateu na mente de ir, conversamos pelo celular e foi aquilo mesmo. Depois a polícia pegou a gente no meio do caminho. Se desse certo depois a gente ia pegar outro carro para qualquer cidade. Se eu teria coragem de cortar a cabeça? Lógico”, respondeu o garoto de 12 anos.


Fonte Acorda Cidade

NEUROCIENTISTA NEGRO BARRADO NO LOCAL ONDE FARIA PALESTRA EM SP

Neurocientista negro é barrado no local onde faria palestra em SP
Foto: Reprodução / Breaking Brown
Carl Hart, primeiro neurocientista negro professor titular da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), foi barrado na entrada de um hotel cinco estrelas em São Paulo. O caso ocorreu no mesmo local, onde Hart se hospedaria e ministraria uma palestra a convite do seminário do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), na quinta-feira (27). Depois de resolvido o constrangimento, o neurocientista viu que era o único negro no auditório, no qual falou para advogados criminalistas e juízes. Para a plateia, disse: "Vocês deveriam ter vergonha disso". Para a Folha, a administração do hotel Tivoli Mofarrej, nos Jardins, informou que não havia mais ninguém da assessoria de imprensa deles e, por isso, só poderia tratar do assunto na segunda-feira (31). Hart falou na palestra sobre como a guerra às drogas tem sido usada para atingir grupos sociais mais vulneráveis, entre eles, jovens pobres e negros, em lugares como o Brasil e os EUA.
Fonte: Bahia Notícias.


sábado, 29 de agosto de 2015

Você sabe o que significa a sigla “MC” utilizadas pelos funkeiros?


Já imaginou qual é o significado da sigla MC? Ela surgiu nas festas dos salões jamaicanos durante a década de 50 graças aos chamados SKA, que eram músicas que misturavam ritmos caribenhos, jazz e blues.

Nas festas em que essas músicas eram tocadas, o DJ era quem comandava os discos de vinil e também o microfone. O sucesso foi tão grande que as festas dos SKAs foi bastante divulgada e estavam sempre nas rádios.

Na época, as rádios não tinham locutores, mas sim Mestres de Cerimônia, responsáveis pela condução da festa. Dessa maneira, os DJs começaram a ser chamados de MC, que significava nada mais, nada menos, que Mestre de Cerimônias, ou pessoas que conduzem eventos importantes.

Assim como alguns funks atualmente e também o rap e hip hop, a SKA falava de indignação social, marginalização e injustiças sociais. Isso fez com que as músicas se popularizassem ainda.

Além dos DJs de SKA a sigla MC começou a ser utilizada por outros ritmos. No Brasil, os cantores de funk usam a sigla antes de seus nomes.
Inglês a distância
Aprenda Inglês e fale com o mundo!
  
O Polycenter, Instituição especializada no ensino de línguas estrangeiras, põe a disposição dos interessados seu curso de conversação em Inglês a distância.

O curso completo compõe-se de nove estágios ou níveis: três estágios básicos, três intermediários e três avançados.
 
Ao matricular-se, o aluno recebe CDs áudios e DVDs, produzidos para o desenvolvimento da conversação fluente em Inglês, que cobrem os estágios básicos, intermediários e avançados.  Os CDs e DVDs são verdadeiros professores que conduzem os alunos à conversação fluente e correta em Inglês.

Pelo sistema de aprendizagem a distância, o Polycenter acompanhará os alunos no domínio de cada lição. No final de cada grupo de lições, o aluno faz prova com que o professor designado para acompanhá-lo possa avaliar o grau de domínio de cada um (uma), atribuindo-lhe nota com  a indicação se deve ou não avançar para a etapa seguinte, até concluir o curso. Cada estágio é composto de 10 lições, as quais incorporam estruturas formais do idioma aplicadas à conversação.

Aprovação em cada estágio
A nota padrão para aprovação de um estágio para outro é oito (8,0), com que o participante prova ter alcançado 80% de domínio da matéria instruída no CD áudio ou DVD.

Diploma
No final do 9º. estágio, cumpridas as exigências de aprovação, conforme acima expostas, o aluno receberá Diploma de Habilitação em Conversação em Língua Inglesa, expedido pelo Instituto de Idiomas Polycenter.

Para informações sobre custo, forma de pagamento, banco e número de conta para depósito, e envio da ficha de inscrição, os interessados deverão fazer a solicitação através do e-mail: pedro_borgesdosanjos@yahoo.com.br




POLÍCIA PRENDE QUADRILHA QUE OBRIGAVA ESCRAVOS SEXUAIS A TRABALHAR 17 HORAS POR DIA

A polícia prendeu uma quadrilhava que traficava pessoas de outros estados para se prostituir no Distrito Federal. De acordo com o jornal Correio Braziliense, homens e mulheres com idades entre 18 e 25 anos eram atraídos pela promessa de bons empregos e melhores condições de vida. Mas, trabalhavam cerca de 17h, diariamente, sem intervalo, não ganhavam nada com os programas e viviam trancados. 

Em entrevista ao jornal, o delegado Alexandre Dias Nogueira afirmou que os envolvidos devem responder por rufianismo (ato de tirar proveito da prostituição alheia), tráfico de drogas e associação criminosa. “Eles ofereciam empregos como secretária, babá e coletor de material reciclável. Logo depois, as vítimas eram colocadas em cárcere. Os criminosos obrigavam os jovens a usar drogas, para criar uma dependência, e as ameaçavam de morte”, disse. 
Três garotas e um rapaz foram libertados. Segundo a polícia, Márcio de Melo Miranda, 27 anos, casado com Helena de Freitas Carvalho, 31, comandavam o grupo. Muitas vítimas eram trancafiadas em quartos estreitos, no último andar da casa da mãe de Márcio, Maria Facundo, 77, que informou à reportagem desconhecer a situação — o imóvel na Colônia Agrícola Arniqueiras.
A idosa, que alugava quartos com frequência, nunca houve desconfiança. “Eu recebia dinheiro das mãos de mulheres, mas tudo aqui era informal, tanto que algumas delas foram embora de repente, deixando, inclusive, seus pertences”, disse.

Fonte: Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Relação sexual com menores de 14 anos é crime, mesmo consentida, decide STJ


O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na última terça-feira (25), por unanimidade, que praticar sexo com menores de 14 anos, mesmo com consentimento, é crime. Com este entendimento, o STJ condenou um padrasto que manteve relações sexuais com sua enteada de 13 anos. A decisão abre precedentes para que seja adota em casos semelhantes pelo país. O julgamento é uma resposta a várias apelações semelhantes em todo o Brasil, em processos de estupro de vulnerável, contrariando decisões embasadas na ideia de consentimento das vítimas. O recurso contra decisões de 1ª e 2ª instâncias foi apresentado pelo ministro Rogério Schietti, da turma da 3ª Seção do STJ, após receber pedido do Ministério Público do Piauí (MP-PI) contestando a absolvição do acusado pelo crime de estupro. Ele alegou manter um relacionamento amoroso com uma menina desde que ela tinha oito anos, hoje com 18. Na época da denúncia, ele tinha 25 anos e ela, 13. No caso, vítima e familiares dela confirmaram a existência de relacionamento entre eles. O TJ-PI absolveu o acusado, sustentando que a adolescente tinha discernimento e “nunca manteve relação sexual com o acusado sem a sua vontade”. Leia mais AQUI.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MOMENTO DIFÍCIL

Divaldo Franco
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy_fBn9pnlDXLKY6pGeqZOjbD5JEEnB7H3tyC5tekPv5mXx9Mx-Dve1Kv7qLSNfuFu10VZz0RPS7opq7IfPzGplcK8djC6HFHrDHyRxA8q3YE1WTs2-c7bo1RHSvYBFHbhv-4xct0Qcn8/s1600/
O mundo está em crise  e o Brasil agoniza, conforme o noticiário de todo instante. Sucedem-se os escândalos e as surpresas com as pessoas envolvidas produzem um duplo efeito: desencanto em confiar em indivíduos de aparente apresentação digna, inimputável, mantenedores, no entanto, de conduta vulgar e criminosa, assim como a perda de esperança em dias melhores ante a cultura da desonestidade que campeia à solta. A questão, no entanto, é mais ampla, porque se apresenta com caráter internacional. O ser humano parece ter perdido o rumo ético, entregando-se aos excessos de toda ordem, revivendo preconceitos bárbaros que se repetem causando lástima e compaixão.

Haja vista o que o Estado Islâmico está realizando em uma cidade do Iraque onde se encontram cristãos. Além de destruir todos os monumentos que honram o passado e são patrimônio da humanidade, estão degolando selvagemente os adeptos do Cristo, em espetáculos de hediondez, repetindo com mais crueldade as perseguições promovidas pelo Império Romano durante os três primeiros séculos do nosso calendário.

Os crimes crescem assustadoramente e os cidadãos nos encontramos amedrontados, receando as ruas e também a intimidade dos lares, onde os bandidos se adentram e cometem arbitrariedades. Como mecanismo de fuga, os brasileiros sorrimos dos comportamentos anedóticos de autoridades que deveriam zelar pelo idioma pátrio, sem aventureirismos ridículos, através dos veículos da comunicação virtual. Não serão resolvidos os dramas existenciais com a zombaria, as reclamações, os doestos. Tornam-se indispensáveis comportamentos corretos, conscientização de possibilidades de ação através das leis que vigem no país.

Se cada cidadão e cidadã brasileiros cumprirem com o seu dever, poderemos restabelecer a ordem e voltar a confiar no futuro. Jesus estabeleceu uma ética desafiadora que serve de bastão psicológico de segurança. "Não fazer a outrem o que não gostaria que outrem lhe fizesse."


DIVALDO FRANCO, professor, médium e conferencista
População brasileira supera os 204 milhões

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União, o país tinha em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado a população estimada era 202.768.562.

O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da federação e dos municípios brasileiros. O maior estado do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Outros cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).

Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil).

As demais unidades da federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,82 milhões), Goiás (6,61 milhões), Paraíba (3,97 milhões), Amazonas (3,94 milhões), Espírito Santo (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí (3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões), Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,77 milhão) e Tocantins (1,51 milhão).

Fonte: Agência Brasil



"Se for necessário, eu vou para a disputa", diz Lula sobre 2018

"Se a oposição pensa que vai ser candidata, que vai ganhar, que não vai ter disputa, que o PT está acabado, pode ficar certo o seguinte: que se for necessário, eu vou para a disputa"
"Se a oposição pensa que vai ser candidata, que vai ganhar, que não vai ter disputa, que o PT está acabado, pode ficar certo o seguinte: que se for necessário, eu vou para a disputa"

Nesta sexta-feira (28), o ex-presidente Lula afirmou que, se for necessário, irá disputar a presidência em 2018. Lula destacou que nada está definido com relação a isso, e que espera que outras pessoas se candidatem, mas que não descarta entrar na disputa: "Não sei [se vou ser candidato]. Não posso dizer nem que sou nem que não sou. Sinceramente espero que tenha outras pessoas para serem candidatas. Agora, uma coisa pode ficar certa. Se a oposição pensa que vai ser candidata, que vai ganhar, que não vai ter disputa, que o PT está acabado, pode ficar certo o seguinte: que se for necessário, eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições", afirmou em entrevista para uma rádio de Montes Claros (MG).
"Se a oposição pensa que vai ser candidata, que vai ganhar, que não vai ter disputa, que o PT está acabado, pode ficar certo o seguinte: que se for necessário, eu vou para a disputa"
"A oposição tem que ter paciência neste país. Eu perdi três eleições, voltava para casa. Eu não ficava xingando as pessoas. Eu não ficava falando palavrão. Eu ia para casa me preparar. Como diria o Brizola se estive vivo, eu ia para casa lamber minhas feridas, ou seja, para me preparar para a outra eleição. Foi assim que eu fiz durante 12 anos. A oposição precisa parar de resmungar, tem de parar de xingar a presidenta, ela tem que torcer para que esse país melhore", acrescentou.
Reafirmando o que disse no discurso desta quinta, Lula ressaltou que "ninguém quer mais golpe neste país. Quem quiser ser candidato à Presidência da República que espere 2018, dispute democraticamente e vê se ganha as eleições". O ex-presidente declarou não acreditar na interrupção do mandato da presidente Dilma Rousseff antes de 2018, como quer a oposição.
"Não acredito em impeachment da presidente Dilma. Acredito que as dificuldades que nós estamos passando agora serão vencidas na medida que a economia comece a se recuperar e os programas anunciados pela presidenta Dilma comecem a dar resultado", afirmou.
Lula também comentou sobre o atual momento econômico: "Ela [Dilma] trabalha com a ideia de que nós vamos ter um 2015 sofrido, como nós estamos tendo, com dificuldades, mas na expectativa de que nós vamos ter um 2016 que comece a melhorar."
Com relação às investigações sobre corrupção na Petrobras, Lula disse que não tinha conhecimento dos desvios na estatal. "Eu até gostaria de ter sabido antes. Eu não sabia. A Polícia Federal não sabia. A imprensa não sabia. O Ministério Público não sabia. A direção da Petrobras não sabia. Só se ficou sabendo depois que houve um grampeamento e pegou o tal de Youssef, que já tinha muitas passagens pela polícia, falando com outros caras. Ninguém sabia."
O ex-presidente destacou que a Petrobras não pode ser julgada pelos erros de uma minoria de servidores. "A Petrobras tem quase 86 mil trabalhadores. A gente não pode ficar julgando a Petrobras por causa de uma, duas ou dez pessoas que cometeram erros."
Lula também falou sobre o PT: "O PT cometeu desvios porque começou a fazer política igual aos outros partidos políticos. O PT era para ser diferente de verdade."

Fonte: Jornal do Brasil








quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Tabagismo na idade escolar

 
Paiva Netto
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes tiveram o primeiro contato com o tabaco em idade escolar, na faixa etária entre 5 e 19 anos. O programa Educação em Debate, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, abordou esse grave tema, procurando demonstrar a enorme responsabilidade dos educadores, bem como da família, na busca de mecanismos que previnam a aproximação com o fumo, porta de entrada para drogas mais pesadas.

Em entrevista concedida à pedagoga Suelí Periotto, a dra. Mônica Andreis, mestre em psicologia clínica pela USP, vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), destacou o papel da escola na prevenção desse vício: “É a oportunidade que o educando tem de aprender um pouco mais sobre o tabagismo e, com isso, ter mais consciência da importância de não começar a fumar. A escola pode contribuir bastante não só enfocando a questão da saúde, contudo ir além, com a discussão sobre por que as pessoas fumam, o papel da propaganda, o quanto isso afeta não só a saúde, mas o meio ambiente em que se vive. Os estabelecimentos de ensino podem abordar o assunto sob diferentes ângulos. O acúmulo de bitucas, por exemplo, é uma das coisas que mais poluem as praias brasileiras, que matam animais marinhos, porque se engasgam com aquilo; muitas florestas acabam sendo devastadas para a produção de cigarro, pois se usa lenha, se usa papel. E essas informações são muito importantes. Os alunos podem levar esse conhecimento para casa e partilhar com seus pais, familiares ou a própria comunidade. A escola pode organizar uma feira de ciências, e esse pode ser um tópico a ser discutido; apresentar um filme, chamar a família para participar e depois fazer um debate. Temos várias maneiras de explorar o assunto, e os educadores têm um papel fundamental na prevenção do tabagismo”.
 
Lei antifumo
Segundo a dra. Mônica, a lei antifumo contribui de fato para o desinteresse da criança pelo cigarro: “Hoje, esse impedimento é um desestímulo para que ela comece a fumar, porque as pessoas não estão mais fumando em todos os lugares como se fazia antigamente. Isso, aliado a uma abordagem da escola sobre o tema, de uma forma constante, acaba favorecendo para que não se comece a fumar na adolescência”.
 
O poder da influência 
Indagada a respeito dos aspectos emocionais que podem influenciar a criança e o jovem com relação ao tabagismo, a dra. Mônica esclareceu ainda: “Alguns fatores acabam favorecendo para que elas experimentem ou comecem a fumar. A gente sabe que filhos de pais fumantes têm maior tendência de se tornar fumantes no futuro. Muitas crianças começam a fumar por causa desse modelo que elas têm em casa, ou mesmo na escola, daquele professor que admiram e que fuma. Daí a necessidade dessa consciência por parte dos familiares e dos professores, do poder de influência que possuem sobre a vida de uma criança. Além disso, na adolescência, a gente passa por uma série de modificações. É natural que a insegurança apareça e, às vezes, o cigarro é a válvula de escape na busca de um prazer instantâneo. É importante que a criança tenha essa percepção de que fumar não irá lhe trazer sustentabilidade ou lhe garantir sucesso na vida. O cigarro é uma droga e, uma vez que a criança o experimente, pode torná-la facilmente uma dependente química. Então, se ela tiver essa consciência, consegue, naturalmente, dizer não”.
 
Morte evitável
Em suas considerações finais, a psicóloga Mônica Andreis enfatizou que “o fumo passivo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a primeira causa de mortes potencialmente evitável. É uma dimensão muito grande. Na verdade, como a gente tinha antes toda uma avaliação cultural de que o tabagismo não era um problema tão grave assim, as pessoas negligenciavam um pouco isso. Hoje temos informações e a clareza do malefício do tabaco para a saúde. É importante também que a escola possa valorizar isso e, de fato, implantar atividades para auxiliar os jovens no conhecimento e na prevenção”.

Grato, dra. Mônica. Nas escolas da Legião da Boa Vontade e nos seus programas socioeducacionais, o assunto é tratado com a seriedade devida. É o nosso contributo a fim de alertar principalmente as futuras gerações quanto ao efeito destruidor do tabagismo.
 
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

SBT chama polícia após suspeita de bomba para Silvio Santos
Funcionários foram impedidos de entrar na emissora

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A sede no SBT, batizada de Complexo Anhanguera, na cidade de Osasco (SP), viveu momentos de total pânico na noite durante a madrugada desta quarta-feira (26). Policiais foram chamados por conta de um um objeto suspeito que foi parar na porta da emissora de Silvio Santos. Os funcionários do  canal chegaram a suspeitar que o presente fosse uma possível bomba e por isso chamaram pessoal especializado para fazer a investigação.
O objeto foi levado por um homem que se disse fã de  Silvio Santos. Ele começou a insistir ferozmente que queria entregar o tal presente para o comunicador, assustando o pessoal da recepção do canal. Depois de muito tempo e não conseguindo entregar o tal presente nas mãos de Silvio Santos, o tal homem foi embora, mas tacou o objeto na porta do SBT. Quando caíram no chão deu para perceber que o presente nada mais eram que aparentes extintores de incêndio. Os funcionários da segurança da rede de TV então avaliaram que isso poderia ser uma bomba. O Esquadrão Antibombas foi chamado e precisou isolar toda a frente principal da emissora.
Os funcionários foram impedidos de entrar ou sair da emissora. A investigação acabou durante essa madrugada. De acordo com a jornalista Keila Jimenez do portal R7, as primeiras informações dão conta que o material seria mesmo extintores e que não seriam bombas.

No passado, um bandido sequestrou a filha do apresentador, Patrícia Abravanel. Depois de soltá-la e começar a ser perseguido pela polícia, ele decidiu apelar para o próprio comunicador. Silvio Santos foi sequestrado na própria casa, mobilizando equipes de TV de todo o país.

TCU dá mais 15 dias para governo federal explicar contas de 2014

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que vai conceder mais 15 dias para que o governo Dilma Rousseff apresente as explicações sobre possíveis irregularidades nas contas de 2014. Com o novo prazo, o Palácio do Planalto tem até 11 de setembro para finalizar a sustentação. Com aval da presidente Dilma Rousseff, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, esteve pessoalmente no plenário do TCU para acompanhar a decisão. A presença do ministro é incomum. A única vez que Adams esteve em plenário para acompanhar uma decisão sobre as contas do governo foi no dia 17 de junho, quando a Corte estabeleceu prazo de 30 dias para que fossem dadas as explicações. Adams defendeu que o pedido de adiamento não é uma forma de protelar o processo. Após a sentença, ele afirmou que a decisão respeitou o prazo. “Para mim, está atendido”, ressaltou, dizendo que não vai haver nenhum tipo de contestação no Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Estava nos planos do governo recorrer ao STF caso não conseguisse estender o prazo. No dia 12 de agosto, após pedir novas informações ao Executivo, o TCU já havia permitido uma extensão de 15 dias no prazo. Na segunda-feira, o governo pediu mais 15 dias para que pudesse apresentar argumentos.

Postado em 27 de Agosto, às 01:18Por Diego Azevedo

Sport se impõe, faz quatro e elimina o Bahia na Copa Sul-Americana

Muito pressionado pela derrota no jogo de ida e ainda abalado pelo longo período sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport tomou a iniciativa do jogo durante toda a partida contra o Bahia. Com o time baiano marcando pressão no campo de ataque, o Leão até teve dificuldade para sair jogando, mas, mesmo assim, teve as melhores chances da etapa inicial. O Bahia, pouco inspirado, abusou de erros de passe na criação das jogadas. Com o 0 a 0 no placar, o jogo foi para o segundo tempo com o Sport novamente indo para cima. Dessa vez deu certo, e o time conseguiu abrir o placar. Mas o Bahia, surpreendentemente e jogando mal, empatou logo em seguida. Parecia que tudo estava perdido para o Leão. Parecia. Comandado por Hernane, o time pernambuicano não somente reagiu como saiu com uma grande goleada em cima do rival na Ilha do Retiro: 4 a 1. Globo Esporte.


Postado em 26 de Agosto, às 22:13Por Paulo Galvão

Muritiba/BA: Morador do "Carro Quebrado" é agredido com uma paulada na cabeça

A vítima identificada como “Bira” teve um corte profundo cabeça, e foi levada para o hospital mais próximo por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O estado de saúde dele não foi divulgado. Segundo informações colhidas pelo Forte na Notícia, o agressor seria o motorista de um caminhão, que sem motivo algum resolveu agredir a vítima com um pedaço de pau.

Postado em 26 de Agosto, às 16:58Por Murilo Andrade

Mancini tem dois desfalques para armar time do Vitória contra o Bragantino

Para o jogo diante do Bragantino, na próxima terça-feira, dia 1 de setembro, o técnico Vágner Mancini vai ter dois problemas para armar o time titular. No empate em 1x1 com o Oeste, na última rodada, o meia Escudero recebeu o terceiro cartão amarelo e com isso está suspenso. Para o seu lugar o treinador tem duas opções: ou entra Jorge Wagner ou Vander. O outro desfalque será na zaga. Como Guilherme Mattis está vinculado ao Bragantino e foi repassado ao Vitória por empréstimo depois de uma passagem pelo Fluminense, o jogador não pode atuar. Com isso Kanu segue ao lado de Ramon na zaga. *Metro1


Postado em 26 de Agosto, às 15:29Por Diego Azevedo

TSE vota pela reabertura de ação que pede cassação de Dilma

A reabertura de uma das quatro ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu vice, Michel Temer (PMDB) foi votada pela maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (25). A ação havia sido arquivada em março por decisão da relatora, Maria Thereza de Assis Moura. Diante da análise de um recurso do PSDB, o processo deve ser desarquivado, se os ministros mantiverem suas posições. O julgamento foi suspenso pelo pedido de vista da ministra Luciana Lóssio e não há previsão de quando o assunto voltará ao plenário. O assunto começou a ser debatido na semana passada, com os votos dos ministros João Otávio de Noronha e Gilmar Mendes pelo desarquivamento da ação. Luiz Fux pediu vista e devolveu o caso ao plenário. Ele também votou pela continuidade das investigações contra a campanha de Dilma, assim como Henrique Neves. Além de Luciana Lóssio, o presidente do tribunal, Dias Toffoli, ainda vai votar. O voto de Maria Thereza pelo arquivamento do processo foi mantido. Metro1.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

NA BAHIA


Cachoeira sedia primeira edição do Festival de Samba de Roda

O evento vai reunir atrações musicais, uma exposição fotográfica, uma palestra e a exibição de um documentário
Nos dias 11 e 12 de setembro,  a cidade de Cachoeira, a 133 km de Salvador, vai sediar a primeira edição do Festival de Samba de Roda (Fé Samba). O evento vai reunir atrações musicais, uma exposição fotográfica, uma palestra e a exibição de um documentário.
A programação musical, que acontece na Praça Teixeira de Freitas, conta com nomes como os grupos Filhos de Nagô, Rita da Barquinha, Filhos do Caquende, Pirombeira e participação do cantor e compositor  Roberto Mendes, a partir das 18h do dia 11.
Já no dia 12, há os grupos Levando o Amor de Ipirá, Gege Nagô, Samba de Roda de D. Dalva, Tati Lima, Barlavento e Bule Bule. O repentista, inclusive, ministra  palestra sobre samba, também dia 12. O documentário Samba de Roda na Palma da Mão, de Jorge Pacoa, aborda o Recôncavo e suas raízes religiosas e musicais.
Já a exposição, abrigada no espaço Pouso da Palavra, apresentará trabalhos de Marcelo Bruzzi, com a pesquisa fotográfica Resquícios Arquitetônicos do Recôncavo Baiano. “O objetivo é preservar a cultura e a musicalidade do Recôncavo e dar espaço para artistas locais que não têm tanta visibilidade”, afirma Jorge Pacoa,  idealizador do festival.
O projeto é realizado pela Rede Educare e Pacoa Produção Cultural, com apoio da Prefeitura Municipal da Cachoeira, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Irdeb, financiado pelo Fundo de Cultura (Secult). As atividades são gratuitas.

terça-feira, 25 de agosto de 2015


Acusado de matar criança em Itapuã conta detalhes do crime

Na manhã desta quinta-feira (20), foi apresentado na sede da Polícia Civil, no bairro do Piedade, Rafael Pinheiro de Jesus, de 28 anos, acusado de matar Marcos Vinícius de Carvalho Santos, de apenas dois anos, no bairro de Itapuã, em Salvador. A apresentação foi realizada pela delegada do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), Albertina Machado, a titular do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Heloísa Simões, e o delegado ACM Santos, da 12ª Delegacia Territorial, em Itapuã.
De acordo com a titular do DHPP, o crime chegou até o departamento na noite da última sexta-feira (14), onde Rafael alegava ter perdido a criança na feira de Itapuã. "Ao tomarmos conhecimento do caso, começamos a investigar e ouvir todas as pessoas apontadas pelo Rafael e por sua mãe, Dona Anira, que sustentou junto com ele a hipótese de desaparecimento", contou. Segundo Heloísa, todas as versões levantadas pelo acusado foram comprovadas como falsas. "A partir daí, no sábado, começamos a trabalhar com a hipótese de crime, que passou a também ser investigado pela 12ª DT", afirmou. 
Segundo o delegado ACM Santos, com os dados apresentados pelo DHPP, Rafael foi intimado para depor e se negou a comparecer à delegacia sem a presença de um adovagdo. "Foi aí que praticamente constatamos que ele estava envolvido com a morte da criança", disse ao revelar que o depoimento teve diversas contradições. A pergunta direta que fiz a ele foi onde estaria o corpo da criança", contou. A partir disso, Rafael confessou a morte de Marcos Vinícius.
Acusado conta com detalhes 
Durante a apresentação, Rafael se mostrou assustado com a situação e afirmou que a morte da criança teria sido causado por um engasgamento. "Ele morreu sufocado. Ele estava tomando mingau e se engasgou. Eu mesmo tentei ajudá-lo, mas depois que percebi que ele não estava mais respirando eu fiquei sem saber o que fazer. O laudo vai confirmar que ele morreu sufocado", garantiu. 
Segundo o acusado, a morte da criança aconteceu na noite da quinta-feira (13). "Isso aconteceu na noite de quinta. Esperei amanhecer e na sexta coloquei o corpo dele em um cooler e levei até o areial, onde enterrei ele. Depois eu fui para feira", detalhou ao afirmar que já pensava na história do desaparecimento. 
Rafael vai responder por homicídio, ainda não caracterizado se culposo ou doloso, e por ocultação de cadáver. "Houve negligência de Rafael e também da mãe da criança, Fabiane de Carvalho, que entregou a um desconhecido o menino com a saúde delicada", afirmou o delegado ACM Santos, que disse que o pedido de prisão da mãe da criança ainda será analisado. Ainda de acordo com o titular da 12ª DT, não existe certidão de batismo de Marcos Vinícius, comprovando Rafael como padrinho. 
Além disso, segundo a delegada do DHPP, o pai biológico do menino é conhecido como "Piriquito", sendo que na certidão de nascimento consta o nome de Robson, que seria outra pessoa, e atualmente, a mãe, que é usuária de drogas, vive com um homem identificado como Bruno, também usuário de drogas. 
Transferido para cadeia pública, na Mata Escura, Rafael no Centro de Observação Prisional (COP), isolado dos outros presos. A causa da morte de Marcos Vinícius só será comprovado após a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). 
Questionado se recebeu a ajuda da própria mãe para ocultar o corpo de Marcos Vinícius, Rafael afirmou que apenas confessou o crime à polícia. "Minha mãe não sabia de nada. Ela também achava que ele tinha desaparecido", disse. O acusado garantiu que não contou a ninguém sobre a morte do menino. Porém, o delegada afirmou que o pedido de prisão preventiva de Dona Anira (mãe de Rafael) também está sendo analisado. "A mãe dele também tem que ser responsabilizada". 
Rafael ainda negou que o mingau ingerido pelo menino tenha sido o não recomendado por conta da sua alergia. "Ele não tomou o mingau indevido. Só que ele se engasgou", afirmou.

Fonte: Por Tiago Di Araujo (@tiagodiaraujo) | Fotos: Gilberto Jr. / Bocão News