sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Conta de luz tem novo aumento; na Bahia, reajuste é de 5,4%


A partir da próxima segunda-feira (2), a conta de luz vai ficar mais cara para consumidores atendidos por 58 concessionárias. A revisão tarifária extraordinária para essas empresas foi aprovada hoje (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a previsão é de um aumento médio de 23,4%. Na Bahia, a Coelba terá reajuste de 5,4%. Os maiores aumentos serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%). Os reajustes mais baixos serão aplicados para as distribuidoras Celpe (2,2%) e Cosern (2,8%). A distribuidora CEA, do Amapá, não solicitou a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados. Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu. Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da CDE deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu - por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste - que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre - e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica.

Fonte: Bahia Notícias.
EM CACHOEIRA/BA

Versão  impressa  do Jornal O GUARANY, edição de fevereiro/2015,  circula hoje, 27/02, à noite, a partir das 18h

Além de circular nas residências de assinantes, os interessados poderão obter gratuitamente exemplares, na Redação do Jornal, na Rua Benjamin Constant, 15 - Centro e no Palácio da Cultura, no andar térreo do prédio da Filarmônica Minerva Cachoeirana, ao lado do Fórum Teixeira de Freitas.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

 Governo da Bahia lamenta morte de ex-jornalista e ex-deputado federal Prisco Viana
Foto: Reprodução
O governo da Bahia emitiu nesta quinta-feira (26) uma nota de pesar à morte do jornalista e ex-deputado federal Luiz Humberto Prisco Viana, que estava com 82 anos, em Brasília. “Prisco Viana foi um político influente, que por diversas vezes representou a Bahia no Congresso Nacional, merece todo o respeito e homenagem. Aos amigos e parentes, nossos sinceros sentimentos e que a memória deste grande homem possa superar a dor da perda!”, diz o governador Rui Costa (PT), em nota. Prisco nasceu em Caetité, centro-sul baiano, e foi sete vezes deputado federal, além de duas vezes ministro. Viana também se candidatou ao cargo de governador da Bahia em 2002. Como jornalista, ele já foi redator da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e foi nomeado Secretário de Comunicação durante o governo Luís Viana Filho em 1967, cargo que deixou para ingressar na política. Mais cedo, o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, também lamentou a morte do político em seu perfil na rede social Twitter.

MULHER DE EIKE BATISTA TEM CARTÃO RECUSADO EM SUPERMERCADO
Foto: Reprodução
Ex-bilionária, a mulher de Eike Batista teve o cartão de crédito recusado em um supermercado do Rio de Janeiro, na quarta-feira (25). De acordo com a coluna Radar, da Veja, Flávia ligou para Eike – que não resolveu imediatamente o problema. A situação está complicada para o ex-bilionário, que teve sete carros e outros bens apreendidos pela Polícia Federal neste mês. O juiz que determinou a apreensão foi flagrado dirigindo um dos carros de Eike - e mantendo os veículos na garagem do seu prédio no Rio de Janeiro. Ele está sendo investigado por conta disso.

Fonte: Bahia Notícias.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

EMPRESÁRIOS QUE APOIARAM GOLPE DE 64 FICARAM MILIONÁRIOS COM DINHEIRO PÚBLICO

Redação - Empresários que apoiaram o golpe de 64 construíram grandes fortunas com dinheiro público. Pesquisador afirma que no golpe dos empresários, a “mais beneficiada foi a Globo”

Com mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo sobre os empresários e o golpe de 64 e em fase de conclusão do doutorado sobre os empresários e a Constituição de 1988, o professor Fabio Venturini esmiuçou os detalhes de “como a economia nacional foi colocada em função das grandes corporações nacionais, ligadas às corporações internacionais e o Estado funcionando como grande financiador e impulsionador deste desenvolvimento, desviando de forma legalizada — com leis feitas para isso — o dinheiro público para a atividade empresarial privada”.

Segundo o pesquisador, é isto o que nos afeta ainda hoje, pois os empresários conseguiram emplacar a continuidade das vantagens na Carta de 88.

Venturini cita uma série de empresários que se deram muito bem durante a ditadura militar, como o banqueiro Ângelo Calmon de Sá (ligado a Antonio Carlos Magalhães) e Paulo Maluf (empresário que foi prefeito biônico, ou seja, sem votos, de São Paulo).

Na outra ponta, apenas dois empresários se deram muito mal com o golpe de 64: Mário Wallace Simonsen, um dos maiores exportadores de café, dono da Panair e da TV Excelsior; e Fernando Gasparian. Ambos eram nacionalistas e legalistas. A Excelsior foi a única emissora que chamou a “Revolução” dos militares de “golpe” em seu principal telejornal.

Sobre as vantagens dadas aos empresários: além da repressão desarticular o sindicalismo, com intervenções, prisões e cassações, beneficiou grupos como o Ultra, de Henning Albert Boilesen, alargando prazo para pagamento de matéria prima ou recolhimento de impostos, o que equivalia a fazer um empréstimo sem juros, além de outras vantagens. Boilesen foi um dos que fizeram caixa para a tortura, e comparecia pessoalmente ao Doi-CODI para assistir a sessões de tortura. Foi justiçado por guerrilheiros.

Outros empresários estiveram na mira da resistência, como Octávio Frias de Oliveira, do Grupo Folha, que apoiou o golpe. O que motivou o desejo da guerrilha de justiçar Frias foi o fato de que o Grupo Folha emprestou viaturas de distribuição de jornal para campanas da Operação Bandeirante (a Ultragás, do Grupo Ultra, fez o mesmo com seus caminhões de distribuição de gás). Mais tarde, a Folha entregou um de seus jornais, a Folha da Tarde, à repressão.

“Se uma empresa foi beneficiada pela ditadura, a mais beneficiada foi a Globo, porque isso não acabou com a ditadura. Roberto Marinho participou da articulação do golpe, fez doações para o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ipes, que organizou o golpe). O jornal O Globo deu apoio durante o golpe. Em 65, o presente, a contrapartida foi a concessão dos canais de TV, TV Globo, Canal 4 do Rio de Janeiro e Canal 5 São Paulo”, diz Fabio Venturini.

Ainda segundo o pesquisador, “na década de 70 a estrutura de telecomunicações era praticamente inexistente no Brasil e foi totalmente montada com dinheiro estatal, possibilitando entre outras coisas ter o primeiro telejornal que abrangesse todo o território nacional, que foi o Jornal Nacional, que só foi possível transmitir nacionalmente por causa da estrutura construída com dinheiro estatal. Do ponto-de-vista empresarial, sem considerar o conteúdo, a Globo foi a que mais lucrou”.

“A Globo foi pensada como líder de um aparato de comunicação para ser uma espécie de BBC no Brasil. A BBC atende ao interesse público. No Brasil foi montada uma empresa privada, de interesse privado, para ser porta-voz governamental. Se a BBC era para fiscalizar o Estado, a Globo foi montada para evitar a fiscalização do Estado. Tudo isso tem a contrapartida, uma empresa altamente lucrativa, que se tornou uma das maiores do mundo (no ramo).”

Venturini também fala do papel de Victor Civita, do Grupo Abril, que “tinha simpatia pela ordem” e usou suas revistas segmentadas para fazer a cabeça de empresários, embora não tenha conspirado.

Fonte: Texto postado originalmente em:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/empresarios-que-apoiaram-golpe-de-64-ficaram-milionarios-com-dinheiro-publico.html
 CHOMSKY E A CIÊNCIA DA LINGUAGEM
 
Aldo Bizzocchi – Acabo de ler A ciência da linguagem – Conversas com James McGilvray (Editora Unesp, 2012), de Noam Chomsky, o maior linguista vivo, cujas teorias da sintaxe gerativo-transformacional e da gramática universal são divisores de águas nos estudos linguísticos.

Trata-se da transcrição de algumas entrevistas dadas por Chomsky ao professor de filosofia da McGill University (Montreal), James McGilvray.

Como diz a própria orelha do livro, “não seria exato caracterizar o conteúdo deste volume apenas como transcrição das entrevistas. O fluxo do pensamento de Chomsky é pontuado pelas intervenções do entrevistador, que […] também comenta – e muitas vezes completa – lacunas características do discurso oral das entrevistas”. De fato, McGilvray não só dialoga com Chomsky no verdadeiro sentido do termo (troca de ideias e não mero interrogatório) como também acresce o livro de um sem-número de comentários, alguns bem longos (quase do tamanho de um capítulo), que funcionam como notas de rodapé (ou melhor, de fim) estendidas. Esses comentários procuram aclarar pontos da discussão que podem ficar obscuros ao leitor no próprio desenrolar da entrevista. Ainda segundo a orelha, “as intervenções e os esclarecimentos de McGilvray permitem que o texto seja acessível a todos os leitores”.

É claro que textos de orelha sempre têm algo de mercadológico, às vezes prometendo mais do que a obra pode cumprir. Talvez seja esse o caso aqui: o livro transcreve, da maneira mais fiel possível (salvo por pequenos acréscimos e correções que visam transformar um fluxo oral cheio de lacunas e gaguejos em texto escrito formal) a conversa dos dois estudiosos. O problema é que, sendo ambos versados na teoria chomskyana, o diálogo se torna por vezes hermético a quem não tenha uma boa familiaridade com o tema. Nesse sentido, o livro está longe de ser, conforme o prometido, “acessível a todos os leitores”. Mesmo linguistas experimentados e com algum conhecimento dos conceitos básicos da teoria gerativa encontrarão dificuldade de acompanhar o raciocínio dos interlocutores, que falam mais para si mesmos do que para o público leitor. Mesmo os comentários de McGilvray, inseridos a posteriori, pouco contribuem para o esclarecimento dos pontos mais específicos da explanação, sobretudo aos não iniciados.

Não tenho a pretensão de resenhar exaustivamente o livro, cuja publicação em língua portuguesa no mesmo ano de aparição do original norte-americano não deixa de ser oportuna, mas sinto-me no dever de alertar os curiosos sobre as ideias de Chomsky de que não será uma leitura fácil – e, por isso mesmo, os leigos e iniciantes deveriam começar o estudo da teoria lendo outros autores que traduzam o linguista americano em termos mais didáticos.

Em todo caso, dois aspectos chamam a atenção na obra. Em primeiro lugar, o título “A ciência da linguagem”, aliado ao enfoque dado na exposição dos argumentos, parece sugerir que foi Chomsky, com seu tratamento matemático e computacional da língua e sua sustentação do fundamento genético da linguagem, quem pela primeira vez estudou o objeto “língua” cientificamente. Isso corrobora uma certa visão, partilhada por muitos, de que só as ciências naturais são de fato ciências. Nesse aspecto, Chomsky teria o mérito de ter transformado a linguística numa ciência natural. Embora em nenhum momento seja dito explicitamente, fica a impressão de que nunca se fez ciência da linguagem antes de Chomsky e que, portanto, todos os estudos linguísticos do século 19 e primeira metade do século 20, bem como todas as pesquisas feitas fora dos Estados Unidos, são meramente “filosofia da linguagem”. Essa é uma postura um tanto típica dos pensadores americanos, um certo etnocentrismo intelectual.

O segundo aspecto a chamar a atenção diz respeito à tradução brasileira do texto, a cargo de Gabriel de Ávila Othero, Luisandro Mendes Souza e Sérgio de Moura Menuzzi. Embora se trate de três renomados especialistas em linguística aplicada, computacional, gerativa e funcional, algumas passagens do texto não fluem muito bem por falhas na tradução, como, por exemplo, traduzir taken seriously por “tomado seriamente” (a tradução mais corrente em português brasileiro seria “levado a sério”) ou current status por “status corrente” em vez do muito mais natural “status atual”. Esse literalismo da tradução pode às vezes nos roubar o foco do conteúdo ao chamar a atenção para a forma.

Mas a maior e mais imperdoável gafe dos tradutores ocorre à página 70, onde se lê: “Podemos pegar algumas partes para estudar, tal como Galileu quis fazer com aviões inclinados […]”. Aviões inclinados?!! É óbvio até a estudantes de inglês de nível básico que “inclined planes” se refere aos “planos inclinados” que Galileu usava para estudar as leis da mecânica – até porque no século 17 não havia aviões!

Em suma, trata-se de uma publicação valiosa, que resume todo o pensamento de Chomsky sobre o caráter inato e computacional da linguagem humana, desde que se tenha em mente que soará esotérica aos não iniciados, e descontadas as falhas da tradução. Mas tenha-se presente que – ao contrário do que o marketing do livro diz – é, sobretudo, uma publicação acadêmica, longe portanto de alcançar o grande público.

Fonte: Texto postado originalmente em:
http://revistalingua.uol.com.br/textos/blog-abizzocchi/chomsky-e-a-ciencia-da-linguagem-338539-1.asp
ESPOSAS E MARIDOS DE PARLAMENTARES PODEM VIAJAR COM DINHEIRO PÚBLICO
A cúpula da Câmara dos Deputados aprovou um pacote de reajustes para benefícios dos parlamentares, nesta quarta feira (25). O impacto anual aos cofres da Casa chegará a R$ 146,4 milhões. Esposas e maridos dos parlamentares ganharam um mimo. Eles são autorizados, a partir de agora, a usar passagens em viagens do estado de origem a Brasília.  O benefício foi uma das promessas de campanha do presidente da Casa, Eduardo Cunha.

Foram atualizadas as verbas para contratação de servidores, para gastos com a atividade parlamentar (telefone, passagem, consultoria, transporte, entre outras), além do auxílio-moradia pago aos deputados que não utilizam apartamentos funcionais.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou que as medidas representem aumento para o orçamento e afirmou que a decisão não representa mais despesas, uma vez que serão cortadas verbas de custeio e investimento para cobrir a atualização dos valores.

Ficou definido que os novos valores terão validade a partir de abril. Com isso, o custo neste ano do reajuste será de R$ 109,8 milhões. A verba que os deputados têm para contratação de assessores foi ampliada de R$ 78 mil para R$ 92 mil, reajuste de 18%, considerando o IPCA de julho de 2012, data do último aumento, até este mês.

O "cotão" que paga as passagens, gastos com telefone, transporte, consultoria, divulgação de atividade parlamentar, Correios e outros sofreu um reajuste de 8% e terá impacto de R$16,6 milhões ao ano.

Os valores variam de acordo com o Estado de origem, sendo o maior para deputados de Roraima (R$ 44,9 mil) e o menor para os do Distrito Federal (R$ 30,2 mil). O último aumento havia sido aplicado em dezembro de 2013.

O auxílio-moradia, pago para parlamentares que não utilizam apartamentos funcionais, foi reajustado de R$ 3,8 mil para R$ 4,2 mil, com impacto de R$ 885 mil por ano. Atualmente, a Casa, que tem 513 deputados, possui 336 apartamentos disponíveis.

Fonte: Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
Morre Zezéu Ribeiro, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), Zezéu Ribeiro, morreu na tarde desta quarta-feira (25), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Zezéu foi internado após hemorragia digestiva no início do ano. Na manhã de terça-feira (24), o ex-deputado federal pelo PT recebeu a visita do governador da Bahia, Rui Costa.

Na Câmara Federal, os deputados fizeram uma homenagem ao conselheiro TCE, com um minuto de silêncio, assim que souberam da morte do ex-deputado.

De acordo com informações do governo, Zezéu, que foi secretário estadual de Planejamento, estava internado na UTI do Sírio-Libanes, com quadro de saúde grave, porém "estável", em decorrência da hemorragia digestiva.

A vaga no TCE foi conquistada por Zezéu após vencer polêmica votação no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), contra o deputado estadual Carlos Gaban (DEM).

Fonte: Por Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho) 
| Fotos: Roberto Viana - Arquivo / Bocão News

EM MARAGOGIPE/BAHIA

O ESTALEIRO AFUNDANDO!
Exclusivo: Estaleiro Enseada Paraguaçu deve fechar no dia 28

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu deve ser completamente desmobilizado no dia 28. A notícia já circula na região do Recôncavo, segundo fonte que procurou Gente e Mercado, e foi confirmada pela entidade sindical que representa os trabalhadores do empreendimento.  Hoje, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav-BA), apenas 200 pessoas trabalham no estaleiro.

Antes da operação eram 5,2 mil atuando no local e, a partir do dia 28, todos serão demitidos. Apenas a vigilância atuará no canteiro.

O declínio do negócio começou com a operação Lava-Jato, que envolve a cliente Petrobrás e três das sócias do empreendimento – Odebrecht, OAS e UTC.

O empreendimento foi inaugurado  em 2012 – com a presença de grande comitiva política, tendo a frente a presidente Dilma Rousseff – com objetivo de produzir seis sondas para o pré-sal para a Sete Brasil, empresa que tem participação da Petrobrás e é responsável pela encomenda das plataformas de exploração.

A Sete deve cerca de R$  2 bilhões aos cinco estaleiros contratados. A japonesa Kawasaki participa ainda do Enseada.

“Na Bahia ainda conseguimos garantir o pagamento dos direitos trabalhistas, inclusive de participação nos lucros atrasadas”, afirmou o vice-presidente do Sintepav-BA, Iraílson Warneaux, conhecido como Gaso. A preocupação do sindicalista é quanto a recolocação destes trabalhadores. 

O site não conseguiu contato com a administração do empreendimento.

De acordo com ele, a Enseada Indústria Naval (empresa responsável por operar o estaleiro e fabricar as sondas) também foi afetada. Seus trabalhadores que foram treinados, receberam qualificação no exterior (Japão) e agora não têm opções de mercado que aproveitem este preparo.

Na avaliação de Gaso, a depender dos desdobramentos da Lava-Jato há perspectivas da reativação do estaleiro e retorno dos empregados desligados apenas para daqui a seis meses.

Fonte: Blog do Dimitri.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O Amigo que retorna

Paiva Netto

Observo no retorno de Jesus, o Cristo Ecumênico, isto é, Universal, o Divino Estadista, ao planeta Terra uma bem-aventurança para todas as comunidades. 

Em minhas palestras pelo rádio, pela televisão, pela internet e pela imprensa, tenho sempre procurado analisar esse Sublime Acontecimento. Em uma delas, no meu livro Apocalipse sem medo, ainda antes de ingressarmos no atual milênio, assim considerei:

Tempo de Deus
Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Vejam bem: ressuscitou! (Evangelho, consoante Lucas, 24:1 a 12):

“1 No primeiro dia da semana, as mulheres que tinham acompanhado Jesus desde a Galileia foram ao túmulo, de madrugada, levando os aromas que haviam preparado.

“2 E acharam a pedra removida do sepulcro;

“3 todavia, ao entrar, não acharam o corpo de Jesus.

“4 Estando perplexas com o acontecimento, surgiram-lhes à frente dois Anjos com vestes resplandecentes.

“5 Tomadas pelo temor, baixaram os olhos para o chão. Eles então lhes falaram: Por que procurais entre os mortos Aquele que vive?

“6 Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que vos prometeu, quando ainda se encontrava na Galileia. 

“7 Ele vos advertiu que o Filho de Deus seria entregue nas mãos de pecadores e, crucificado, ressuscitaria ao terceiro dia.

“8 Então se recordaram das Suas palavras.

“9 Voltando do túmulo, anunciaram todos estes fatos aos onze e àqueles que ali estavam.

“10 Eram Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago. Também as demais que vieram com elas confirmaram tais maravilhas aos Apóstolos.

“11 Esses relatos lhes pareciam como um delírio, e não deram fé ao testemunho delas.

“12 Pedro, contudo, levantou-se e correu ao sepulcro. Lá chegando, nada mais viu além dos lençóis de linho. Retirou-se então para casa, maravilhado com o que ocorrera”.

A Divina Referência
Jesus, ao terceiro dia, voltará. Mas no Tempo Dele, não conforme a contagem humana, que é cheia de equívocos. Que o diga Dionísio Exíguo (470-544). Errou nos cálculos que foram usados por Gregório XIII (1502-1585), na sua reforma do calendário, em 1582. O Cristo não se pode valer de uma cronologia que já nasceu errada e que, ainda mais, não é utilizada por muitas das nações. 

Digamos, para argumentar, que o Tempo, para análise dos assuntos proféticos, deveria ser contado desde que a Terra surgiu no Universo. A partir dessa marcação, encontraríamos a data correta para a época do Retorno de Jesus, posto que assim estaríamos de acordo com o Planejamento Divino, segundo o qual este planeta foi estruturado.

Acima de tudo, não podemos nos esquecer de que o Cristo retorna todos os dias nos corações de Boa Vontade, mesmo nos daqueles que não O louvam declaradamente, porque Ele é uma Sagrada Referência ao Bem, para o qual não devem existir fronteiras intransponíveis. É um fenômeno espiritual que se dá conosco, para o qual precisamos exercitar olhos de ver e ouvidos de ouvir, como aconselha o Celeste Professor nas mensagens às Sete Igrejas da Ásia, que hoje estão no mundo inteiro envolvendo a Política, a Ciência, a Filosofia, a Economia, a Religião, a Arte, o Esporte e assim por diante.

“— Quem tem ouvidos de ouvir ouça o que o Espírito diz às igrejas do Senhor. Ao vencedor, darei a comer dos frutos da Árvore da Vida Eterna que se encontra no paraíso de meu Deus” (Carta de Jesus à Igreja em Éfeso, Apocalipse, 2:7).

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.


sábado, 21 de fevereiro de 2015

Discurso oficial na Data Magna da Cachoeira, cidade histórica e monumento nacional

Em Cachoeira/Bahia
Santa Casa da Cachoeira foi assaltada

Por volta das 8 horas da manhã de hoje (21 de fevereiro de 2015) um homem,  de identidade ignorada,  invadiu a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e promoveu arrombamento dos armários das enfermeiras, levando celulares, dinheiro e demais pertences pessoais  das mesmas. Segundo um funcionário do local, que por motivos de segurança terá sua identidade preservada,  o meliante acabou se atrapalhando e esqueceu o seu celular pessoal nas dependências do hospital, possibilitando, desta forma, a identificação do mesmo (foto acima)O assaltante conseguiu fugir do local do furto e polícia foi acionada momentos depois.  Quem tiver informações a respeito do seu paradeiro, favor ligar para o 190.

Fonte: Informativo Cultural Pititinga.


Xuxa Meneghel aceita a Jesus e chora ao saber que vai ser batizada nas águas.

Aline Barros se emociona porque evangelizou a Xuxa; ao saber do batismo também chora de alegria e diz: Deus é fiel! Há muito tempo Xuxa está indo escondido às igrejas evangélicas, até porque a Rede Globo não permitia, agora sim ela foi liberta dessa rede de televisão e poderá servir a Deus. Eu acredito até porque nosso Deus é Deus de milagres! Ao invés de julgarem, orem pela vida dela e da família. Deus não te constitui juiz de nada! Nós torcemos e oramos para que ela permaneça firme com o Senhor Jesus Cristo. Estar com Cristo e ser guiados pelo Espírito Santo de Deus é bom demais! "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16 Lembrem-se: É para todo o que crê. Ela acreditou!

Fonte: Portal de Notícias.Org
About Silvio Santos
Business Person
Silvio Santos, real name Senor Abravanel (born December 12, 1930), is a Brazilian TV show host and entrepreneur. He is the owner of Grupo Silvio Santos, whose holdings include SBT, the third largest television network in the country. His net worth is $1.3 billion.

He is also the only celebrity in the country on the list of billionaires by Forbes magazine and an article by the same magazine states that no one else is more famous than Silvio Santos in Brazil.

History
 Senor Abravanel is the son of Sephardic Jewish immigrants. His father, Alberto Abravanel, born in Thessalonica, in Macedonia, in 1897 and died in Rio de Janeiro in 1976, his mother, Rebecca Caro, born in Smyrna, Ottoman Empire in 1907 and also died in Rio de Janeiro in 1989. Both are buried side by side in the Cemitério Comunal Israelita do Caju, in Rio de Janeiro.

Silvio Santos worked on the streets of Rio de Janeiro as a street vendor at the age of 14. During this period, he was invited to work in a radio station, but as he made more money as a camelô, a Brazilian name for a street vendor, he left the broadcaster job a month later.


Later he went to São Paulo and after taking several different jobs that included prizes raffling, Silvio Santos got a part on a TV show that was a major success. At the same time, he bought the company Baú da Felicidade, which later would become part of Grupo Silvio Santos.
Dilma recusa credencial de embaixador da Indonésia 


A presidente Dilma Rousseff não recebeu nesta sexta-feira (20) a carta credencial do novo embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto. Com isso, ele não poderá representar a Indonésia em audiências ou solenidades oficiais no Brasil. Toto Riyanto esteve no Palácio do Planalto para repassar ao governo brasileiro a carta credencial, assim como os novos embaixadores da Venezuela, de El Salvador, do Panamá, do Senegal e da Grécia. A cerimônia foi encerrada sem a participação do indonésio.

“Achamos que é importante que haja uma evolução na situação para que a gente tenha clareza em que condições estão as relações da Indonésia com o Brasil. O que nós fizemos foi atrasar um pouco o recebimento de credenciais, nada mais que isso”, explicou a presidente em entrevista após a cerimônia. Foi a primeira vez que ela conversou com jornalistas desde o fim de dezembro, antes de tomar posse do segundo mandato.

No dia 17 de janeiro, o brasileiro Marco Archer foi fuzilado na Indonésia, em cumprimento à pena de morte por tráfico de drogas. Após a execução, Dilma convocou o embaixador brasileiro na Indonésia, um ato diplomático que demonstrou a insatisfação do Brasil. Outro brasileiro condenado à pena de morte no país, Rodrigo Gularte, aguarda execução. 


Fonte: Por Agência Brasil | Fotos: Reprodução


   

Governo da Indonésia chama de volta embaixador no Brasil


O embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, foi chamado de volta ao seu país. A decisão foi tomada depois que a presidente Dilma Rousseff adiou o recebimento das credenciais do diplomata no Brasil.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia também informou que convocou o embaixador brasileiro em Jacarta, Paulo Soares, para uma reunião.

O recebimento das credenciais dos embaixadores pelo presidente da República marca oficialmente o início das atividades dos diplomatas. O presidente passa a reconhecer que o embaixador representa o Estado no Brasil.

A relação entre os dois países está estremecida desde janeiro, quando o brasileiro Marco Archer foi executado por tráfico de drogas pelo governo indonésio. O governo brasileiro pediu clemência, mas não foi atendido. Com informações do G1.  

Fim do mistério: 
prefeito ACM Neto foi descansar em Miami


Prefeito aproveitou evento no aeroporto para embarcar junto com turistas que deixaram Salvador

Guardado a sete chaves, o destino do prefeito de Salvador pós-carnaval foi Miami, na Flórida. Após sete dias à frente da maior festa de rua do planeta, o gestor soteropolitano resolveu tirar uns dias de descanso, ao lado das duas filhas, e embarcou na Quarta-Feira de Cinzas para a cidade litorânea americana conhecida pelas compras e vida noturna agitada.

Inicialmente, a informação era a de que o político teria decidido passar uns dias na fazenda da família no município de Cruz das Almas, interior baiano. Entretanto, o prefeito embarcou para os Estados Unidos logo após participar do lançamento do programa "Salvador Quer Ouvir Você", evento realizado no aeroporto de Salvador, o que não levantou suspeita da sua saída do Brasil.

A previsão é passar quatro dias em Miami, com retorno às suas atividades administrativas previsto já para a próxima segunda-feira (23). Em consulta ao Diário Oficial do Município não há registro de transmissão do cargo à vice-prefeita Célia Sacramento (PV). Até o seu retorno, o prefeito da capital baiana monitora sua gestão via celular.

Fonte: BN Por David Mendes (Twitter:@__davidmendes) | Fotos: Agecom/SSA

Marcos Medrado ganha cargo de Rui e vai chefiar Procon

Marcos Medrado ganha cargo de Rui e vai chefiar Procon
Foto: Evilasio Jr. / Bahia Noticias

O ex-deputado federal Marcos Medrado (SD) assumirá a direção do Procon na Bahia. De acordo com fontes ligadas ao Bahia Notícias, a nomeação será publicada na próxima segunda-feira (23) no Diário Oficial do Estado. De saída do seu partido, Marcos e o filho – Diogo Medrado, presidente da Bahiatursa – apoiaram Rui Costa (PT) na disputa pelo governo do estado. O Solidariedade, no entanto, preferiu ficar ao lado de Paulo Souto (DEM), derrotado no pleito.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Cabrini entrevista o prefeito de Abaré, na Bahia
PROTEJA SEU CASAMENTO
Por Jurandi Néri*

Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente.

Não foi um acidente ou "um grande amor que surgiu". Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo pensando que isso só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Lembre-se de 1 Coríntios 10:12. Por isso, proteja seu casamento...

Eis algumas dicas:

TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS
Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Se um executivo precisa de aulas particulares de inglês e contrata uma jovem professora, para evitar intimidade inesperada, é aconselhável que contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para o adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.

TOME CUIDADO COM AS CONFIDÊNCIAS
A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são "uma só carne", isto é, uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposo(a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim. As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso. Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências.

EVITE MOMENTOS A SÓS
Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um (a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado.

VIGIE SEUS PENSAMENTOS
Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre de Colossenses 3:2.

EVITE COMPARAÇÕES
Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre-se do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.~

EVITE A SÍNDROME DO RETORNO
É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa "renasceu". Já vi inúmeros casos assim: "Eu
renasci", ou "eu me senti jovem de novo". Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal se "fossilizou", há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.

PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR
A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.

INVISTA EM SEU CÔNJUGE
O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31.23). A idéia é que ele está bem vestido e vê o caráter dela pela roupa dele. Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18.22). De bom tesouro cuida-se e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento; o retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento; o retorno emocional é garantido.

BUSQUE AJUDA
Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Lembre-se de Tiago 1:5. Busque orientação de pessoas mais experientes ou do ministério. Evite que o problema se avolume. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1Rs 12:6-12). Nesta busca de ajuda, evite pôr mais lenha na fogueira. Evite também raiz de amargura (Hb 12.15). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.

CONCLUSÃO
Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus. Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. Mas investir sem proteger é problemático. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo. Leiam com atenção. Para os casados e aos que irão se casar.

*Jurandi Néri, cristão evangélico,
é palestrante pregador fluente  e influente da Palavra do Soberano Deus,
 integra o quadro de membros  da Igreja Assembléia de Deus, na cidade histórica da Cachoeira/BA

RETIRANDO AS MASCARAS PROFANAS

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

EXAME DA OAB NO CORREDOR DA EXTINÇÃO




Fim do Exame de Ordem volta a ter força na Câmara dos Deputados

O Novo Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, volta a emplacar o seu desejo de extinguir o Exame de Proficiência em comento. O tema voltou a figurar, fortemente, nas discussões, após a posse do Presidente que, definitivamente, não esconde o seu desapreço pela Instituição responsável pelo teste, a OAB.

Aparentemente, o conflito entre a OAB e Cunha não surgiu apenas de uma mera divergência de opiniões e interesses. Logo depois do deputado ser destituído da função de Relator da Proposta do Novo Código de Processo Civil, principalmente, pela campanha contrária exercida pela OAB, ele apresentou o PL 2.154/11, o qual visava a extinção da Prova.

O deputado também apresentou à Câmara o PL 4.174/12, que, por sua vez, busca modificar a forma que ocorrem as eleições do Conselho Federal da Ordem, estabelecendo, ainda, que a eleição para a OAB obedeça ao disposto nas leis de inelegibilidade (LCs 64/90) e ficha limpa (135/10). O projeto tramita em conjunto com outras vinte propostas, reunidas sob o Projeto de Lei 5054/05, acerca do Exame de Ordem, sobretudo defendendo este. O relator dos textos, deputado Marco Feliciano (PSC-SP) rejeitou o PL 5054/05 e recomendou o fim do exame da OAB. O parecer ainda precisa ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

No outro pólo da discussão está, entre outros, o deputado Ronaldo Caiado – Líder do DEM, que defende, veementemente, a realização do exame para a avaliação da qualidade dos cursos de Direito e dos profissionais: “Não é cancelando o concurso da ordem que se vai resolver o problema da falta de qualidade dos cursos de Direito”.

Segundo o site da câmara, o deputado Fabio Trad (PMDB-MS), afirma que não é a OAB que erra ao instituir o exame, mas as outras profissões que se omitem. Ele também alega que desavenças estão levando o Congresso a tentar esvaziar o poder político da OAB.

Cumpre mencionar que, a própria OAB funda-se no argumento precípuo de que o exame já foi julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, em 2011.

Ocorre que, talvez, o maior problema não seja a aplicação de um exame de proficiência (em todas as profissões, mormente naquelas que lidam com a vida e outros direitos fundamentais, isto é, liberdade; segurança; propriedade, etc.) e sim o agente aplicador do exame que, provavelmente, considerando as características da prova, poderia ser o MEC. Apesar de seus problemas com o ENEM, inegavelmente, ele seria o titular do direito e do dever de aplicar este tipo de avaliação.

Quanto à proposta do deputado de a OAB ser fiscalizada pelo TCU, transparência nunca é demais, inclusive em uma instituição considerada “sui generis”, com diversas peculiaridades e características ímpares, acrescentando que, insofismavelmente, nenhuma ordem; grupo; associação deveria estar acima da Lei, em qualquer aspecto.



Ronaldo França Viana
Advogado.
Bacharel em Direito - Universidade Nove de Julho - UNINOVE Graduando em Ciências Sociais - Sociologia; Antropologia e Ciência Política - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Advogado especialista em Direito Constitucional; Direito Processual Penal e Direito Penal

Solidariedade não é utopia
Paiva Netto


A professora de História Iramara Fluminhan, ao chegar recentemente em sala de aula, foi surpreendida pelos alunos com um inesquecível gesto de amore solidariedade.A turma de estudantes cursa o 9º ano do Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, e seu nobre propósito foi manifestar carinho à querida educadora ao saber que ela enfrenta grande desafio em sua vida.

Os jovens colocaram lenços na cabeça, semelhantes ao usado por Iramara, que provisoriamente adotou o acessório por causa de tratamento quimioterápico.

Isabele Vasquez, 15 anos, autora da feliz iniciativa, que imediatamente teve a adesão dos demais colegas, explicou: “Ela é uma professora que dá conselhos, além de ser muito competente e exigente. Todos gostam muito dela, pois sabemos que isso é para o nosso bem”. Renata Santana, 13 anos, também comentou: “Isso é um carinho para uma pessoa que a gente ama muito”.


Iramara Fluminhan leciona no Conjunto Educacional Boa Vontade há 15 anos, onde são aplicadas a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico. O testemunho de perseverança e entusiasmo dessa dedicada educadora é igualmente um destacável exemplo:“Eu falo que os desafios são presentes, sejam eles quais forem. Acredito que, em todos os momentos da vida,eles aparecem, e aqui dentro apreendi a fé, que me fortalece. (...) Estaria longe de minha prática se estivesse derrubada, completamente longe daquilo em que acredito e que tenho certeza. Então, os planos não mudam. Vivo o dia a dia e continuo o meu trabalho. Faço aquilo em que acredito, e tudo que é realizado com prazer faz com que você se levante todos os dias e fale: ‘vou realizar mais um dia na minha vida’”.Quanto à dificuldade que vivencia na saúde, diagnosticada em meados de 2014, Iramara não se abate.“Observo tantas pessoas que enfrentam problemas muito mais graves do que o meu, de modo que não tenho o direito de me sentir mais vitimada do que qualquer outro ser humano que esteja vivendo a fome ou o abandono, por exemplo. Eu me sinto agradecida pela qualidade das coisas que tenho, desde os médicos até os meus colegas de trabalho e os meus alunos”, afirma.A meritória ação estudantil, realmente digna de receber nota 10, tem uma razão, segundo a docente: “Amor, que é o que a gente ensina aqui dentro [no Conjunto Educacional]. Sou uma pessoa extremamente exigente, cobro o tempo todo deles, porque sabem que o futuro só depende deles mesmos, de maneira que vejo essa ação dos alunos como uma atitude de amor, de respeito, de solidariedade. Tudo aquilo que a gente ensina aqui se consegue visualizar nas atitudes de todos os nossos estudantes. Não são diferentes de nenhum outro adolescente, (...) mas eles têm amor uns pelos outros, amor pela escola em que estudam e amor pelos seus professores”.Eis, portanto, uma mostra de que a formação de seres humanos solidários, generosos e justos não é utopia. Aliás, essa lição dos moços, cujos dados colhi no site da LBV, tem sido apreciada pelos internautas, que a estão espalhando pelas redes sociais. As boas causas merecem ser compartilhadas.

Professora Iramara, que Deus lhe abençoe a saúde!

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Câmara lança enquete sobre Exame de Ordem; Eduardo Cunha quer o fim de prova

Câmara lança enquete sobre Exame de Ordem; Eduardo Cunha quer o fim de prova
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, autor do Projeto de Lei (PL) 2.154/11, que pode acabar com o exame de Ordem, criou uma enquete para saber dos internautas se o exame obrigatório para o exercício da profissão de advogado deve ser extinto. Saiba mais na coluna Justiça

Condenado do mensalão deve cumprir pena em casa, após devolver R$ 530 mil aos cofres públicos

Condenado do mensalão deve cumprir pena em casa, após devolver R$ 530 mil aos cofres públicos
Foto: Reprodução / Agência Câmara
O ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP) deve terminar de cumprir a pena de seis anos e quatro meses em casa, de acordo com Veja. A autorização foi dada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do ministro ocorreu depois de Cunha ter comprovado o pagamento de R$ 536.440,55, valor desviado dos cofres públicos. O petista foi condenado no julgamento do mensalão a cumprir a pena de mais de seis anos, em regime semi-aberto, pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato. Cunha não havia conseguido progredir de regime, mesmo já tendo cumprido o mínimo de um sexto da pena, porque não tinha devolvido o dinheiro desviado. Em dezembro de 2014, o Plenário do STF havia condicionado a mudança para o regime aberto a partir da comprovação do pagamento, o que só aconteceu neste mês

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Run the gamut

Hi everyone! A expressão de hoje é “Run the gamut”. Ela significa “incluir tudo dentro de um grupo”.
= Their discussions ran the gamut from politics to education. 
= As conversas deles incluíam desde política até educação. 
= His hobbies run the gamut from painting to learning foreign languages. 
= Os hobbies dele vão de pintar até aprender línguas estrangeiras. 

Referência
Ebook Gírias & Expressões dos Seriados III (com áudio). Adir Ferreira e Tim Barrett (áudio). Ebooks do English Experts, 2013. 65 pág. [compre na Fórum de Idiomas Store]

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CADA DEPUTADO GANHA MENSALMENTE R$140.620,09



Aviso de golpe nas contas de Caderneta de Poupança


BRASIL DEBATE E A RENDA: 0,9% DOS BRASILEIROS DETÊM 60% DA RIQUEZA
Róber Iturriet Avila - Os dados da riqueza do Brasil e a estrutura tributária

Com base em dados do IRPF, é possível estimar que, em 2012, os 50% dos brasileiros mais pobres detinham 2% da riqueza, 36,99% ficavam com 10,60% e 13,01% com 87,40%. Uma parcela menor entre os mais ricos, 0,21%, era dona de 40,81% do total

Nesse mesmo espaço, no mês passado, informações acerca da riqueza pessoal do Brasil foram expostos, a partir das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os números de patrimônio eram desconhecidos até então, havia apenas uma estimativa no Atlas da Exclusão Social no Brasil, um estudo realizado entre 2003 e 2005. Essa pesquisa apontou que 5 mil famílias se apropriam de 40% do fluxo de renda e detêm 42% do patrimônio brasileiro.

O levantamento foi efetuado ancorado no censo demográfico e nas pesquisas de orçamentos familiares. Houve ainda um estudo com a distribuição patrimonial com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Em que pesem as limitações na interpretação do que o IRPF retrata, como a defasagem no valor de riqueza declarada, a contabilização de patrimônio em nome das empresas e a não separação dos bens de cônjuges, esses números são os mais precisos existentes no Brasil.

Em 2012, 25,6 milhões de pessoas declararam imposto de renda no País. Esse contingente representava 13,01% da população total. Como as posses dos não declarantes persistem indisponíveis, convém detalhar a metodologia da estimativa realizada. Em termos internacionais, os 50% mais pobres obtêm 4% da riqueza em países menos desiguais, como a França, por exemplo. Já os 10% dos franceses mais ricos possuíam 62% da riqueza em 2011, de acordo com Thomas Piketty.

Nos Estados Unidos, os 50% mais pobres detêm 2% da riqueza enquanto os 10% mais ricos possuem 72%. Frente ao histórico da formação socioeconômica brasileira, podemos partir da referência internacional de que os 50% mais pobres possuem 2% do patrimônio brasileiro. Sobretudo ao se constatar que está nessa monta quem recebeu até R$ 1.095,00 em 2013, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio. Daqueles que figuram entre os 13,01% da população que declaram imposto de renda, 4,88% somam um patrimônio de 0,004% do total notificado.

Em assim sendo, todo o patrimônio declarado está concentrado com 8,13% da população. Era necessário chegar ao patrimônio de quem está acima dos 50% mais pobres e abaixo dos 13,01% mais ricos, sabendo-se que esses tiveram um rendimento mensal entre R$ 1.095,00 e R$ 1.499,16.

Foi deduzido, com o risco de superestimar, que esses não declarantes possuem um patrimônio equivalente à média das quatro primeiras faixas patrimoniais dos declarantes (até R$ 30.000,00). Diante dessas considerações, o quadro de 2012 é seguinte:

– os 50,00% mais pobres detêm 2,00% da riqueza.
– 36,99% dos brasileiros detêm 10,60% da riqueza.
– 13,01% possuem 87,40% da riqueza.

Para se chegar às comparações internacionais dos 10%, 1% e 0,1% mais ricos, é preciso efetuar adaptações, já que os informes da Receita Federal do Brasil estão agregados.

Com a base existente, é possível apontar a participação dos 8,13%, 0,9% e 0,21% mais ricos.
– 8,13% das pessoas possuem 87,40% da riqueza
– 0,9% detêm 59,90% do total
– 0,21% detêm 40,81% da riqueza dos brasileiros

Em 2012, 0,21% da população representou 406.064 declarantes. Em 2006, o corte mais elevado ficou a partir R$ 1,5 milhão em bens, mas abarcou 156.084 indivíduos (0,08% da população daquele ano) que contemplavam 36,12% do total de patrimônio notificado à Receita. Entretanto, nesse mesmo ano, o patrimônio médio desses indivíduos foi de R$ 5,4 milhões, sinalizando que a concentração está em grupo menor de pessoas.

Uma das referências quantitativas importantes na literatura é a participação dos 0,01% mais ricos. Esse corte analítico não é possível de ser realizado, embora seu conhecimento desnudasse o patrimônio dos 19.500 indivíduos mais ricos do País. Os que estão no topo da pirâmide social obtêm seus rendimentos, sobretudo, do capital. Sabidamente, a estrutura tributária brasileira está centrada no consumo.

Em 2012, 49,73% da arrecadação adveio dos bens e serviços, 17,84% da renda, 3,85% da propriedade, 26,53% da folha de salários e 2,04% de outros meios. Ao se efetuar comparações internacionais de impostos sobre herança, por exemplo, é possível compreender a exacerbada concentração da riqueza brasileira.

No Reino Unido, a alíquota é de 40,00%; na França 32,50%; nos Estados Unidos 29,00%; na Alemanha 28,50%; na Suíça 25,00%; no Japão 24,00%, no Chile 13,00%; já no Brasil o tributo é de 3,86%. Há aqui também uma discussão filosófica, pois mesmo com uma concepção de que a riqueza guarda relação com o mérito individual, não há mérito em ser filho de pessoas abastadas. Tendo em conta que os rendimentos do capital remuneram os que estão no topo, é interessante observar como é a tributação a esse grupo.

Averiguando-se as alíquotas máximas de dividendos de alguns países, é verificado que na Dinamarca é de 42,00%, na França de 38,50%, no Canadá de 31,70%, na Alemanha é de 26,40%, na Bélgica é de 25,0%, nos Estados Unidos de 21,20% e na Turquia 17,50%. Já no Brasil, os dividendos são isentos de imposto de renda, a alíquota é 0,00%. Adicionalmente, há a possibilidade de as empresas deduzirem das receitas tributáveis os “juros sobre o capital próprio”. O juro do capital próprio é tributável ao acionista, mas com uma alíquota menor do que a máxima que os trabalhadores pagam.

Em linha semelhante, os rendimentos de aplicações financeiras em renda fixa e variável possuem tributação menor do que a alíquota máxima do rendimento do trabalho. O conhecimento dos dados de imposto de renda que a Receita Federal do Brasil disponibilizou não apenas favorecem o conhecimento de nosso País, como também contribuem para subsidiar o debate da justiça fiscal.

Referências
BRASIL. Receita Federal do Brasil. Disponível AQUI. Acesso em 10 dez. 2014
CASTRO, Fábio Avila.  Imposto de renda da pessoa física: comparações internacionais, medidas de progressividade e redistribuição. 2014.115f. Dissertação (Mestrado) ― Departamento de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Róber Iturriet Avila – É economista, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Texto postado originalmente em:
http://www.viomundo.com.br/denuncias/brasil-debate-absurda-concentracao-de-renda-09-dos-brasileiros-detem-60-da-riqueza.html
POR RICARDO ALVAREZ, CONCENTRAÇÃO DE RENDA, MISÉRIA, POBREZA,