quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sistema em cemitério permite que família assista a velório via internet


'Sepultamento online' é lançado pelo Cemitério Campo Santo, em Salvador.
Santa Casa de Misericórdia da Bahia apresenta serviço nesta terça-feira.


A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, que administra o Cemitério do Campo Santo, localizado no bairro da Federação, em Salvador, apresenta às 17h desta terça-feira (28), em Nazaré, o serviço de "Velório Online". Segundo o órgão, o novo sistema começa a funcionar a partir de quarta-feira (29) e vai permitir que as pessoas acompanhem pela internet a cerimônia de sepultamento dos seus entes.

O coordenador do Cemitério do Campo Santo, Ancelmo Menezes, conta que o sistema já existe em outras regiões do Brasil e é pioneiro em Salvador. De acordo com ele, um dos objetivos da ação é permitir que as pessoas que moram em locais distantes de onde são realizados os velórios possam acompanhar as cerimônias com ajuda da tecnologia. “Além disso, hoje as pessoas temem em ficar no cemitério em razão da violência na cidade. Com o sistema, já há a opção de não precisar ir. Esse é outro público alvo”, diz.

O coordenador acrescenta que não há limite de usuários para acessar o sistema. "Um parente responsável receberá login e senha e pode passar para quem ele quiser. Pelos testes que fizemos, não houve problema", informa.

O Campo Santo conta hoje com oito salas para cerimônia de sepultamento. O aluguel da sala 2, em que está instalado o sistema de velório online, custa R$ 410. Menezes conta que este valor não sofrerá alteração com a utilização do novo sistema. “Não fizemos para ganhar dinheiro diretamente. O retorno será com o aumento no fluxo de pessoas. A depender da aceitação, a gente vai ampliando para outras salas”, diz o coordenador.

O investimento no sistema de velório online é de cerca de R$ 10 mil, informa o coordenador. Durante a cerimônia, há cinco câmeras que filmam a despedida em tempo real. Três delas estão instaladas na sala em que é realizado o evento, enquanto duas estão do lado de fora e acompanham a saída do velório. Os usuários do sistema também vão poder ouvir o som ambiente da sala.

“O primeiro contato geralmente é com as funerárias, que sabedoras do sistema, vão oferecer. Se a sala estiver disponível, as pessoas vão poder alugar. Mas também se os familiares ligarem diretamente para o cemitério, a gente vai também comunicar se a sala está disponível”, informa.

Ao contratarem o cemitério e aceitarem a utilização do sistema de velório online, as famílias receberão uma senha e um login que darão acesso às imagens através do site do Cemitério do Campo Santo. De acordo com Menezes, os usuários vão poder contar com uma ferramenta que irá ajudar a iniciar o sistema, que não funciona apenas no computador. O velório também pode ser acessado por celulares e tabletes, por exemplo. “Haverá o passo-a-passo no site. Mas também se houver alguma pessoa que não estiver familiarizada com a tecnologia haverá chat online e atendimento por telefone para orientação”, explica.

Desde o início de agosto, o Campo Santo conta com sistema de internet sem fio Wi-Fi. De acordo com o coordenador da unidade, Ancelmo Menezes, o uso da tecnologia nos cemitérios é uma tendência em todo o Brasil. “Hoje já existe um crescimento muito grande nessa área. Estamos quebrando paradigmas. O cemitério não é mais apenas aquele lugar para sepultar os mortos, mas também uma estrutura que oferece novas tecnologias”.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário