segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SÃO FÉLIX/BAHIA: A CIDADE EM FESTAS





Amanhece o dia e os fogos anunciam: é 25 de outubro, data magna dos sanfelistas. É aniversário da cidade presépio. Cidade de uma beleza peculiar, de uma paisagem encantadora, de um povo alegre e acolhedor. São 121 anos da, agora reconhecida, Cidade Patrimônio Cultural do Brasil. É aniversário de São Félix!
Originária de um aldeamento de índios Tupinambás, São Félix tem uma história marcada por um passado de lutas, heroísmo e riqueza. Teve grande destaque em lutas e mobilizações sociais, a exemplo das lutas pela Independência do Brasil na Bahia. Já foi uma importante rota comercial, sendo chamada de Cidade Industrial, por ter sido a maior exportadora de charutos do Brasil no século XIX.
Quem olha para bela São Félix, com seus casarões de estilo barroco, colonial, datados dos séculos XVII, XVIII e XIX, pode ter noção da incrível história da cidade.
Entretanto, os anos se passaram, a cidade sofreu diversas transformações, muitas coisas se perderam e se modificaram, mas hoje renasce um enorme desejo de seu povo e de seus governantes de reacender o brilho da cidade. Maior prova disso é o merecido reconhecimento de São Félix como Patrimônio Cultural do Brasil.
Este ano o município comemora seus 121 anos de forma criativa, e evidenciando seu foco principal que é sua cultura e ações de cidadania. Esteve no ciclo de atividades comemorativas do Aniversário de Emancipação Política a seguinte programação: Exposição de artesãs da cidade e comemoração dos 27 anos da Casa de Cultura Américo Simas, encerramento e entrega de certificados a vários sanfelistas que participaram de cursos oferecidos pelo SENAC em parceria com a Prefeitura, Oficina de Culinária, Show de piadas e dança afro, exibição de vídeos sobre a cultura de São Félix. Também foi realizada, às vésperas do aniversário, dia 24, no Porto da cidade, uma grande Feira de Serviços “Cidadania em Ação”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com stand’s de várias instituições como SAC, SENAC, Banco do Brasil, Ferrovia, Secretaria de Assistência Social, DETRAN, EBDA e etc., além de exposições de trabalhos realizados com alunos das escolas municipais, e da Diretoria Municipal de Esporte e CIPS (Centro Integrado de Promoção à Saúde), show e parque infantil. Na área do esportes, e para população rural, aconteceu a abertura do Campeonato Rural de Futebol.
Hoje, 25 de outubro, a programação é a seguinte: 8h missa solene na Igreja Matriz Deus Menino, 9:30h Abertura de Exposição no Arquivo Público Municipal, 10h Sessão na Câmara de Vereadores e as 11:30h o prefeito Alex Sandro Aleluia inaugura obas de requalificação urbana e abastecimento de água no bairro da Caanga.

Flashes da cidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário