teorias da conspiração

Você é daqueles que adora teorias da conspiração?

Algumas pes­soas simplesmente perdem a paciência, mas para outras elas são simplesmente fascinantes. Elas gostam de explorar todas as possibilidades que uma teoria apresenta, da mesma forma que gostam de montar quebra-cabeças ou solucionar mistérios. Às vezes essas teorias são ridículas e não passam de entretenimento, mas há casos em que elas são críveis e fazem-nos pensar.

No século XXI, um evento reinou entre as teorias da conspiração: o ataque de 11 de setembro de 2001, nos EUA. Ele afetou de modo significativo todo o planeta. É quase inevitável o fato de as pessoas falarem em conspiração quando se deparam com um evento de tamanha proporção. E as teorias sobre o 11 de Setembro têm sido numerosas e consistentes.

O incêndio das torres gêmeas do World Trade Center
Foto AP/Chao Soi Cheong
Ataque ao World Trade Center em 2001: coluna de fumaça saindo de uma das torres e explosão e fragmentos na outra

Toda a controvérsia em torno do 11 de setembro converge para uma única simples questão:

- Será que 19 terroristas causaram toda aquela destruição ou foi conspiração de um grupo de pessoas no próprio governo norte-americano com interesses em ganhos políticos?

O governo dos EUA ofereceu a teoria do ataque terrorista, e é nessa história que muitos acreditam. Outras pessoas, no entanto, recusam-se a acreditar nesta "história oficial". Elas acreditam na teoria que afirma que o governo, de fato, arquitetou e executou o ataque.

Pode-se passar um bom tempo discutindo sobre qual dos lados é o verdadeiro, mas ao invés disso, daremos ênfase ao processo. Não é fascinante que possa haver duas explicações críveis para esse evento tão complexo e que ambas as explicações possam ser diametralmente opostas?

Como se inicia uma teoria da conspiração como essa? O que é necessário para dar vazão a um debate público tão controverso? Como a teoria poderá ser comprovada? Qual é a possibilidade dessa teoria dizer algo acerca da sociedade norte-americana? Esse artigo levantará essas e outras questões ao abordar os eventos de 11 de setembro.

Fundamentos da teoria da conspiração

Capa do filme JFK
Imagem cedida pela Amazon
O filme "JFK", de Oliver Stone, aborda uma versão controversa sobre os eventos envolvendo o assassinato de John F. Kennedy
O dicionário define teoria da conspiração da seguinte forma:
    "Teoria que busca explicar uma polêmica como uma trama de um grupo secreto e não como um ato individual isolado". [referência (em inglês)]
Um teórico da conspiração é alguém que formula tal teoria.

Há um certo tom negativo por de trás do termo "teoria da conspiração" na sociedade contemporânea. Os críticos enfatizam que elas costumam conter certos aspectos que diminuem a sua credibilidade. Nesse artigo, no entanto, usaremos o termo "teoria da conspiração" de modo neutro. Vamos encará-la como uma explicação alternativa para um evento, conforme é definido no dicionário.

Na era moderna, houve um grande número de "teorias da conspiração". Um exemplo é o do assassinato de John F. Kennedy. Após o homicídio, o governo forneceu algumas explicações para o acontecimento, mas um grande número de pessoas simplesmente não acreditou nelas. Essa teoria, em especial, foi inserida de modo tão poderoso na consciência coletiva que levou Hollywood a realizar um filme: "JFK" (em inglês), dirigido por Oliver Stone e lançado em 1991.

O assassinato de Kennedy foi realmente o estopim para o movimento contemporâneo sobre a "teoria da conspiração". A explicação oficial do governo sobre o crime é ridicularizada pela maioria dos cidadãos. Muitos acreditam que o assassinato de Kennedy foi parte de uma conspiração maior em torno do governo e não um evento aleatório planejado por um franco-atirador solitário.

Do mesmo modo, um grande número de pessoas não acredita que os "terroristas" executaram os ataques de 11 de setembro, mas que o governo foi o responsável por eles.

A seguir, veremos como as teorias se iniciam.

Mais sobre o assassinato de Kennedy