sábado, 24 de julho de 2010

DILMA E SERRA NA OPINIÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS

Vox Populi mostra Dilma oito pontos à frente
de Serra; Datafolha mostra empate técnico

Petista tem 41% contra 33% do tucano. Esse é o 1º levantamento após o início da campanha

Do R7

A candidata do PT, Dilma Rousseff, está oito pontos à frente de José Serra, candidato do PSDB, na disputa pela Presidência, segundo pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (23) no Jornal da Band. Essa é a primeira sondagem após o início da campanha eleitoral. A petista tem 41% contra 33% do tucano.

A candidata do PV, Marina Silva, continua na terceira posição, com 8%. Os outros presidenciáveis, juntos, não chegam a 1%.

Dilma também leva vantagem no segundo turno. Segundo a sondagem, a petista tem 46% contra 38% do tucano. Brancos e nulos somam 4%, os que responderam não saber em quem votar chegam a 13%.

No cenário espontâneo, em que os candidatos não foram apresentados aos eleitores, Dilma pontuou 28%, Serra teve 21% e Marina 5%. Mesmo sem estar na disputa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% de intenções de voto.

Entre os três primeiros colocados, Serra é quem tem a maior rejeição: 24% dos eleitores responderam que não votariam no tucano, contra 20% de Marina e 17% de Dilma.

O instituto entrevistou 3.000 pessoas entre os dias 17 e 20 de julho, e a margem de erro é de 1,8 ponto para mais ou para menos.

A pesquisa divulgada pelo Vox Populi foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 17 de julho com o número 19920/2010.

A última pesquisa Vox Populi foi divulgada no dia 29 de junho, antes do início oficial da campanha. Na ocasião, Dilma aparecia com 40% das intenções de voto, contra 35% de Serra e 8% de Marina Silva.

No dia 3 de julho, pesquisa divulgada pelo instituto Ibope apontou Dilma e Serra empatados com 39%. Marina Silva aparecia com 10% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos.

Datafolha

Já a Datafolha, divulgada neste sábado (24), aponta um empate técnico entre José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Marina Silva (PV) continua em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto.

Em um possível segundo turno, Dilma venceria Serra. A petista aparece com 46% dos votos, contra 45% de Serra. O total de votos brancos e nulos é de 5% e dos que disseram não saber em quem vai votar, 5%.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 2 de julho, Dilma e Serra apareciam tecnicamente empatados, com 39% para Serra e 38% para Dilma, o que configurava empate técnico. Marina tinha 10% em julho.

A pesquisa Datafolha tem margem de erro de dois pontos percentuais. A sondagem ouviu 10.730 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho a pedido do jornal Folha de S.Paulo e da TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário